Pode levantar o calcanhar no agachamento?

Perguntado por: amorais . Última atualização: 24 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Levantar o calcanhar do chão durante o agachamento é um movimento compensatório não muito comum, mas ocorre de vez em quando (Figura 4). Em muitos casos, esse movimento compensatório não é observado, simplesmente porque as pessoas usam sapatos com um salto elevado.

Como o calço para agachamento ajuda neste caso? Basicamente, damos mais apoio para o tornozelo, dando estabilidade para o calcanhar. Este apoio, vai fazer com que seja necessário menos mobilidade do tornozelo, para a execução do agachamento. Isso vai tornar o movimento mais simples e seguro.

Benefícios em fazer agachamento com apoio no calcanhar
A função do quadríceps é alongar a articulação do joelho. Para isso, o agachamento e suas variações são os melhores exercícios para quadríceps.

A personal trainer argumentou que fazer agachamento diariamente aumenta a força e a potência dos glúteos, posteriores das coxas e quadríceps, proporcionando uma maior definição para as pernas e para o bumbum, melhorando assim, a mobilidade dos quadris e dos tornozelos, além de fortalecer e tonificar o core.

Benefícios do agachamento
Portanto é um exercício importante na rotina para a manutenção da boa condição física, do ganho de força para a realização das tarefas e para a própria proteção das articulações envolvidas no movimento.

Treinar descalço para exercícios de perna unilateral é muito benéfico! Fazer todo o treinamento com uma pernadescalço é uma ótima maneira de melhorar a coordenação muscular dentro do pé e melhorar sua 'sensação' ou propriocepção, conforme você se move.

As pesquisas mostram, logo, que realizar agachamento com os pés juntos não é o mais adequado, sobretudo devido à base estrutural do corpo humano. A postura pode ficar comprometida, tornando a execução ineficaz.

“Esse tipo de agachamento mexe bastante com a parte anterior de penas (quadríceps) e cai melhor para pessoas já condicionadas, que querem melhorar ainda mais o tônus muscular da região”, aponta Gorgulho. Se você quer ir além e se desafiar no movimento, a dica é deixar os pés ainda mais próximos.

Assim, ele tem diversas formas de execução, até mesmo em aparelho de academia — o chamado agachamento smith. O movimento trabalha bastante os músculos posteriores da coxa e também os da parte da frente dela, que são os quadríceps. Então, se você quer engrossar essa área, o agachamento é uma boa pedida.

Para pessoas iniciantes, a recomendação é que faça 15 agachamentos corretamente, sendo indicado no primeiro dia a realização de 3 séries de 5 agachamentos com intervalo de 1 minuto entre as séries.

Segundo Walkíria Brunetti, fisioterapeuta especialista em Pilates, os chinelos e rasteirinhas não oferecem nenhum suporte para o arco do pé. “A sola desses calçados deixa os pés planos, o que não é ideal.

Eleve os calcanhares e fique na ponta dos pés. Desça devagar, mantendo o equilíbrio. Levando o peso do corpo para a borda lateral e para os dedos mínimos. Levando mais o peso do corpo para dentro do arco do pé e para o dedão.

Movimento do calcanhar
Toque ritmicamente o dedo do pé e, em seguida, o calcanhar no chão, tentando isolar todos os movimentos do tornozelo. Comece devagar e aumente a velocidade para produzir uma batida rápida, mas rítmica. Faça 3 séries de 50 repetições.

Qual agachamento dá mais resultado? Como resultado, o agachamento búlgaro apresentou a melhor performance como exercício para os glúteos, seguido do stiff e, por último, o agachamento tradicional. Ainda mostrou ser o mais recomendado para ativação do músculo posterior da coxa.

A dor muscular pós-treino acontece pelo acúmulo do ácido lático nos músculos e, geralmente, aparece logo após o exercício. Mas esta não é a única razão, já que a dor muscular pós-treino que demora mais a aparecer pode estar associada a micro lesões nos músculos.