Pode ligar a Airfryer no Benjamin?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.8 / 5 20 votos

Definitivamente a resposta é NÃO!!! Usar um adaptador na airfryer certamente pode causar problemas.

O derretimento ou escurecimento do material plástico no entorno dos furos da tomada está relacionado às sobrecargas de corrente. Isso ocorre quando há um descompasso entre os valores de intensidade – medida em amperes (A) – oferecidos pela tomada e exigidos por um dispositivo ligado a ela.

Resposta da empresa
Recomendamos que este aparelho seja ligado diretamente a uma tomada elétrica independente. Qualquer defeito de outro aparelho ligado a este mesmo circuito de alimentação poderá provocar danos no equipamento. Então não utilize adaptadores, extensões ou réguas.

O padrão de 20A têm plugues com pinos e tomadas com orifícios mais grossos (diâmetro: 4,8 mm). Este padrão é utilizado por equipamentos que exigem maior capacidade como geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas, secadoras e etc.

Tomadas de 20A
Os plugues e orifícios têm 4,8 mm de espessura e precisam ter um circuito elétrico específico. Nessas tomadas, a potência máxima permitida em 127 V é de 2540 W, e para 220 V, a potência máxima é de 4400 W.

CAFETEIRA, TORRADEIRA E AIRFRYER - Mesma situação do liquidificador. Puxam muita energia para o preparo dos alimentos e, por isso, não devem ser colocados em extensões.

110V

Não existe uma resposta certa para essa pergunta, pois, a voltagem ideal para uma Air Fryer depende da infraestrutura elétrica da sua casa. Se sua cozinha possui tomadas de 110V, é recomendado optar por uma Air Fryer nessa voltagem.

Normalmente isso ocorre porque a tomada está operando com uma corrente nominal (Ampéres) superior à sua capacidade (especificação), acarretando um superaquecimento e muitas vezes, chegando a derreter a tomada e o plugue do equipamento, podendo gerar um princípio de incêndio.

Deixe a air fryer "respirar"
Se você já usou uma air fryer sabe que ela esquenta consideravelmente dos lados. É natural, afinal ela faz ar em temperaturas que podem superar 200 ºC circularem em seu interior e é natural que ele acabe esquentando a carcaça do aparelho.

Além de proporcionarem uma boa distribuição de calor, eles facilitam a limpeza e ajudam a evitar sujeiras maiores na cozinha. Não hesite em utilizar papel alumínio na airfryer. Ele é um excelente aliado, tanto durante o preparo dos alimentos quanto na limpeza e preservação do seu aparelho favorito.

Então, tudo que leva a cesta da sua airfryer a enferrujar, ou até a cuba, é a umidade. Por isso, qualquer coisa que deixe essa parte do aparelho úmida e molhada, pode danificar. Além de impedir que a sua airfryer funcione 100%, é completamente contraindicado que você use ela enferrujada.

Alimentos que soltam muito vapor ou fumaça, como uma peça inteira de picanha, também são um risco para a parte elétrica da airfryer. Alimentos com muito queijo ou empanados não são os melhores para se usar no aparelho devido à dificuldade para fazer a limpeza depois.

O sistema de aquecimento é acionado pelo temporizador do produto e ao remover o cesto a Air Fryer continuará em funcionamento. Caso queira parar o funcionamento antes de remover o cesto, gire o temporizador para finalizar o tempo, com isso o sistema de aquecimento irá desligar.

Jamais coloque água para aquecer dentro da Airfryer.

Quando o plugue não encaixa é preciso trocar a tomada. E tem mais: você precisa saber se o cabo que alimenta esse ponto tem 2,5 mm², bitola que suporta até 23 A. Apesar de esse tipo de fio ser frequente, adote a recomendação do Inmetro e peça a um eletricista que avalie a instalação.

Elas são ideais para ambientes como cozinhas, banheiros e lavanderias, onde são instalados os equipamentos que precisam de mais capacidade elétrica. Se você não tem certeza sobre como será a disposição dos equipamentos, é sempre melhor garantir com a instalação de tomadas de 20A.

10A

Use uma tomada exclusiva. Embora a maioria das nossas geladeiras use tomadas de 10A (ampères), essa configuração pode variar de um modelo para o outro. Acesse o manual do modelo desejado para mais informações se necessário.

Diâmetro dos fios: para instalar tomadas de 20A com segurança, a grossura dos fios deve ser de, no mínimo, 2,5 mm². Ou seja, o diâmetro do fio desencapado deve ser maior que 1,8 mm. Se os fios forem mais finos, por segurança, você deve optar por instalar tomadas de 10 A.

A diferença está nas tomadas. Para correntes de 10 A, os conectores são menores e mais finos em comparação aos de 20 A, com diâmetro padrão de 4 mm. A tomada de 20 A, por sua vez, tem diâmetro maior, de 4,8 mm.

Em geral, os fios e cabos para micro-ondas mais usados são os de 2,5 mm² de seção. Essa também é a indicação de seção para o fio para tomada de uso geral. O fio para extensão elétrica mais usado costuma ser o cabo do tipo PP de 2,5 mm², mas tudo depende dos usos que você fará da extensão.