Pode levar marmita de alumínio no microondas?

Perguntado por: lsiqueira . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.1 / 5 19 votos

Por isso, caso você tenha dúvidas se marmita de alumínio pode ir ao micro-ondas, saiba que não. Assim como as panelas e formas que utilizam esse elemento químico em sua composição, pois os riscos de causar um incêndio ao deixar esses materiais em contato com ondas eletromagnéticas são altos.

Além disso, a marmita de alumínio consegue conservar as temperaturas e pode ser colocado no forno, sendo perfeita para quem vende comidas congeladas ou para quem quer esquentar o alimento uma segunda vez após guardar na geladeira.

Desse modo, se você resolver colocar uma panela pesada de algum metal dentro do micro-ondas, o metal irá refletir as ondas eletromagnéticas, impedindo que o alimento aqueça e que o aparelho funcione direito.

Se você está se perguntando qual plástico pode ir ao microondas, a resposta é: polipropileno. O plástico polipropileno é o tipo de plástico que é seguro para usar no microondas, desde que você verifique se o recipiente tem o símbolo de “microwave safe” nele, ou o número 5 dentro de um triângulo.

Dê preferência aos refratários e às assadeiras apropriadas no caso de marmitas tamanho família. Os pratos e porcelanas também podem ir no aparelho, desde que não tenham detalhes metálicos. Outra opção são os potes feitos com plástico polipropileno, que é o material mais comum utilizado em marmitas de plástico.

A embalagem deve estar preenchida totalmente com alimentos; Use o tempo necessário de acordo com cada alimento; Certifique-se de que a embalagem não encoste nas paredes do micro-ondas; Retire com cuidado a embalagem aquecida do micro-ondas e sirva.

garrafa térmica, papel alumínio, papel e papelão comuns, metais, isopor, panelas, saco de padaria e talheres nunca podem ser aquecidos no micro-ondas, viu?

Você pode usar qualquer tipo de forma de metal, seja alumínio, inox, antiaderente, assadeiras e potinhos de vidro refratário, porcelana ou cerâmica que suportem altas temperaturas e silicone. Na dúvida se pergunte: "Isso vai ao forno?", se a resposta for sim, também pode ir na AirFryer.

Para quem não quer (ou não tem) um microondas por perto, dá pra esquentar as marmitas em banho-maria. Só é um pouco mais trabalhoso: Coloque água numa panela até a metade da marmita. Com a marmita tampada, leve ao fogo por cerca de 15 minutos.

Se você retirar do congelador/freezer direto para o micro-ondas, o tempo para descongelamento e aquecimento é de 3 a 6 minutos (dependendo da potência do micro-ondas e do volume da marmita se for 400g, o tempo é maior). Se você retirar do refrigerador, o tempo pode variar de 2 a 5 minutos.

Resistentes a oxidação, elas ajudam, inclusive, a aumentar a durabilidade do alimento embalado; São mais sustentáveis, pois o alumínio pode ser reciclado inúmeras vezes, sem perder nenhuma de suas características. Por ser fácil de reciclar, estimula a sua reutilização.

Quando o assunto é esquentar marmitas, as embalagens de vidro transparentes são sempre as mais recomendadas. O material é bastante resistente a altas temperaturas e distribui melhor o calor por todos os lados. Caso você prefira usar embalagens de plástico no micro-ondas, é melhor que sejam produzidas em polipropileno.

Sendo assim, na dúvida, é melhor evitar levar peças de metal no micro-ondas por questões de segurança e preservação do funcionamento do aparelho.

Na própria marmita em um micro-ondas
A forma mais prática é esquentar a comida na marmita mesmo. Nesse caso, você vai pegar a refeição do congelador ou da geladeira (mais adiante, vamos falar sobre isso), colocá-la no micro-ondas (com a tampa da marmita fechada), e aquecer por uns cinco minutos.

Para levá-la ao congelador, o ideal é armazená-la em potes plásticos livres de BPA. Observe também se o pote plástico é resistente à troca de temperatura e se pode ir ao micro-ondas.

Se você tem o costume de esquentar comida no micro-ondas, especialistas indicam: substitua todos os recipientes plásticos em casa por versões em vidro temperado ou em cerâmica.