Pode levar as sobras do rodízio de pizza?

Perguntado por: mbelchior2 . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 17 votos

Enviar ou entregar ao consumidor, sem solicitação prévia, qualquer produto, ou fornecer qualquer serviço, é considerada uma prática abusiva de acordo com o art. 39, III, CDC.

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços aprovou proposta que proíbe restaurantes e estabelecimentos comerciais semelhantes de cobrar taxa extra do cliente que pedir para dividir uma refeição em duas porções.

De acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), os consumidores têm o direito de entrar nas salas de cinema com produtos adquiridos em outros locais ou trazidos de casa.

Coma, mastigue, respire, assista à TV, converse e depois coma de novo. Isso vai criar um ritmo perfeito para que você consiga comer o máximo possível. Lembre-se que o rodízio não é por tempo, então você pode ficar lá até a casa fechar.

Para isso, basta o usuário cadastrar o último dígito da placa do carro no aplicativo de mapas para que o GPS trace caminhos fora da área de rodízio ao utilizar o Maps em dias proibidos. O motorista que desrespeita o rodízio comete infração média, com multa no valor de R$ 130,16 e quatro pontos na carteira.

Por isso, nem todo o excedente pode ser doado. As sobras, que são alimentos não distribuídos e mantidos em condições de segurança de conservação podem ser doadas. Já os restos, ou seja, tudo aquilo que foi servido e manipulado pelo cliente, não. “A cozinha é como se fosse um cofre que protege a comida”, diz Adriana.

Mas se você não tiver criatividade para reaproveitamento de sobras mas quer evitar um destino inadequado de sobras alimentares em restaurantes, é possível realizar uma doação. Desde de junho de 2020, a Lei 14.016 foi atualizada e os restaurantes podem doar as sobras de alimentos!

O que acontece com os outros pedaços? Se forem partes nobres, são utilizadas em outros pratos. Uma ponta de filé vira um tartare, um picadinho ou ainda um carpaccio. Se não é utilizável, vira caldo, normalmente (ossos, aparas não comestíveis e outros) e, em último caso, vira refeição dos funcionários também.

O rodízio nos convida assim: Se esbalde, seja guloso naquilo que te apetece, experimente muito, mas muito “mais do mesmo”! O chamado do self-service é: Pode variar um pouco, pode colorir seu prato, mas não saia do confortável, não corra riscos e nunca pague o preço para provar daquilo que você não gosta!

Como o consumidor deve proceder ao encontrar cabelo, insetos ou detritos na comida em um restaurante? O consumidor deve, antes de mais nada, reunir provas do ocorrido mediante fotos com seu celular e testemunhas.

Não existe vedação legal, o cinema não pode obrigar o(a) consumidor(a) a consumir somente os produtos vendidos pela sua lanchonete/loja, sob pena de caracterizar 'venda casada'”, explica.

Os cinemas não podem te impedir de entrar com alimentos comprados em outros locais.

Afinal, pode entrar com mochila no cinema? Segundo a legislação brasileira, os estabelecimentos não podem impedir os clientes de entrar em suas salas de cinema com mochilas ou bolsas.

Se for na hora da janta, faça um almoço volumoso porém leve e baixo em calorias. Um punhado de salada e alguma outra coisa, como uma porção de arroz e alguma carne ou sei lá. Não importa muito o quê, pra ser sincero. Mas o ideal é ser leve, pra não ter nenhuma fatiga na hora de comer de verdade.