Pode levar álcool líquido 70 no avião?

Perguntado por: omello . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.2 / 5 10 votos

Assim, há limitações de 0,5 kg ou 0,5 L por artigo nos voos domésticos. Para o álcool líquido utilizado para fins medicinais ou antissépticos, as restrições são semelhantes às aplicáveis ao álcool em gel. Neste sentido, há limitações de 0,5 kg ou 0,5 L por artigo nos voos domésticos.

More. A quantidade de álcool gel permitida em voos domésticos é limitada em até 500ml/500g por embalagem. Já o álcool líquido é um produto altamente inflamável e está proibido em transporte aéreo.

De acordo com a Anac, todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e juntos não podem exceder à capacidade de um litro.

Em sua bagagem despachada você pode transportar bebidas alcoólicas contidas em seu recipiente de venda, e as mesmas não podem exceder um litro cada uma e uma concentração de mais de 70% de álcool.

Como comentamos antes, é preciso estar atento às regras para transportá-lo: o álcool gel na bagagem de mão é limitado a não mais que 500 ml por recipiente. No caso de voos internacionais, os frascos de álcool gel devem ser de plástico transparente e com capacidade máxima de 100ml.

Itens de higiene em aerossol podem ser levados, mas tem regras, que são: só pode até 4 frascos de no máximo 300 ml ou 300 gramas cada. No caso de voos internacionais, como o limite de líquidos é de 100 ml, só é permitido um frasco de desodorante aerossol que tenha 100 ml ou menos na embalagem.

Nenhum creme, líquido, gel, aerosol ou similar com mais de 100 ml pode embarcar. O intuito é evitar substâncias explosivas a bordo.

Recomendamos levar a quantidade de até 5 litros como bagagem de mão. Todas as garrafas devem estar lacradas e conter até 1 litro de conteúdo e até 24% de álcool.

Outra dúvida muito comum é se pode levar desodorante aerossol no avião. A regra é que os frascos não ultrapassem 300 g ou 300 ml nas bagagens de mão e 0,5 kg ou 0,5 L nas malas despachadas, sem ultrapassar 2 kg ou 2 L. Tanto para os artigos de beleza quanto para aerossóis, é importante que o produto esteja bem lacrado.

Medicamentos e líquidos também podem ser levados nas malas de mão em voos nacionais, independentemente da quantidade. O que você precisa prestar atenção é no peso total e no volume: todos os produtos líquidos da bagagem não podem ultrapassar 1,2 kg ou 1,2 L; cada produto deve ter, no máximo, 300 g ou 300 ml.

A quantidade máxima de líquidos não pode ser superior a 1 litro e cada passageiro pode levar somente uma bolsa. Segundo a Anac, aerossóis e atomizadores não podem ser transportados em bagagem de mão, salvo se forem de uso médico ou de asseio pessoal (como desodorantes, perfumes e espuma de barbear).

Cosméticos (shampoos, condicionadores): não há restrições para esses ou outros líquidos na bagagem de mão voo nacional, Bebidas alcoólicas: pode-se carregar até cinco unidades de até 1 L, com percentual de álcool abaixo de 70% e na embalagem original, caso contrário, o produto é descartado.

A resposta é sim, é-lhe permitido levar perfumes para a cabine do avião e levá-los consigo na sua bagagem de mão.

Joias e objetos de valor
Na lista do que não pode levar na bagagem despachada, as companhias aéreas incluem joias, dinheiro e objetos de valor. Essa orientação é uma medida de segurança para o próprio passageiro. Ao despachar uma bagagem, existe o risco de que ela seja extraviada ou até danificada e violada.

No item pessoal geralmente são levados notebook, tablet, máquinas fotográficas, documentos, produtos de higiene pessoal que podem ser necessários durante o voo, livros ou passatempos, remédios, além de uma muda de roupa (porque, três batidinhas na madeira, ninguém está livre de ter a bagagem despachada extraviada).

Aí, menciona ainda sobre a conservação: “só é permitido o embarque de gelo em forma de gel ou sacos plásticos isolados e herméticos”.

Nos voos nacionais, o passageiro pode transportar na bagagem de mão até 500 ml de álcool líquido ou 500 g de álcool em gel. Em viagens internacionais, a quantidade não pode ultrapassar 100ml.