Pode liberar aluno mais cedo?

Perguntado por: aprates . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.2 / 5 7 votos

Assim, de acordo com a Constituição Federal de 1988 você tem liberdade de ir e vir quando quiser, no entanto, quando você é de menor maior de 16 anos você é relativamente incapaz, assim, não pode sair sem permissão dos seus pais.

Esse direito é concedido pela lei federal n. 9394/96, artigo 24, inciso VI.

O aluno com 18 anos não precisa de autorização dos pais para sair da escola porque o Código Civil – Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002 diz: Art. 5o A menoridade cessa aos dezoito anos completos, quando a pessoa fica habilitada à prática de todos os atos da vida civil.

O crime é tipificado como abandono intelectual e está previsto no artigo 246, caput, do Código Penal, com pena prevista de 15 dias a 1 mês de detenção, ou multa. No Brasil, o ensino é obrigatório entre 4 e 17 anos.

A legislação americana dispõe que as crianças devem frequentar a escola até dezesseis anos de idade. No Brasil, o ensino é obrigatório dos 4 aos 17 anos. Depois disso, nem os pais nem as autoridades escolares têm qualquer recurso legal para impedi-los de sair.

“Os pais precisam entender que o atraso não faz mal nenhum, mas adiantar pode fazer sim. O aluno estará sempre correndo atrás dos colegas e uma coisa é inteligência, outra é a maturidade de cada um”, afirmou. Vânia defende a data-limite no início do ano letivo, 31 de janeiro.

É impossível pular de ano letivo sem a autorização de seus pais ou responsáveis e da escola. Converse com seus professores sobre o assunto para ver o que eles acham. Explique sua motivação e lembre os docentes sobre seu desempenho acadêmico para deixar claro que está pronto para desafios mais avançados.

Aluno Adiantado
Caso dos estudantes cujo andamento curricular está à frente do andamento temporal do curso de graduação. Pode ocorrer quando o aluno solicitou aproveitamento de estudos ao ingressar ou solicitou quebra de pré-requisito devidamente justificada.

O texto dá autonomia para professores e coordenadores revistarem as mochilas dos alunos e amplia o suporte das forças de segurança pública. “Essa lei compila várias legislações existentes”, destacou Caiado.

De acordo com a Constituição Federal Brasileira todas as pessoas tem direito de liberdade e esse direito da a liberdade para que as pessoas possam se locomover, assim, o professor não pode impedir o aluno de ir ao banheiro.

Determinar a retirada do aluno de sala de aula por ausência de material escolar configura uma atitude abusiva da instituição e vexatória para o estudante, violando os princípios e regras que regem o serviço de prestação de ensino educacional.

Art. 2º - O aluno tem direito à educação e à instrução, sendo-lhe asseguradas, através do Estado todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhe facultar o desenvolvimento físico, mental, espiritual e social, em condições de liberdade e solidariedade humana.

Eu, ______________________________________, na condição de responsável legal pelo(a) aluno(a) __________________________________________, matriculado na(o) __________ série/período, da professora ___________________________________, autorizo a sua saída no horário de encerramento de aula.

A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos. Levando em conta esse dado (que ainda pode variar em função da distribuição das horas em cada jornada), o aluno que faltar a mais de 50 dias de aula não pode ser promovido para o próximo ano escolar.

O aluno pode ser remanejado de uma classe para outra desde que haja vaga disponível.

O aluno pode usufruir de até 16 faltas (8 dias) sem incorrer em reprovação (75% de presença).