Pode levar Rivotril no avião?

Perguntado por: eviana . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

“Posso levar remédios no avião?” Sim, você pode levar seu remédio no avião, inclusive em viagens internacionais.

Não é permitido levar remédios para amigos ou familiares. (lembram-se do filme “O Terminal” com Tom Hanks”?). Outra regra é que os medicamentos devem estar em suas embalagens originais. Remédios controlados, como antidepressivos, tranquilizantes, estimulantes etc devem ser acompanhados de prescrição médica.

Medicamentos líquidos podem ser despachados ou levados na cabine do avião sem qualquer restrição no caso de voos domésticos. Nas viagens ... Sim, é possível viajar com medicamentos no avião dentro da bagagem de mão, ou em malas adicionais permitidas.

Leve sempre a receita, preferencialmente em inglês, junto com os seus remédios. Adquira a quantidade suficiente para o período que você ficará fora do país (levar alguns a mais é aconselhável em caso de perda). Se você fizer uso continuo de remédio de tarja preta, na receita deve constar a dosagem do mesmo.

Por isso, é possível levar na mala de mão: Medicamentos que possam aliviar qualquer mal-estar ocasionado durante a viagem. Remédios controlados e que precisarão ser ingeridos durante a viagem (sempre com a prescrição médica em mãos).

Bem, sobre isso o profissional ressalta que alguns medicamentos benzodiazepínicos (como, por exemplo, alprazolam e clonazepam), da classe de psicofármacos hipnóticos e ansiolíticos, podem ser utilizados antes do voo, como forma de reduzir sintomas fóbicos e ansiosos em indivíduos que sofrem com o medo de voar.

Viajar é divertido, seguro e algo que você pode fazer se tiver ansiedade ou não. Preparando-se para a sua experiência e reconhecendo seus próprios níveis de conforto são ótimas maneiras de combater os nervos a flor da pele de uma ansiedade de viagem.

Alguns dos remédios mais procurados para aliviar a tensão durante o voo são o Rivotril, Diazepam, Frontal, Dormonid e o popular Dramin, cuja prescrição para dormir no avião é controversa, como explicou o Doutor Daniel de Sousa Filho, médico psiquiatra do Hospital Albert Einstein, em entrevista ao Airway.

Os remédios devem ser mantidos nas embalagens originais e com as respectivas bulas, durante o voo e também durante toda a viagem. No caso de xaropes ou medicamentos líquidos ou pastosos, é preciso respeitar a regra de limite máximo de transporte de até 100 ml na bagagem de mão, em voos internacionais.

A ação do alprazolam é rápida, com um pico capaz de reduzir os efeitos da crise e com uma meia vida média de oito horas. O Rivotril, demora mais para fazer efeito, mas tem uma meia vida mais longa. Em relação aos efeitos, ambos causam a sedação e relaxamento, além de serem ansiolíticos e anticonvulsionantes.

A apresentação dos remédios muda de país a país, assim como a composição deles, que no Brasil são aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Por isso, a recomendação é levar na embalagem original, segundo a especialista. Veja também lugares para viajar no Brasil.

A saber, o Rivotril atua no sistema nervoso central. Em outras palavras, isso faz com que os efeitos do Rivotril sejam tranquilidade e sonolência. Por isso, muitos tratamentos requerem seu uso à noite, antes de dormir. O grau de reação pode variar de pessoa para pessoa e de acordo com a dosagem.

Como levar remédios em viagens de avião: podem ir na bagagem de mão?

  • os remédios devem estar dentro da embalagem original e também de um saco plástico (de preferência em estilo zip lock), transparente e lacrado;
  • os frascos devem conter no máximo 100 ml;
  • líquidos devem respeitar o limite de 1 litro.

Distraia-se e interaja
“Uma dica importante é interagir com outras pessoas. Converse com seus companheiros de voo, caminhe pelo avião, puxe papo com os comissários de bordo, inclusive para contar sobre seu medo. Estes profissionais são preparados e logo vão dar um jeito de te entreter.

Embora existam muitas ideias mirabolantes para colocar a maconha em potes ou até mesmo disfarçar o cheiro, a melhor maneira de levar pequenas quantidades é no bolso de algum casaco, na cueca, no sutiã, ou em algum lugar assim. Não recomendamos despachar a maconha em nenhum momento junto da bagagem.

Combinar bebidas alcoólicas com antidepressivos e/ou medicamentos tarja preta deve ser ... A principal coisa que pode cortar o efeito da pílula é o vômito até duas horas após ter ingerido o medicamento.

objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras e outros itens pontiagudos; líquidos e outras substâncias não embaladas em garrafas de até 100 ml; desodorante aerosol; bebidas alcoólicas.

A possibilidade de transporte de remédios se torna um pouco mais restrita quando a substância é utilizada na forma líquida ou em spray. Nesses casos, só é possível transportar na bagagem de mão até 100 ml, em embalagem vedada, transparente, de no máximo 1 litro e de dimensões que não superem 20 cm x 20 cm.

Em voo internacional, não há, a princípio, restrições a medicamentos em forma de comprimidos ou pílulas para embarque em bagagem de mão. Entretanto, eles podem ser submetidos a procedimentos de inspeção.

Não é proibido levar medicamentos para a Europa, já que muitas pessoas dependem de remédios para manter o organismo funcionando perfeitamente. Além disso, há casos em que a viagem de avião pode provocar náuseas ou dores de cabeça e ninguém será impedido de contar com itens que ofereçam conforto nessas situações.

Chá de erva-cidreira. O chá de erva-cidreira é capaz de reduzir a frequência cardíaca e ao mesmo tempo atua como um calmante natural que leva o estresse da ansiedade embora. Então, esse chá é bastante aconselhado para aqueles que além de ter medo da viagem de avião, ficam totalmente ansiosos.