Pode levar 3 multas no mesmo dia?

Perguntado por: alopes . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

Ou seja, independentemente do momento e da infração, qualquer pessoa que estiver dirigindo pode levar mais de uma multa pelo mesmo motivo, em um único dia.

Atualmente, o prazo passou a ser de 30 dias a contar da data em que recebeu a notificação de tal infração. Após o fim do prazo, se a transferência não tiver sido realizada, o principal condutor do veículo ou o proprietário, será considerado o responsável pela infração.

A pessoa ser multada duas vezes, por agentes diferentes, a respeito da mesma infração, configura o “Bis In Iden”, ou seja, impossibilidade de punição. Essa é uma irregularidade que está prevista no artigo 281 do CTB, onde os agentes estariam cometendo um erro por terem multado a mesma ocorrência.

Isso quer dizer que: é possível tomar mais de uma multa por rodízio no mesmo dia, mas apenas se o motorista cujo carro não poderia circular na cidade naquele dia for flagrado entre as 7 e 10 da manhã e novamente entre 17h e 20h.

É possível receber mais de uma multa por rodízio no mesmo dia? E a resposta a essa pergunta é sim. É possível receber uma multa no período da manhã (das 7h às 10h) e outra no período da tarde ou período noturno (das 17h às 20h).

O número de pontos por cometer infrações também pode levar à suspensão da carteira. Três infrações gravíssimas são suficientes para isso, visto que já somam 21 pontos. Para evitar esse acúmulo, é possível recorrer das infrações recebidas a fim de cancelar os pontos recebidos.

O motorista que recebe uma notificação de infração, seja qual for a situação, tem o direito de recorrer contra a multa de trânsito por até três vezes. As fases são: Defesa Prévia, 1ª instância Junta Administrativa de Recursos de Infrações - JARI e 2ª instância Conselho de Trânsito - CETRAN.

Não podem ser transferidas as multas em que o condutor foi abordado e autuado em flagrante, sendo identificado no momento da infração pelo agente. Nesses casos, não é possível indicar condutor nem passar os pontos referentes à multa para outra pessoa habilitada. Como posso recorrer a uma multa?

A multa gravíssima só pode ser transferida se não foi você que tenha cometido a infração. Lembrando que transferir multa quando era você que estava dirigindo é crime passível de até cinco anos de cadeia. Por isso, só transfira multas quando você for realmente inocente. Não vale correr esse risco!

Como explicamos, eles têm validade de 12 meses. Durante esse período, é necessário se prevenir de cometer novas infrações para não atingir o limite máximo. Consultar os pontos na CNH é simples e pode ser feito de várias maneiras.

Descrição. Quando a multa de trânsito foi paga em duplicidade, o proprietário do veículo poderá pedir a restituição do valor pago a mais através do serviço online disponível no link abaixo. Importante: somente o proprietário do veículo ou seu representante legal podem acessar o Serviço Online.

Você já ouviu falar em multa gravíssima que multiplica por 3? Isso acontece porque algumas infrações, no entender dos legisladores, oferecem risco maior ao trânsito e, por isso, o valor da multa é mais alto.

Pontos e suspensão da CNH

Tipo de infraçãoPontos na CNH
Multa gravíssima7 pontos
Multa grave5 pontos
Multa média4 pontos
Multa leve3 pontos

O fator multiplicador incide apenas sobre algumas infrações de natureza gravíssima, incluindo recusar o teste do bafômetro (x10 – R$2.934,70), deixar de prestar socorro em acidente (x5 – 1.467,35), dirigir veículo com CNH de categoria diferente (x2 – 586,94), entre outras condutas.