Pode ligar chuveiro direto no fio?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

A ligação direta de aparelhos de aquecimento de água na rede elétrica é proibida. Isso porquê, um dos motivos que impedem essa ação é a grande potência elétrica exercida pelo equipamento. Por isso, não se deve usar tomadas nesse tipo de conexão.

Por que as emendas aquecem e derretem o cabo? O derretimento dos cabos condutores que são ocasionados por uma emenda entre fio acontece pelo fato de ter sido executada uma emenda de forma errônea e com isso vai acontecer um aquecimento além do suportado e causar danos a sua instalação.

Emenda com conector
Esse método é o mais simples, rápido e eficaz, oferecendo maior praticidade e segurança na hora de substituir o chuveiro caso necessário. Esse método consiste em instalar conectores de cerâmica de múltipla conexão.

Sim, isso é extremamente perigoso. Caso o fio do chuveiro esteja derretendo quer dizer que algo na fiação está errado e precisa de um reparo imediato, antes que cause um curto circuito e a queima do chuveiro. Pode acontecer ainda pior e o banheiro pode acabar pegando fogo caso não haja um disjuntor.

Para primeira pergunta, sim está correto. A segunda, não você não pode usar cabo 10mm pois a corrente e baixa e o cabo vai criar uma resistência maior para passagem da corrente elétrica, o ideal seria usar cabo de 2,5mm com o disjuntor de 20A.

No caso dos modelos de chuveiros que não possuem o fio de aterramento, não há o menor problema. Se a tubulação for de ferro, você poderá usá-la como um aterramento estrutural, desde que haja continuidade destas tubulações até a parte inferior da edificação.

Enquanto aquece a água, ao mesmo tempo a resistência se resfria. Então, se a resistência é ligada e não está em contato com a água, ela vai queimar. Isso porque nesse caso não há nada para absorver a energia térmica gerada e, por isso, é inevitável que ela queime, podendo se romper e, até mesmo, pegar fogo.

A falta do uso aterramento de chuveiro elétrico pode provocar choque elétrico. Por isso, a orientação é sempre ter um fio terra ligado na rede do chuveiro.

Toda vez que um fio ou cabo elétrico recebe mais corrente elétrica do que ele é capaz de suportar, o cabo esquenta e a sua resistência elétrica muda, ou seja, quanto mais quente, mais difícil é para os elétrons passarem neste cabo, isto é, a resistência do cabo aumenta.

A NBR 5410, no item 6.2.8.2, é clara quando aconselha a evitar o uso de conexões soldadas em circuitos elétricos. Caso elas sejam utilizadas, é importante que tenham resistência à fluência e solicitações mecânicas compatíveis com a destinação. Sabendo disso, fica claro que a emenda com solda não é proibida.

Existem diferentes problemas que podem causar um curto circuito. Um simples parafuso mal apertado é o suficiente para fazer um disjuntor superaquecer ou então até fazer um chuveiro parar. Em situações mais graves, o problema pode estar em fios soltos e desencapados que estão encostando um no outro.

Na pior das hipóteses, o dono de um chuveiro elétrico pode acabar sofrendo um pequeno choque por conta do aparelho de maneira não esporádica. Entretanto, isso provavelmente significa que o chuveiro já está apresentando algum tipo de problema ou não foi devidamente aterrado durante a instalação.

1) Ao ligar o chuveiro o disjuntor desarma imediatamente
É possível que haja algum curto circuito, e normalmente são os próprios cabos do chuveiro em que a capa derreteu devido ao aquecimento, e um cabo de cobre está em contato com o outro.

No chuveiro na parte de trás vem informando que o fio Branco é o fase e o Azul é o Neutro, porém não está visível, ou seja, a pessoa com problema de visão não nota o que está inscrito.

Os fios de alimentação do chuveiro elétrico devem ser conectados aos fios da rede elétrica e isolados com fita ou conectores elétricos. Atenção às cores dos fios: o azul claro é neutro, as cores verde ou verde com amarelo são terra e as cores vermelho, preto ou marrom são fase.

O azul-claro é o fio neutro; verde ou amarelo é o terra; vermelho, preto ou marrom é o fase. Não se esqueça de isolar os fios com a fita isolante.

Em questões técnicas, não há problema, pois o elemento ativo do chuveiro é um resistor projetado para 220V. Ligá-lo em 127V, não o fará queimar, muito pelo contrário, ele trabalhará com uma folga considerável (menor corrente). Porém, a potência será reduzida em 3 vezes.

Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.