Pode ligar chuveiro 220 no 110?

Perguntado por: acavalcante . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Não pode substituir pois os contatos e cabos do chuveiro 220v tem dimensionamento diferente do chuveiro 110v. Seria necessário a substituição dos contatos, cabos e disjuntor.

Pode sim desde que seja compatível com o modelo do chuveiro. Mas verifique a potência pois a maioria dos chuveiros possuem potências diferentes para 127v e 220v e principalmente é preciso readequar a fiação do chuveiro.

Não podemos utilizar uma resistência de 127V em um chuveiro de 220V devido a incompatibilidade dos fios. De toda forma, vale observar que devemos levar em consideração os contatos metálicos presentes na parte interna do chuveiro, que em ambos os modelos citados são as mesmas.

No caso do modelo de chuveiro ser 220V, a troca da resistência por uma versão 127V e sua instalação numa rede 127V nunca deve ser feita pois o mesmo não está preparado para essa condição, podendo causar riscos à segurança.

Se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V. “Digamos que os fios gastem 10% da energia consumida por um chuveiro de 220V, os mesmos fios gastarão 40% da energia consumida por um chuveiro de 110V.

Na prática, um chuveiro 220V consegue esquentar um pouco mais a água do que um de 110V – em torno de 1 a 2 graus, o que já pode fazer toda a diferença na hora do banho. Mas para que o chuveiro funcione corretamente, a rede elétrica precisa ser compatível.

No caso dos chuveiros, a verdade é que, em termos de gasto de energia, não existe diferença entre o de 127v e o de 220v. Ou seja, se você for levar em consideração somente a tensão, não importa se você vai comprar o chuveiro de uma tensão ou de outra.

Sendo assim, a diferença entre 110 e 220 volts está na instalação elétrica e no dimensionamento dos seus componentes. O calibre dos fios que vão transportar a energia, por exemplo, são menores em uma tensão de 220V, do que em uma de 110V.

Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.

Assim, é sempre interessante alimentar os aparelhos de maior consumo, se possível com 220 V, pois, como eles exigem correntes mais altas, podemos economizar na instalação, que não exige fios tão grossos além de termos perdas menores e mais segurança.

O que acontece se eu ligar os fios do chuveiro errado? Ao fazer a ligação errada da fiação de chuveiro elétrico, corre-se o risco de levar choque. Quando o fio terra é colocado no ponto referente ao neutro no disjuntor, por exemplo, ele fica energizado, podendo causar choque elétrico.

Nunca coloque uma resistência que tenha características diferentes do padrão desenvolvido para seu produto. As informações sobre Voltagem e Potência podem ser encontrados no próprio corpo do produto ou na embalagem do mesmo.

Quando liga-se um secador 220 volts em tomada 110, a tensão será menor e a corrente também, isso resultando final em uma potencia baixa, ineficiência do equipamento.

Não terá nenhum problema se ligar direto na rede, o equipamento simplesmente não funcionaria, se fosse ao contrário o dano seria gravíssimo a sua geladeira.

Quando você liga um aparelho de 220V em um tomada de 110V, o estrago não é tão significativo quanto a situação acima. Como consequência, ele terá sua capacidade de funcionamento afetada, mas não irá queimar. Se o aparelho em questão for um notebook ou uma furadeira, a potência do aparelho será menor.

O chuveiro elétrico bivolt é um item funcional indispensável para qualquer banheiro: perfeito para quem não dispensa um banho quente no dia a dia. Por aquecer a água com eletricidade, ele também não precisa do auxílio de aquecedores solares ou a gás, para funcionar.

A ligação em 220V permite uma fiação de menor diâmetro para a mesma corrente. Isto implica em aumentar a potência e, por isso, aquecendo mais a água. Por outro lado, se a potência é maior, o consumo também (energia é potencia vezes tempo).

Para mudar a tensão do secador gire a chave de tensão utilizando uma pequena chave de fenda adequada, gire o seletor até a fenda indicar a tensão correta. Jamais utilize materiais pontiagudos como facas e garfos, pois os mesmos podem danificar o aparelho. Após lavar, deve-se enxugar o cabelo com uma toalha.