Pode levar Coca-cola no avião gol?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 8 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Não é permitido levar no avião nenhum tipo de bebida. Nem água, suco ou refrigerante. Algumas companhias aéreas permitem, desde que fechados.

Objetos proibidos que não podem ser levados no avião
Líquidos inflamáveis Líquidos inflamáveis, como gasolina, diesel, metanol, tintas, vernizes, aguarrás, solventes, petróleo, colas e álcool.

Produtos industrializados podem ser levados na sua bagagem, como cafés, chocolates, doces, balas, salgadinhos, frutas secas, biscoitos, cigarros e bebidas. Esses são apenas alguns exemplos. Para levar esses alimentos, você precisa embalá-los muito bem, de modo a garantir vazamentos.

Vamos começar por uma dúvida simples. E, sim, pode levar garrafinha de água em voos nacionais, mas com regras: a embalagem precisa ser de até 500 ml. Além disso, o limite de líquido para bagagem em voos nacionais é de 2 litros. Se levar 5 garrafinhas de 500 ml, por exemplo, uma será descartada.

Sim, você pode levar comida no avião.
Além disso, as comidinhas devem caber dentro da sua bagagem de mão e estar devidamente embaladas e com a data de vencimento marcada.

Em bagagem despachada: Sim. Em recipientes lacrados com capacidade de até 1L, não excedendo o total de 5L por passageiro.

A bebida deve estar com lacre de fábrica e pode ser transportada na bagagem de mão ou despachada. Esse é o máximo permitido para bagagens de mão em vôos nacionais.

Como cada companhia aérea opera nos voos nacionais
É permitido transportar embalagens de até 1 litro e no máximo 5 litros por passageiro. Cada bebida deve ter teor alcoólico de no máximo 70% por volume. As embalagens podem ser transportadas na bagagem de mão.

Nenhum creme, líquido, gel, aerosol ou similar com mais de 100 ml pode embarcar. O intuito é evitar substâncias explosivas a bordo.

Separamos alguns itens que não são permitidos na mala de viagem despachada em voos internacionais:

  • Aparelhos eletrônicos.
  • Documentos pessoais.
  • Dinheiro.
  • Joias e itens de valor.
  • Líquidos com mais de 70% de teor alcoólico.
  • Produtos inflamáveis, como isqueiros.
  • Cigarros eletrônicos.
  • Baterias e pilhas de íon.

Todo passageiro tem direito de levar uma bagagem gratuita de mão com até 10kg, respeitando as medidas máximas de 35cm de comprimento, 25cm de largura e 55cm de altura. Essas regras são válidas tanto para voos nacionais quanto internacionais.

Sim, você pode levar a comida tanto na bagagem de mão, quanto na bagagem despachada. Lembre-se de que os produtos devem estar embalados e intactos. Algumas companhias aéreas podem recusar o transporte de produtos perecíveis, especialmente em voos de longa distância.

A possibilidade de transporte de remédios se torna um pouco mais restrita quando a substância é utilizada na forma líquida ou em spray. Nesses casos, só é possível transportar na bagagem de mão até 100 ml, em embalagem vedada, transparente, de no máximo 1 litro e de dimensões que não superem 20 cm x 20 cm.

Uso de máscaras em aeroportos e aeronaves não é mais obrigatório — Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC)

O atendimento de check-in no aeroporto está disponível a partir de 3 (três) horas antes do voo e se encerra 1 (uma) hora antes dele. Caso precise despachar bagagem, recomendamos que chegue com no mínimo 3 (três) horas de antecedência do seu voo para evitar filas e aglomerações.

Assim, esses itens e outros congelados, como o açaí e o queijo, podem ser levados desde que acondicionados corretamente. O que isso quer dizer? Que tem como levar alimentos congelados no avião desde que eles estejam rotulados e dentro de isopores ou caixas térmicas.