Pode levar Gilette na bagagem de mão voo nacional?

Perguntado por: ncortes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 10 votos

Barbeadores, navalhetes e outros dispositivos depiladores para uso de lâminas descartáveis — Agência Nacional de Aviação Civil ANAC. Permitidos na bagagem de mão apenas sem as lâminas, que devem ser transportadas na bagagem despachada.

Uma dica: vale lembrar que, em viagens nacionais e internacionais de avião, ele deve ser levado dentro da mala mesmo. E não na bagagem de mão, tá?

Objetos cortantes
Estiletes, machados, navalhas, facas, tesouras, canivetes e quaisquer outros instrumentos multifuncionais que tenham uma lâmina superior a seis centímetros fazem parte da lista de o que não se pode levar no avião.

O desodorante aerossol é outro item pessoal proibido e não pode levar no avião. Eles são inflamáveis e podem colocar em risco a segurança dos passageiros. Por isso, não leve aerossóis e compre um em seu destino, para usar durante a viagem se não estiver dentro das regras da Anac.

Mas, afinal, o que pode levar na bagagem de mão? É possível levar roupas, acessórios, itens de higiene pessoal, notebook, alimentos, água, álcool gel e itens de uso pessoal de uma forma geral. Em caso de dúvida sobre o transporte de algum objeto diferente, consulte a companhia aérea.

Ainda de acordo com a ANAC, em uma viagem nacional, líquidos e/ou géis só podem ser transportados na bagagem de mão se tiverem no máximo 1,2 kg, ou 1,2 L. A capacidade de cada recipiente não pode ultrapassar 300 g ou 300 ml. Então, se está em dúvida sobre como levar shampoo em viagem nacional, isso serve para você.

Pode levar perfume no avião? É permitido levar perfumes em voos nacionais, desde que a quantidade total de líquidos transportada na bagagem de mão não passe de 1,2 kg ou 1,2 litro. Cada frasco não pode ter capacidade maior do que 300 ml.

É possível levar um par de sapatos, cinco camisas, três calças, um blazer, além de roupas íntimas e itens de higiene.

Em bagagem de mão - voo doméstico: desde que não exceda a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo em cada frasco seja inferior a 300 ml ou 300 g.

Vamos começar por uma dúvida simples. E, sim, pode levar garrafinha de água em voos nacionais, mas com regras: a embalagem precisa ser de até 500 ml. Além disso, o limite de líquido para bagagem em voos nacionais é de 2 litros. Se levar 5 garrafinhas de 500 ml, por exemplo, uma será descartada.

A bagagem de mão de até 10 kg faz parte das regras de embarque para voos domésticos e internacionais. Caso a mala do passageiro ultrapasse esse limite, é necessário pagar uma taxa para que a ela seja despachada no compartimento de cargas do avião.

Mas como funciona a franquia de mala de mão? Após nova regulamentação da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), a franquia para viagens nacionais ou internacionais passou a ser de 10 kg. Esse limite é válido para AZUL, GOL, LATAM e VOEPASS.

Pílulas e comprimidos não têm restrição de quantidades, a princípio. No entanto, pode haver inspeção nos aeroportos durante a viagem. Por isso, leve sempre a prescrição médica, acompanhada, preferencialmente, da tradução em inglês. Ter em mãos a nota fiscal do medicamento também é recomendável.

No geral, é possível usar chinelos em um voo, mas há algumas situações em que eles não são uma boa opção. Se o seu voo for longo ou tiver algum atraso, os chinelos podem não ser a melhor escolha. Além disso, se o avião estiver muito cheio, os chinelos podem torná-lo mais propenso a escorregões e quedas.

Power banks: O carregador portátil pode ser levado na cabine, com basicamente as mesmas regras das baterias de lítio metálico, de acordo com a capacidade.