Pode levar garrafa de vinho no avião 2022?

Perguntado por: asampaio . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4 / 5 13 votos

Pode levar vinho na bagagem de mão em voos nacionais? O transporte de bebidas alcoólicas é permitido desde que sejam considerados alguns critérios. Isso porque pode-se levar até cinco garrafas de vinho, uísque ou cerveja, desde que a bebida não ultrapasse 70% de percentual alcoólico.

Vamos começar por uma dúvida simples. E, sim, pode levar garrafinha de água em voos nacionais, mas com regras: a embalagem precisa ser de até 500 ml. Além disso, o limite de líquido para bagagem em voos nacionais é de 2 litros. Se levar 5 garrafinhas de 500 ml, por exemplo, uma será descartada.

Quanto é possível levar na mala? É possível transportar até 12 litros de vinho (ou bebidas) na mala despachada em um voo internacional por pessoa. Isso significa que você pode levar até 16 garrafas de vinho para o Brasil (de 750 ml).

Em bagagem de mão - voos domésticos: Sim. Em recipientes lacrados com capacidade de até 1L, não excedendo o total de 5L por passageiro.

Recomendamos levar a quantidade de até 5 litros como bagagem de mão. Todas as garrafas devem estar lacradas e conter até 1 litro de conteúdo e até 24% de álcool.

Posso levar vinho na mao? Olá Julio, é considerado voo internacional. Não é possível levar garrafas na bagagem de mão.

Note que o limite é de 12 litros e não 12 garrafas. Assim, se a garrafa possuir 750ml, padrão das garrafas de vinho, é possível trazer 16 garrafas sem a cobrança de imposto.

Cada bebida exige um cuidado diferente. As latas podem estourar se sofrerem muitas vibrações durante a viagem; os vinhos exigem que o transporte na vertical; já os demais líquidos em garrafas de vidro devem ser colocados de cabeça para baixo, evitando a contaminação por algum vetor.

Conheça as restrições para bagagem de mão
Em voos domésticos, é permitido levar até 5 litros de bebidas com até 70% de graduação alcoólica, lacradas pelo fabricante. Fique atento ao peso total da bagagem de mão, cujo limite é de 10 kg. Em voos internacionais, é permitido levar até 100 ml de líquidos por frasco.

Quantas bebidas alcoólicas posso levar no avião? Não há limite de quantidade no porão do avião, desde que as bebidas não excedam o peso de equipagem despachada permitido em sua tarifa, caso contrário cobraremos um valor extra por excesso.

Os frascos, por sua vez, devem ser embalados em uma sacola plástica com zip (apenas uma por passageiro), com capacidade máxima de 1 litro e com dimensões de até 20 cm x 20 cm. Itens que não se enquadrem nesse padrão podem ser barrados durante o check-in.

Uma garrafa de 750 ml mais básica, tipo aquela que encontramos nos vinhos mais em conta, pesa em torno de 550 gramas, quando vazia. Já as intermediárias, as mais usadas, pesam em torno de 620 a 680 gramas.

Voos internacionais permitem que cada passageiro despache até 12 litros de bebidas alcoólicas, o que equivale a 16 garrafas de vinho. Todavia, é importante pontuar que cada pessoa pode levar apenas 12 exemplares iguais. Qualquer quantidade acima disso será barrada no embarque.

Caso esteja a fazer uma viagem e deseje levar copos e garrafas de vidro consigo no avião como lembrança, pode optar por despachar estes itens na bagagem de porão ou organizar o envio por transportadora.

Na bagagem de mão, em vôos nacionais, é permitido levar duas garrafas de vinho. Já no caso de despache, não há limite, embora haja o perigo de excesso de peso e custo adicional (o peso varia de acordo com o voo – consulte a companhia aérea).

Para os voos internacionais, o limite de transporte é 12 litros de bebida alcoólica por pessoa – o equivalente a 16 garrafas de vinho de 750 mL. De qualquer modo, assim como nos voos nacionais, é recomendado prestar atenção no peso da mala.

Bebidas alcoólicas também são permitidas em voos nacionais, desde que atendam às condições; teor alcoólico de até 70%; quantidade máxima de 5 garrafas, com limite de 1 litro cada.