Pode levar fruta na mala de mão?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Frutas e legumes frescos costumam ser vetados por causa do risco de propagação de pragas e doenças, assim como produtos de origem animal. Veja os itens que não podem ser transportados: Carnes in natura ou industrializados (embutidos, enlatados, pescados);

Líquidos com mais de 100 ml
Garrafinhas de água, perfumes importados, cremes e bebidas alcoólicas devem ser guardados na bagagem despachada. Escolha sempre embalagens pequenas caso precise levar água na bagagem de mão.

Levar leite em pó é permitido sempre. Nas malas de mão é permitido pela Anac levarmos o alimento que será consumido pelo bebê durante o voo, seja ele nacional ou internacional. Os comissários esquentam, inclusive.

Ou seja, você pode levar fruta no avião desde que elas sejam secas, como bananas passas, por exemplo. Além disso, para que você consiga levar alimentos líquidos na mala, é necessário que você tenha cuidado para a capacidade do frasco. Isso porque as embalagens devem ter, no máximo, 100 ml.

Alimentos proibidos no avião
Frutas e legumes frescos costumam ser vetados por causa do risco de propagação de pragas e doenças, assim como produtos de origem animal. Veja os itens que não podem ser transportados: Carnes in natura ou industrializados (embutidos, enlatados, pescados);

Frutas frescas e desidratadas
Prefira àquelas que você pode consumir sem o auxílio de uma faca, como a banana, a pera, maçã ou goiaba. Frutas desidratadas também são opções interessantes de lanche para levar na mochila. Uvas passas, chips de maçã ou banana e damascos desidratados são ótimas alternativas.

Você pode levar alimentos congelados sem problemas a única regra é que você utilize um cooler ou um isopor bem fechado e com o gelo dentro de sacos plásticos para evitar vazamento! Também é possível despachar o cooler como uma mala!

Pode, desde que ele esteja dentro da embalagem original, com rotulação que permita ver sua marca e data de validade. Desde maio de 2016, cada passageiro com destino ao Brasil pode trazer até 10kg de queijo de longa maturação dentro da mala.

VOCÊ NÃO PODE COLOCAR ÁGUA NO AVIÃO
O que aconteceu? De acordo com dados da Scotland Yard, foram organizadas ações para causar explosões com líquidos químicos transportados na bagagem de mão.

Bagagem de mão: líquidos
A Resolução Número 207, de 2011, da ANAC, diz que não há nenhuma restrição quanto ao transporte de frascos vazios. Isso significa que você pode levar, por exemplo, uma garrafa de água vazia e, depois de passar pelo raio-x, enchê-la com água do bebedor da sala de embarque do aeroporto.

Itens de higiene em aerossol podem ser levados, mas tem regras, que são: só pode até 4 frascos de no máximo 300 ml ou 300 gramas cada. No caso de voos internacionais, como o limite de líquidos é de 100 ml, só é permitido um frasco de desodorante aerossol que tenha 100 ml ou menos na embalagem.

Líquidos, cremes e géis na bagagem de mão
Já os produtos aerossóis, como desodorantes e fixadores de cabelo, podem ser transportados em embalagens de até 300ml ou 300g sem exceder a quantidade de 4 frascos por pessoa, enquanto líquidos inflamáveis, como a acetona, não são permitidos na bagagem de mão.

Aerossóis e sprays de higiene pessoal, como desodorante, espuma de barbear e protetor solar, também podem ser levados na bagagem de mão. Em voos nacionais o limite é de quatro frascos de até 300 ml e nos internacionais de até 100 ml.

No caso do pó de café trata-se de produto industrializado e não incorre na restrição de entrada.

Alimentos frescos, como carne crua, frutos do mar, frutas frescas, verduras e até mesmo ovos, costumam ser permitidos levar na bagagem de mão, desde que sejam selados para evitar que qualquer cheiro e vazamento.

Pode levar alimentos na bagagem de mão? Sim, você pode levar comida para consumo dentro do avião. No atual momento, em função da pandemia, as companhias aéreas não estão distribuindo lanches durante ou depois de voos nacionais.

Alimentos também podem ser levados na bagagem de mão em voos nacionais. Mas é interessante evitar aqueles produtos com cheiro forte, pois o avião não tem ventilação interna e o odor pode incomodar você e as demais pessoas.

Confira abaixo três dicas básicas de armazenamento.

  1. Use plásticos do tipo zipbag para armazenamento. O filme plástico ou zipbag é importante para esse processo de conservação, pois, fora da proteção plástica, a casca acaba escurecendo rapidamente. ...
  2. Congele a fruta quando ela já estiver madura demais. ...
  3. Separe as bananas.

8 sugestões a levar para comer em viagens longas

  1. Água. Um dos itens prioritários e que não pode deixar de ser considerado quando se pensa em o que levar para comer em viagens longas é água. ...
  2. Lanches. ...
  3. Frutas. ...
  4. Barras de cereais. ...
  5. Biscoitos. ...
  6. Sucos. ...
  7. Café ...
  8. Chocolate.

Assim, há limitações de 0,5 kg ou 0,5 L por artigo nos voos domésticos. Para o álcool líquido utilizado para fins medicinais ou antissépticos, as restrições são semelhantes às aplicáveis ao álcool em gel. Neste sentido, há limitações de 0,5 kg ou 0,5 L por artigo nos voos domésticos.