Pode levar celular para o 6º ano?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 25 de abril de 2023
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Resposta. Resposta: A partir do ensino médio .

Portanto, se o estudante estiver usando o celular como distração e não aprendendo o conteúdo da aula, o professor adquire o direito de pegar o aparelho, desde que este tipo de punição esteja presente no regimento escolar.

Vale dizer que, apesar de proibir os alunos de utilizarem aparelhos em sala de aula, a lei permite o uso de eletrônicos quando orientado pelo professor — para fins pedagógicos, no caso. Além disso, também está liberada a utilização desses aparelhos nos intervalos e nos horários de recreio.

Na Casa Escola, a orientação é que os alunos até o 5º não levem os aparelhos, devido à pouca maturidade para controle do uso. Já os estudantes do Ensino Fundamental II têm o uso regrado.

O uso de celular em salas de aula é proibido em alguns estados em escolas estaduais, quanto ao dizer de escolas municipais e privadas, poderão ser criadas regras para que seja isto proibido, caso não haja esta regra expressamente escrita, os alunos podem utilizar estes aparelhos, pois não há nada que os impeçam.

Artigo 17 do Estatuto da Criança e do Adolecente, Artigos 136, 146, 163 e 168 do Código Penal e Artigo 1.634 do Código Civil.

Proíbe o uso telefone celular nos estabelecimentos de ensino do Estado, durante o horário de aula. Os textos contidos nesta base de dados têm caráter meramente informativo. Somente os publicados no Diário Oficial estão aptos à produção de efeitos legais.

O texto dá autonomia para professores e coordenadores revistarem as mochilas dos alunos e amplia o suporte das forças de segurança pública. “Essa lei compila várias legislações existentes”, destacou Caiado.

De acordo com a Constituição Federal Brasileira todas as pessoas tem direito de liberdade e esse direito da a liberdade para que as pessoas possam se locomover, assim, o professor não pode impedir o aluno de ir ao banheiro.

Outro questionamento, por vezes objeto de dúvida dos alunos, é a licitude da gravação de imagem ou voz do professor para fins de acompanhamento didático, ou seja, gravar conteúdo das aulas para assistir em casa depois. Também nestes casos, o aluno não pode registrar a imagem ou voz do professor sem sua autorização.

LEI Nº 9.394, DE 20 DE DEZEMBRO DE 1996.
Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Os alunos do 6º ano têm no total 11 disciplinas, incluindo Educação Física, Arte, Redação, Português Matemática, Ensino Religioso e Inglês (materiais já listados acima).

Recomendado para crianças de 11 anos, o 6º ano do Ensino Fundamental II ainda pode ser encarado como uma fase transitória. O aluno, que antes tinha sua aula dividida por meio de eixos - na maioria dos casos aula com poucos professores - passa a estudar com disciplinas mais específicas e maior variedade de professores.

Os alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental devem usar cadernos e não fichários. 4. A quantidade de folhas solicitadas por caderno deve ser respeitada, bem como a separação por matérias, tanto para evitar peso desnecessário nas mochilas como para que os professores possam recolher os cadernos para avaliações.

1 caderno pautado de 60 folhas pequeno para Inglês ou arquivo com folhas pautadas. Minigramática.

Permitem maior mobilidade
Nesse sentido, o professor pode disponibilizar textos, apresentações, imagens, vídeos, aplicativos etc, para serem acessados pelos alunos. Além disso, o uso de celular em sala de aula ajuda a economizar os recursos da escola, como papel e tinta para impressão.

5 dicas para aliar o uso do celular na escola

  1. Entenda a finalidade que os alunos usam o celular. ...
  2. Estabeleça regras de uso. ...
  3. Alie as ferramentas do celular para propor atividades mais interativas. ...
  4. Crie grupos de discussão. ...
  5. Integre tecnologia e educação com quem entende do assunto.

7 dicas de como aproveitar o smartphone na escola

  1. Buscar informações instantaneamente. ...
  2. Registrar cenas do mundo para discutir em sala. ...
  3. Fazer pequenos testes. ...
  4. Acessar notícias. ...
  5. Ver vídeos e ouvir músicas. ...
  6. Usar recursos múltiplos sem complicação. ...
  7. Comunicar-se fora do horário de aula.