Pode levar perfumes na bagagem de mão?

Perguntado por: lbarbosas . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Você pode levar na bagagem de mão líquidos em geral (perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante…), porém se atente a quantidade permitida. Em voos domésticos não há restrição, pode levar como e quanto desejar, desde que dentro do peso e volume definidos.

O limite máximo permitido é de um litro, ou 10 frascos de 100 ml, que devem ser acondicionados em uma outra embalagem plástica transparente para facilitar a inspeção dos agentes nos aeroportos antes do embarque. Bebidas alcoólicas e perfumes, apesar de inflamáveis, são permitidos na bagagem de mão.

Além de roupas e calçados, os passageiros podem levar líquidos, cremes e similares, como shampoo, condicionador e protetor solar, sem restrições na mala de mão em viagens domésticas. Porém, em voos internacionais, a restrição é de até 100 ml por embalagem, limitado a dez frascos, ou seja, 1 litro, por viajante.

Segundo a Anac, aerossóis e atomizadores não podem ser transportados em bagagem de mão, salvo se forem de uso médico ou de asseio pessoal (como desodorantes, perfumes e espuma de barbear).

ALGUNS OUTROS ÍTENS COMÚNS QUE COSTUMAMOS TRAZER:
Outros bens: não devem exceder a quantidade máxima de 3 itens identicos – por exemplo, trazer mais de 3 perfumes iguais (assim, para a receita caracteriza-se como possibilidade de atividade comercial) Outros bens de até 10 dólares: até 10 ítens iguais.

Assim, se o seu perfume estiver em uma embalagem de no máximo 100 ml e for um perfume de valor mais elevado, vale sim a pena levá-lo consigo na bagagem de mão. Caso o perfume possua mais de 100 ml e você ainda assim deseje levá-lo em sua bagagem você também pode colocá-lo em sua bagagem despachada.

Regras sobre itens de bagagem de mão

  • objetos cortantes ou perfurantes, como canivetes, tesouras e outros itens pontiagudos;
  • líquidos e outras substâncias não embaladas em garrafas de até 100 ml;
  • desodorante aerosol;
  • bebidas alcoólicas.

Pode levar desodorante de aerossol no avião? Segundo as regras da Anac, é permitido levar desodorante aerossol em voos dentro do País na bagagem de mão. Entretanto, no máximo, 4 frascos do produto em até 300 ml ou 300 gramas.

O que pode ser levado na mala de bordo? Na mala de bordo, você pode levar itens como casacos, cobertores ou mantas. Além disso, também são permitidas bengalas e guarda-chuvas (desde que não sejam pontiagudos). Você também pode levar seus remédios, comidas rápidas, dispositivos eletrônicos e materiais para leitura.

É possível levar bagagem de mão e mochila? Sim, qualquer voo permite que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila como item pessoal. No entanto, as mochilas não devem ser as de carga e sim simples, de poucos litros.

Pode-se levar até 4 frascos de aerossóis de higiene pessoal, inclusive perfumes, ou uso médico, de até 300 ml/g cada. Para outros itens líquidos e pastosos, como xampus, condicionadores e cremes hidratantes, a recomendação é de 500ml por item, e no total 2 litros. Vale sempre a dica de consultar, no site da cia.

Sim, você pode levar seu remédio no avião, inclusive em viagens internacionais. No entanto, em alguns casos, a resposta para essa pergunta não é tão simples e envolve alguns aspectos que precisam ser considerados, como a apresentação do medicamento (líquidos têm restrição maior, como mostraremos).

Aerossóis, recipientes com líquidos, gel, cremes ou produtos de consistência semelhante (desodorante em barra, batom, pasta de dente) podem ser levados na cabine em sacos transparentes de, no máximo, 1 litro, com sistema de abertura e fechamento que permita ver o conteúdo, sempre que não excedam 100 ml cada um.

Para diminuir os riscos, a dermatologista ensina a colocar os frascos de perfumes mais frágeis embrulhados em plástico bolha, para amortecer possíveis impactos. Também use um pedaço de fita adesiva na saída do spray para evitar saída involuntária do produto.

São livres de cobrança de taxa, no máximo, 12 litros de bebidas alcoólicas; 10 maços de cigarros, com 20 unidades cada; 25 unidades de charutos ou cigarrilhas; 250 gramas de fumo; 20 unidades de produtos que custaram menos de US$ 10, sendo que, no máximo, 10 iguais; e 20 unidades de demais produtos, desde que não mais ...