Pode ler deitado?

Perguntado por: odamasio2 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Quanto a ler deitado, não causa nenhum dano definitivo aos olhos, contanto que tenha boa iluminação e boa visão”, alerta. De acordo com o especialista, longos períodos de concentração também podem provocar cansaço temporário dos olhos.

6 – Não estude deitado!
Além de prejudicar a sua postura, provocando dores no pescoço e nas costas, seu rendimento pode diminuir muito e logo você cederá ao sono e à preguiça. Ao invés disso, organize um espaço para estudar, com uma escrivaninha, uma cadeira confortável e boa iluminação.

"Os livros devem ser lidos à distância do cotovelo, ou seja, pegar num livro, pousar os antebraços e ler, numa posição de costas direitas, sem estar curvado, nem demasiado perto. A distância que isto coloca o livro dos olhos é à volta dos 40 centímetros", explica Raúl Sousa.

Para uma boa leitura, busque uma posição saudável. Procure uma cadeira ou um sofá confortável onde toda sua coluna fique apoiada. Evite assentos muito altos, para que seus pés fiquem apoiados no chão e a parte inferior da coluna não se sobrecarregue.

Segundo os médicos, a melhor postura para a leitura é sentado. De preferência, de uma maneira em que toda a sua coluna estiver apoiada e, principalmente, com os pés no chão (nada de pezinho balançando), isso é o ideal para que a coluna não fique sobrecarregada.

Tomar notas se achar necessário; Inferir o sentido de uma palavra ou expressão; Estabelecer relação entre partes de um texto e; Localizar informações explícitas no texto.

Ler em lugares mais escuros não faz mal para a saúde dos olhos de maneira definitiva e não é responsável por causar problemas como miopia ou astigmatismo, por exemplo. Apesar disso, é um hábito que aumenta o cansaço da visão, aumenta as dores de cabeça e também diminui a qualidade de leitura em geral.

Ler também acalma a mente e desvia o foco de quaisquer preocupações que possam mantê-lo acordado. “Para muitas [pessoas], ler pode ser relaxante e agradável, o que pode colocar sua mente e corpo na mentalidade ou humor adequados para ir dormir”, explica Dr.

De acordo com uma análise do Instituto Ayrton Senna, o desempenho dos alunos do noturno do Ensino Médio na Avaliação Nacional da Educação Básica (ANEB) é equivalente a um ano e meio de atraso em relação ao nível apresentado pelos estudantes do diurno.

Estudar antes de dormir é a melhor opção
Contudo, dormir antes ou depois de estudar ajuda na memorização, mas é o estudo anterior ao sono que ficará mais acessível em sua mente e, consequentemente, terá mais chances de ser armazenado no cérebro.

Veja a seguir mais algumas dicas para evitar o sono durante a leitura: - Evite ler deitado na cama ou sofá, pois isso pode causar um relaxamento dos músculos e levar à sonolência; - Mantenha uma postura adequada durante a leitura; - Ao sentir que está com sono, levante-se e, posteriormente, volte à leitura.

Assim ao ler temos pelo menos 3 grupos de pequenos músculos atuando em conjunto. E como qualquer músculo, entram em fadiga caso usados por muito tempo. Por isso é comum a queixa de pessoas que conseguem ler pela manhã, mas a tarde e a noite não mais conseguem.

Faça uma musculação com os olhos
Sem esforço, olhe para todos os lados durante dez segundos. Com isso, faça três repetições para cada direção. Logo, você sentirá que sua visão está mais relaxada. Por isso, essa técnica é indicada depois de muito tempo olhando para um ponto, como o computador ou celular.

Apoie seus cotovelos na mesa ou coloque uma almofada embaixo dos braços para apoiar os cotovelos (caso não tenha mesa ou travesseiro flexione as pernas para apoiar seus braços na coxa). Nas leituras deitado, de barriga para cima, apoie algumas almofadas atrás das costas e cervical para manter um ângulo inclinado.

Antes de dormir, a leitura prepara o organismo para dormir, por meio da diminuição dos batimentos cardíacos e dos níveis de atividade cerebral. O resultado dessa combinação é uma sensação de bem-estar e relaxamento.

Amplia o repertório de vocabulário
Além de todos os benefícios para o cérebro, a leitura ajuda a desenvolver as capacidades ligadas ao aprendizado, pois amplia nosso vocabulário, nos faz relembrar regras de ortografia e gramaticais, favorece a melhora da escrita e auxilia no desenvolvimento do nosso senso crítico.

Ler ou escrever em computador não causa nenhum problema grave de visão. Hoje não temos como evitar trabalho em computador, celular e smartfone. Os monitores de computador, celular e tablet não emitem nenhum tipo de energia ou radiação que prejudique os olhos.

OS PROBLEMAS QUE A LEITURA PROLONGADA PODE ACARRETAR A VISÃO
Segundo um estudo feito pela American Academy of Ophthalmology, as pesquisas realizadas revelam que a leitura prolongada pode não apenas acarretar, mais também intensificar os sintomas da “síndrome do olho seco”.

Forçar a vista nunca é saudável para a saúde dos olhos. São consequências ruins e extremamente desagradáveis, como dor e ressecamento dos olhos, assim como dores de cabeça e visão embaçada.

Continuar lendo É bom ler deitado?