Pode ligar 4X4 em movimento?

Perguntado por: imeireles . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Aqui sim é preciso um pouco mais de atenção. Para começo de conversa, os veículos mais novos permitem passar de 4×2 para 4×4 em movimento – o que nos mais antigos era impossível fazer – mas numa velocidade informada pelo fabricante no caso de cada modelo especificamente.

ANDAR COM TRAÇÃO 4X4 NO ASFALTO PODE PROVOCAR QUEBRA NO AUTOMÓVEL? Depende. O gestor de vendas da Vitória Motors Jeep, Francisco Braga, explica que veículos 4x4 têm como característica a possibilidade de ativação da tração nos dois eixos. Mas é preciso verificar as recomendações da montadora.

Quando devo usar? A função 4×4 reduzida só deve ser utilizada em situações em que haja a necessidade de aumentar muito o torque. Aumentar o torque pode forçar o conjunto de motor e câmbio, levando ao desgaste prematuro e até mesmo a quebra.

A tração 4×4 é o sistema em que as quatro rodas do carro recebem o torque de propulsão (motor e transmissão). Também conhecida como 4WD (do inglês Four Wheel Drive), deve ser preferencialmente utilizada em estradas de terra ou pisos de baixa aderência, como areia ou lama.

Das trações, ela é uma das mais utilizadas, pois há pessoas que possuem carros 4x4, e não se arriscam em pô-los na lama", pondera. Arlen explica que veículos no 4 x 4 (normal), são adaptados para andar em terrenos arenosos, de piçarras e lama. "A velocidade aí pode chegar até os 90 km/h", lembra.

A tração 4×4 com reduzida deve ser usada apenas para transpor obstáculos específicos que precisem de mais força/torque, como áreas alagadas, lama ou subidas íngremes ou ainda para rebocar outro veículo, por exemplo. Mas lembre-se que a reduzida tem um limite de velocidade em que pode ser usada, em geral, de 40 km/h.

Qual a diferença entre tração AWD e 4WD? A principal diferença entre tração AWD e 4WD, é que a primeira (AWD) funciona de modo integral em todas as rodas sempre. Enquanto a 4WD, pode ser acionada pelo condutor, em que consegue optar por colocar a força motriz nas duas rodas traseiras ou nas duas dianteiras.

4x4 parcial (part time 4 WD): opera sob demanda, tracionando as quatro rodas e bloqueando os eixos dianteiro e traseiro em conjunto através de uma alavanca. Geralmente conta com duas faixas de velocidade (Hi e Lo);

Tração 4×4
A tração tem como objetivo principal uma função, que é distribuir da melhor forma a força do motor para as rodas. Desta forma, melhora-se a aderência do veículo e consequentemente o torna mais seguro.

A grande maioria dos jipes possui tração nas quatro rodas desengatável, ou seja, ela pode ser desconectada quando seu uso não for necessário. No início mesmo com o desengate, alguns componentes da transmissão dianteira continuavam em movimento, gerando desgaste de material e consumo excessivo de combustível.

impede que o carro mude atração de roda por roda o que ele faz ele. bloqueia o diferencial do carro ao ponto de que todas as rodas tracione ao mesmo tempo com a mesma intensidade.

3 dicas para escolher o seu 4×4

  1. Analise os tipos de terrenos que pretende usar o carro. Se AWD ou 4WD vai depender da sua forma de aventura. ...
  2. Considere a potência e a estabilidade. Importante pensar nessa hora, nas rotas e nas viagens que pretende realizar. ...
  3. Pense sobre o espaço interno do veículo e sua carroceria.

O modo «4WD Lock» distribui o binário do motor pelos eixos dianteiro e traseiro, de forma a optimizar as capacidades do veículo para ultrapassar as situações de circulação todo-o-terreno. Este modo só deve ser utilizado em estradas não-alcatroadas (por exemplo, com lama, forte inclinação, areia).

O sistema de controle de tração também é acionado em situações de aquaplanagem na estrada e sobre terrenos com presença de neve ou gelo. Sempre que o controle é acionado uma luz que indica o seu funcionamento vai aparecer no seu painel de controle.

A marcha reduzida é uma ferramenta útil para situações de força ou tração, como em subidas íngremes, descidas acentuadas ou terrenos acidentados. Porém, é importante saber como usá-la corretamente para evitar danos ao veículo e garantir a segurança do motorista e dos passageiros.