Pode levar desodorante aerosol no avião 2022?

Perguntado por: etrindade . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

O desodorante aerossol é outro item pessoal proibido e não pode levar no avião. Eles são inflamáveis e podem colocar em risco a segurança dos passageiros. Por isso, não leve aerossóis e compre um em seu destino, para usar durante a viagem se não estiver dentro das regras da Anac.

Você pode levar na bagagem de mão líquidos em geral (perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante…), porém se atente a quantidade permitida. Em voos domésticos não há restrição, pode levar como e quanto desejar, desde que dentro do peso e volume definidos.

A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) determina que todos os líquidos e similares (creme, gel, aerossol e pasta) devem ser conduzidos em recipientes com capacidade de até 100ml. Esse volume não pode exceder 1 litro.

Em bagagem de mão - voo doméstico: desde que não exceda a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo em cada frasco seja inferior a 300 ml ou 300 g.

Pode levar desodorante de aerossol no avião? Segundo as regras da Anac, é permitido levar desodorante aerossol em voos dentro do País na bagagem de mão. Entretanto, no máximo, 4 frascos do produto em até 300 ml ou 300 gramas.

Em voos domésticos e internacionais, aparelhos de barbear em cartucho, alicates de unha e objetos com lâminas inferiores a 6 cm (inclusive canivetes, cortadores de unha, tesouras sem ponta e pinças) podem ser transportados na bagagem de mão.

Os produtos devem ser armazenados em uma embalagem plástica transparente para facilitar a inspeção dos agentes nos aeroportos antes do embarque. Além disso, líquidos e cremes em embalagens menores do que 100 ml devem ser armazenados com folga dentro de um saco plástico transparente vedado de até 1 L (20 cm x 20 cm).

Voos nacionais
As normas da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) preveem que cada item (shampoos, condicionadores e demaquilantes, por exemplo) deve ter no máximo 500ml, e cada passageiro pode levar itens que somem até 2 litros em sua bagagem de mão, ou seja, 4 embalagens de 500ml.

Mas, afinal, o que pode levar na bagagem de mão? É possível levar roupas, acessórios, itens de higiene pessoal, notebook, alimentos, água, álcool gel e itens de uso pessoal de uma forma geral. Em caso de dúvida sobre o transporte de algum objeto diferente, consulte a companhia aérea.

É possível levar bagagem de mão e mochila? Sim, qualquer voo permite que o passageiro leve uma bagagem de mão e uma mochila como item pessoal. No entanto, as mochilas não devem ser as de carga e sim simples, de poucos litros.

Em geral, os seguintes itens não podem ser transportados a bordo: líquidos, géis, aerossóis e armas de fogo de todos os tipos. Além disso, objetos pontiagudos como facas, lixas, cortadores de unhas, lâminas de barbear, ferramentas de trabalho ou pinças são proibidos dentro da cabine.

VOCÊ NÃO PODE COLOCAR ÁGUA NO AVIÃO
Alguns viajantes frequentes indicam que essa medida tomada nos aeroportos se deve ao fato de aproveitarem a demanda de visitantes para fazer compras e consumir em máquinas de venda automática, restaurantes e no Duty Free.

É permitido levar perfumes em voos nacionais, desde que a quantidade total de líquidos transportada na bagagem de mão não passe de 1,2 kg ou 1,2 litro. Cada frasco não pode ter capacidade maior do que 300 ml.

A pressão interna do aerossol, mesmo que a lata esteja vazia, ainda é muito grande e, ao ser perfurada, acaba explodindo ou causando intoxicações.

A resposta é sim, é-lhe permitido levar perfumes para a cabine do avião e levá-los consigo na sua bagagem de mão.

A bagagem de mão deve ter as seguintes dimensões máximas, tanto em voos nacionais quanto internacionais: 55 cm X 35 cm x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos). É preciso respeitar também o peso limite: 10 kg para voos dentro do Brasil ou que tenham o país como origem ou destino.