Pode levar comida para comer no avião?

Perguntado por: rmoraes . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Além disso, as comidinhas devem caber dentro da sua bagagem de mão e estar devidamente embaladas e com a data de vencimento marcada.

Vamos começar por uma dúvida simples. E, sim, pode levar garrafinha de água em voos nacionais, mas com regras: a embalagem precisa ser de até 500 ml. Além disso, o limite de líquido para bagagem em voos nacionais é de 2 litros. Se levar 5 garrafinhas de 500 ml, por exemplo, uma será descartada.

É possível levar um par de sapatos, cinco camisas, três calças, um blazer, além de roupas íntimas e itens de higiene.

Desde 1° de junho, vale lembrar, a companhia voltou a servir gratuitamente snacks (doces e salgados) e bebidas (água, café, suco e refrigerante) nos seus voos domésticos no Brasil após a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) liberar o serviço suspenso em função da pandemia de covid-19.

Para viagens dentro do Brasil, o transporte de carnes, peixes e até mesmo camarões é permitido pela maioria das companhias aéreas. Assim, esses itens e outros congelados, como o açaí e o queijo, podem ser levados desde que acondicionados corretamente.

Sim. No Brasil é permitido levar 5 garrafas de no máximo 1 litro cada uma, que contenham até 70º de álcool. Para o resto dos destinos, os recipientes podem ser de mais de 1 litro, mas cada passageiro pode levar no máximo uma quantidade líquida total de 5 litros.

Bagagem de mão: líquidos
A Resolução Número 207, de 2011, da ANAC, diz que não há nenhuma restrição quanto ao transporte de frascos vazios. Isso significa que você pode levar, por exemplo, uma garrafa de água vazia e, depois de passar pelo raio-x, enchê-la com água do bebedor da sala de embarque do aeroporto.

Pode levar perfume no avião? É permitido levar perfumes em voos nacionais, desde que a quantidade total de líquidos transportada na bagagem de mão não passe de 1,2 kg ou 1,2 litro. Cada frasco não pode ter capacidade maior do que 300 ml.

Pode levar bagagem de mão e mochila? Todo passageiro pode embarcar com uma mala de mão mais um item pessoal, que pode ser uma bolsa de ombro, um mochila ou uma sacola pequena. Casacos podem ir na mão, assim não ocupam lugar nem na bolsa e nem na bagagem de mão.

Franquia de bagagem de mão
Mas como funciona a franquia de mala de mão? Após nova regulamentação da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), a franquia para viagens nacionais ou internacionais passou a ser de 10 kg. Esse limite é válido para AZUL, GOL, LATAM e VOEPASS.

As malas de bordo, também conhecidas como bagagem de mão, é um item coringa e que vale a pena considerar se estiver pensando em viajar. Desde 2017, quando a nova norma ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) para bagagens entrou em vigor, as bagagens precisam ter medidas e peso específicos para poder embarcar.

A bagagem de mão de até 10 kg faz parte das regras de embarque para voos domésticos e internacionais. Caso a mala do passageiro ultrapasse esse limite, é necessário pagar uma taxa para que a ela seja despachada no compartimento de cargas do avião.

Isso porque até os quilos excedentes têm um limite. Caso exceda esse teto, a bagagem não poderá ser despachada e deverá ser enviada pelo serviço de carga da companhia. Ou ainda poderá ser dividida em dois volumes, desde que sejam pagas as taxas pelo número de volumes e/ou excesso de peso.

O peso da bagagem em voos internacionais é de 64 kg (duas malas de 32 kg cada) para países que tenham franquia por peça ou 20 kg no caso da franquia por peso. Nos voos nacionais (domésticos), o passageiro pode levar até 23 kg de bagagem no porão, fora a bagagem de mão, que vai junto com ele na cabine.