Pode levar álcool 70 no avião?

Perguntado por: smonteiro . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Álcool líquido é permitido a bordo? Não, você não pode levar a bordo aquele álcool líquido vendido em supermercados, mesmo que em embalagens menores. De acordo com a ANAC e as companhias aéreas, só são permitidos álcool gel e antissépticos 70% em sua embalagem original.

De acordo com a Anac, todos os líquidos, inclusive gel, pasta, creme, aerossol e similares, devem ser conduzidos em frascos com capacidade de até 100 ml e juntos não podem exceder à capacidade de um litro. O turista pode conseguir uma dessas sacolas plásticas especiais no próprio aeroporto.

Bebidas alcoólicas — Agência Nacional de Aviação Civil ANAC. Em bagagem de mão - voos domésticos: Sim. Em recipientes lacrados com capacidade de até 1L, não excedendo o total de 5L por passageiro.

Cada volume deve conter, no máximo, 1 litro, não excedendo o total de 5 volumes por passageiro. Esse limite aplica-se tanto às bebidas alcoólicas transportadas em bagagem despachada como em bagagem de mão.

Caso seu voo doméstico esteja na mesma reserva do voo internacional será possível despachar os 12 litros da cota de isenção internacional. Porém se sua reserva for separada, só mesmo com a boa vontade do agente que lhe atender, pois vale a regra dos 5 litros.

Sim, você pode levar líquidos em geral na bagagem de mão, como perfume, pasta de dente, gel, creme, esmalte, desodorante antitranspirante, entre outros. Mas se atente a quantidade permitida. Em voos nacionais, a quantidade total de líquidos e/ou géis transportada na bagagem de mão não pode passar de 1,2kg ou 1,2litro.

Smart bags (malas inteligentes) com baterias de lítio não removíveis; Termômetro clínico a base de mercúrio; Estiletes; Acetona, cloro ou alvejante.

Nenhum creme, líquido, gel, aerosol ou similar com mais de 100 ml pode embarcar. O intuito é evitar substâncias explosivas a bordo. Em 1976, 73 pessoas morreram na queda de um avião em Barbados. A tragédia foi provocada por explosivos carregados em dois tubos de pasta de dente.

Aerossóis e sprays de higiene pessoal, como desodorante, espuma de barbear e protetor solar, também podem ser levados na bagagem de mão. Em voos nacionais o limite é de quatro frascos de até 300 ml e nos internacionais de até 100 ml.

Segundo a ANAC, os líquidos devem ser armazenados em embalagens de até 100 ml. O limite máximo permitido é de 1 L ou 10 frascos de 100 ml. Os produtos devem ser armazenados em uma embalagem plástica transparente para facilitar a inspeção dos agentes nos aeroportos antes do embarque.

Conforme informações acima, o álcool em gel é considerado um artigo de higiene. Assim, há limitações de 0,5 kg ou 0,5 L por artigo nos voos domésticos.

O desodorante aerossol é outro item pessoal proibido e não pode levar no avião. Eles são inflamáveis e podem colocar em risco a segurança dos passageiros. Por isso, não leve aerossóis e compre um em seu destino, para usar durante a viagem se não estiver dentro das regras da Anac.

É possível levar um par de sapatos, cinco camisas, três calças, um blazer, além de roupas íntimas e itens de higiene.

As embalagens precisam estar em uma bolsa transparente, com tamanho de 1 litro. Para transportar esses itens na sua bagagem despachada, as embalagens não podem ter mais que 470 ml (16 onças) cada. Além disso, cada passageiro pode transportar no máximo 2 L (70 onças) desses produtos.

Em bagagem de mão - voo doméstico: desde que não exceda a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo em cada frasco seja inferior a 300 ml ou 300 g.