Pode levar cigarro na bagagem despachada?

Perguntado por: izaganelli . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Não! Circular com eles em voos nacionais ou internacionais no BR é crime, passível de multa e prisão, e precisa responder em liberdade.

Os países da União Europeia (UE) podem limitar o número de cigarros que pode trazer consigo de outros países da UE que ainda não cobram o nível mínimo de impostos especiais de consumo. Este limite não pode ser inferior a 300 cigarros.

Separamos alguns itens que não são permitidos na mala de viagem despachada em voos internacionais:

  • Aparelhos eletrônicos.
  • Documentos pessoais.
  • Dinheiro.
  • Joias e itens de valor.
  • Líquidos com mais de 70% de teor alcoólico.
  • Produtos inflamáveis, como isqueiros.
  • Cigarros eletrônicos.
  • Baterias e pilhas de íon.

Aos fumantes, é permitido levar até dois pacotes com 10 carteiras cada.

Armas de fogo de todo tipo (incluindo réplicas e armas de brinquedo), líquidos, gel, aerossóis, artigos de gás pimenta e objetos pontiagudos e cortantes, como: facas, lixas, cortadores de unha, lâminas de barbear, ferramentas para mão de obra ou pinças, agulhas e/ou palitos de tricô, tacos de baseball e tacos de bilhar ...

Nas chegadas, a quantidade permitida é a seguinte: 250g de tabaco preparado para cachimbo; 20 maços de cigarros de produção estrangeira (400 unidades no total); 25 unidades de charutos ou charutos.

embalagem de Cigarro: Um maço frequentemente contém 20 cigarros, o pacote contém 10 maços ou 200 cigarros, [...]

Quantos maços de cigarro posso levar em viagem de avião nacional? É permitido até 300 cigarros de 3g em voos nacionais no Brasil — a quantidade é equivalente a 15 maços de cigarros.

2. Para alguns produtos, a Receita Federal limita a quantidade, como nos casos de: bebidas alcoólicas (12 litros), cigarros de fabricação estrangeira (10 maços), charutos ou cigarrilhas (25 unidades) e fumo (250 gramas). Veja exemplos de bens de uso pessoal, que ao trazer do exterior, você não pague taxas: Celular*

Ao despachar sua mala de viagem 23 kg, existe o risco de que ela seja extraviada ou violada. Por isso, não é indicado levar medicamentos e itens de valor, como jóias e dinheiro.

O que pode levar na mala despachada? Essa resposta depende do destino da viagem. Em uma viagem nacional, de modo geral, as companhias aéreas exigem o mesmo peso para qualquer bagagem despachada. Ou seja, cada mala deve ter 23 kg, podendo variar de acordo com a regra de cada companhia aérea.

Caso você queira despachar uma caixa em vez de usar uma mala, o envio é feito da mesma maneira, contando que esteja dentro dos limites de tamanho e peso permitidos.

Enquanto que é permitido transportar cigarros em viagem para uso pessoal, o envio de cigarros por correio entre particulares não é permitido na maioria dos países da UE. Assim sendo, os particulares que optam por enviar cigarros por correio ou transportadora fazem-no sob sua própria conta e risco.

E caso a bagagem exceda o limite de 23 kg ou as dimensões máximas permitidas, as companhias aéreas cobram uma taxa adicional que pode ser de até R$ 250 por peça, ou um adicional por quilo excedido.

Ou seja, se você estiver viajando com mais de 1 mala e qualquer uma delas exceder 23 kg (51 lb) ou 158 cm lineares (62,2 in), você terá que pagar um valor por exceso por esta peça em particular. O valor por exceso total pode ser uma soma por ambos os conceitos (peso + dimensões excedidas).