Pode ligar 5V em 220v?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.5 / 5 6 votos

RESUMO: pode sim!

Caso a chave esteja em 110 e ligue em uma tomada de 220 a fonte vai queimar na hora, pois vai receber uma sobrecarga.

Ligando aparelhos 220V em tomadas 110V
Neste caso, quando se liga um aparelho de 220V em uma tomada de 110V o estrago pode não ser tão grande. Em um primeiro momento, o que acontece é que o equipamento não funcionará com toda a sua capacidade, mas ele não vai queimar no exato momento em que for ligado.

“Há diferença alguma entre recarregar o celular em uma tomada de 110 ou 220 volts?” A resposta é não. Isso porque os celulares não trabalham com essa tensão.

Nos dias atuais, boa parte dos carregadores são bivolt, ou seja, funcionam tanto em tomadas 110V como em tomadas 220V sem nenhum problema ou risco.

Sim, desde que a amperagem seja maior que a da sua fonte original.

Agora, se ligarmos um aparelho 220V numa tomada de 110V, o aparelho pode não queimar, mas aí sim tem seu desempenho reduzido, trabalhando em menor potência. Por isso, é necessário usar transformadores para converter a voltagem e poder utilizar seus aparelhos sem que eles queimem ou haja uma redução no desempenho.

Para verificar se seu equipamento é bivolt, basta olhar as etiquetas de identificação. Ele deve estar com a voltagem que ele aguenta, por exemplo: 100V ~ 240V.

Caso um aparelho eletrônico seja submetido à uma força de elétrons maior do que a suportada, o aparelho pode parar de funcionar, pois seus elementos podem queimar.

Se você precisa transformar a voltagem de um aparelho doméstico de 220v para 110v ou vice-versa, o autotransformador é o mais indicado. Uma dica: se você se mudou recentemente de casa e não tem indicação das potências nas tomadas, não passe apuro.

Existe uma norma NBR 5410 de instalação de Baixa tensão. O fio neutro ele tem que ser na cor Azul e o fio fase pode ser qualquer outra cor. O fio terra é na cor Verde. Pra modificar a sua tomada de 110v pra uma 220v seria necessário passar um fio até a tomada e modificar o disjuntor unipolar pra um Bipolar.

Não se preocupe, você pode usar uma fonte com maior amperagem que não vai ter problemas. Neste caso, quando se fala em corrente, lembre-se de uma coisa: antes mais do que menos.

Tecnicamente, não há diferença nenhuma. Seja em 110 ou em 220, o desempenho dos aparelhos e o mesmo e os fabricantes escolhem a voltagem de acordo com a disponibilidade de cada local. Em países europeus, por exemplo, a maioria das tomadas é de 220V, enquanto no Brasil e Estados Unidos predominam 110V.

Os aparelhos de 110V ao serem ligados em 220V, recebem o dobro de tensão. E os de 220V ao serem ligados no 110V a falta de tensão faz com que o aparelho esquente e consequentemente será afetado o seu funcionamento.

Com carregador compatível com esse tipo de voltagem, sim.

Não há diferença técnica entre as duas tensões. O desempenho de aparelhos iguais que trabalham em uma tensão elétrica diferente é exatamente o mesmo. A quantidade de energia consumida por um aparelho que funciona a 110 V é igual à de um aparelho de 220 V.

Outra maneira de reconhecer um equipamento bivolt é olhando se ele possui a chave seletora de tensão, com as marcações de 110V (ou 127V) e 220V. Ela pode estar tanto no produto em si quanto na fonte do aparelho. Se a seleção de tensão for automática, essa informação estará escrita nesses mesmos locais.

O jeito certo de checar a voltagem é com o uso de um voltímetro. A ferramenta dispõe de dois terminais, que são colocados na tomada. Depois, basta efetuar a leitura da voltagem.

Para dispositivos menores, o USB 3.0 padrão sai em um nível de 5V / 1A. A maioria dos telefones e outros dispositivos são capazes de lidar com 5V / 2.4A. Assim, para carregamento rápido, a tecnologia deve aumentar a voltagem em 5V, 9V, 12V, ou aumentar a amperagem para 3A ou mais.

O Ampere é um aplicativo gratuito para Android que mostra a amperagem da recarga da bateria do smartphone, seja ligado diretamente na corrente elétrica, ou através de uma porta USB. Através do app, é possível saber o mínimo e máximo da amperagem atingida, voltagem, a saúde da bateria e até a temperatura.