Pode ligar a moto acelerando?

Perguntado por: obarros4 . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.7 / 5 20 votos

Dica importante: nunca acione o acelerador para ajudar na partida, mesmo nas carburadas.

As causas prováveis são: Obstruções no respiro da tampa do tanque de combustível; Sujeira no filtro interno do tanque; Obstruções no filtro ou nas passagens internas do registro de combustível (torneirinha);

Usar a moto diariamente, em trajetos de ao menos 5 km, é a melhor maneira de preservar a bateria, componente que tem vida útil que dificilmente supera 2 ou 3 anos. Quando perto do fim da existência, poucos dias de inatividade de sua moto já são suficientes para que a bateria não consiga mais girar o motor de arranque.

Ligar a moto ao menos uma vez por semana, e deixar o motor funcionando por 10 minutos (em lugar ventilado) é a principal coisa que você deve fazer para preservar a vida útil da bateria e deixar o motor lubrificado.

VERIFIQUE A BATERIA
A principal causa para o motor de uma motocicleta não pegar, principalmente as que têm partida elétrica, é a bateria. De maneira simplificada, o sistema funciona da seguinte maneira: ao acionar o botão da partida, é liberada energia da bateria ao motor de arranque; o motor de arranque gira.

Um motor frio dificilmente vai quebrar se acelerado a fundo. Mas, se esse for um padrão de utilização, todo dia essa mesma tortura, há grande chance de ele durar bem menos do que um motor aquecido cuidadosamente.

As motos mais modernas aquecem rápido, mesmo em climas mais frios. De todo modo, é preciso, sim, deixar o motor funcionando de 1 a 5 minutos antes de partir. Termine de vestir o capacete e a luva com a moto ligada, que será o tempo suficiente.

O problema é mais comum em motos carburadas, hoje praticamente extintas dos catálogos de lançamentos, mas ainda comuns nas ruas. Desse modo, motos alimentadas por carburador podem apresentar falhas na partida a frio, devido ao circuito do afogador.

As marchas mais indicadas para isso são a primeira e a segunda (para engatar a primeira é preciso segurar a embreagem e pressionar o pedal do câmbio para baixo, e para a segunda é só pressionar o pedal do câmbio para cima segurando a embreagem), para confirmar se a moto está engatada é só empurrar a moto e se ela andar ...

Dê a partida e deixe esquentar, enquanto você coloca capacete, veste luvas e jaquetas. Além do óleo e do combustível, outros fluidos, como o do freio e o das suspensões, precisam atingir uma temperatura ideal de funcionamento.

O que é incorreto é desligar por estar engatada e imobilizada pela ação dos freios. Sempre na boa / sempre de moto - Biker since 1975.

Motos representam 1/3 das 37 mil mortes por ano no Brasil; carros são 24%

Atuador IACV com problema
Esse atuador é responsável pela regulagem da marcha lenta. Ele libera a passagem de ar necessária para o motor se manter em marcha lenta e fica localizado no corpo de injeção da motocicleta. Se esse atuador estiver desregulado, a moto morre ou fica acelerada.

Um equívoco que deve ser evitado ao máximo é ligar a motocicleta logo depois da lavagem. Essa ação acaba forçando o motor de forma desnecessária, o que aumenta o risco de o veículo ficar sujeito a problemas mecânicos.