Pode ligar e desligar o PC?

Perguntado por: mbarbosas9 . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 10 votos

Veredito. Como podemos ver, não é vantajoso ligar e desligar o computador várias vezes ao dia. Não há mal em deixá-lo ligado durante a noite para executar uma verificação completa de vírus ou realizar um backup de arquivos.

Desligar o PC direto do botão estraga a máquina? MITO – Desligar o PC direto no botão não estraga a máquina se este procedimento não for rotineiro. Já vimos que o uso contínuo do botão reset pode causar danos ao HD e fazer com que você perca os dados armazenados.

A princípio, uma computador pode ficar ligado direto por semanas ou até mesmo meses sem problema algum. Esta prática, por si só, normalmente não faz com que os componentes da máquina se desgastem mais rapidamente.

Em casos em que você precisa fazer apenas uma pausa rápida, a suspensão (ou suspensão híbrida) é a escolha certa. Se não quiser salvar todo o seu trabalho, mas precisar sair um pouco, a hibernação é a melhor opção. De vez em quando, é recomendável desligar completamente o computador para mantê-lo sem problemas.

Mova o mouse para o canto inferior esquerdo da tela e clique com o botão direito do mouse em Iniciar ou pressione Windows tecla de logotipo + X no teclado. Toque ou selecione Desligar ou sair e escolha Hibernar.

Obviamente manter o PC ligado direto por longos períodos envolvem um maior gasto de energia elétrica, então se você está preocupado com o orçamento, essa não é uma boa ideia. Inclusive, mesmo após desligado, se o dispositivo continuar conectado a tomada, ele continuará gastando uma quantidade mínima de energia.

Shift + Desligar – Faz o desligamento total apagando o arquivo de hibernação do Windows onde ocorrem boot mais rápido. Recomendado o uso após instalação, desinstalação ou atualização de programas ou do próprio Windows.

A primeira coisa a fazer, é checar a fonte de energia. Ligar computadores na voltagem errada é um erro mais comum do que você pode imaginar. Notebooks geralmente possuem fontes bivolt, e possuem a indicação "110~220 volts", o que significa que são bivolt.

A bem da verdade, é muito provável que você irá trocar de computador bem desses prazos expirarem. Apesar disso, deixar o computador sempre ligado fará com que esses componentes estejam sempre sob estresse, gerando calor constante e abreviando sua vida útil.

Segundo a Energy Star, por exemplo, um PC moderno é projetado para aguentar um total de 40 mil ciclos de ligar e desligar antes de falhar.

O cálculo é o seguinte: 65 W x 24 horas = 1560 Watts-hora. 1560 ÷ 1000 = 1,56 kWh/dia.

Não existe um tempo especifico para o CPU ficar desligado , se o mesmo estiver em um lugar conservado e bem guardado , pode passar até 3 ou 5 anos e depois você liga normalmente. Quanto a isso não vejo problema.

Há uma diferença simples entre os mecanismos de “desligar” e “reiniciar”. No primeiro caso, o sistema operacional é encerrado e todos dos componentes são desligados, pois deixam de receber energia. Já na segunda alternativa, o mesmo acontece, mas apenas por alguns segundos, pois o computador é religado novamente.

Use o modo de suspensão quando for se ausentar do computador por um curto período. > Suspender. e, em seguida, Configurações > Sistema > Energia e suspensão > Configurações de energia adicionais.

O modo “Hibernar” deixa seu notebook em um modo de baixo consumo, onde seu computador fica quase “desligado” para economizar energia ao máximo. Já o modo “Suspender” apenas desliga sua tela e deixa o computador suspenso temporariamente.