Pode lavar roupa de bebê recém nascido na máquina de lavar?

Perguntado por: bourique . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

As roupinhas do bebê podem ser lavadas tanto à mão quanto na máquina, mas é necessário utilizar produtos específicos, que deixam menos resíduos nas peças, em ambos os casos. Por isso, na hora de lavar roupa de bebê, opte por produtos próprios para esse tipo de peça, como o sabão de coco, por exemplo.

Faça uma higienização prévia da máquina. Você pode usar o recurso autolimpante (caso seu aparelho possua) ou mesmo lavar o tambor com bucha e o mesmo sabão neutro/de coco que usar para as roupas do bebê. Outra opção é higienizar a máquina com um pouco de água sanitária e efetuar um ciclo normal de lavagem.

Pode-se lavar as roupas de bebê na máquina sim, inclusive na lava e seca. O segredo é colocar no menor ciclo de lavagem. Não é preciso esfregar por muito tempo, pois as roupinhas não são sujas.

A primeira lavagem das Fraldas novas é bastante simples. Basta colocar na máquina, com água e sabão e deixar fazer o ciclo completo ( lavar, enxaguar e centrifugar). Repita pelo menos duas vezes a lavagem dos absorventes para retirar os resíduos de goma do tecido.

- Lavar a mão ou na máquina em ciclo para bebê. - Não utilizar secadora. - Secar no varal. - Não torcer.

sabão de coco

O sabão para lavar roupa de bebê mais indicado é aquele que seja o mais neutro possível: sem corantes, sem cheiro e sem compostos químicos perigosos que representem riscos à saúde da criança. O ideal é usar sabão neutro e o tradicional sabão de coco, que segue todas essas características e é ótimo para peças delicadas.

Omo

As melhores marcas de sabão para lavar roupinhas de bebê, são: Omo, Ola, Confort e BioClub.

O ideal é começar a lavagem do enxoval a partir do sétimo mês de gravidez, ou a partir da 30ª semana de gestação. Itens lavados com muita antecedência acumulam poeira, e deixar para a última hora pode pegar as mamães desprevenidas caso o bebê nasça antes do previsto.

Sim, as roupas de bebê podem ser lavadas com amaciantes. A recomendação é que mamães e papais procurem bons produtos, de marcas conhecidas e confiáveis, com indicação de que o fabricante tenha feito testes dermatológicos para comprovar que aquele amaciante é seguro em roupas de bebês ou de pessoas com pele sensível.

É necessário passar a roupa do bebê? Passar a roupa do bebê com ferro quente ajuda a eliminar bactérias e fungos que tenham resistido ao processo de lavagem, sendo portanto recomendável.

Sua fórmula hipoalergênica é avaliada por pediatra e possui pH balanceado. Este lava roupas é dermatologicamente testado, perfeito para lavar as roupinhas do seu bebê.

Por fim, confira a lista de tecidos que nunca devem ser lavados na máquina:

  • Veludo.
  • Couro.
  • Camurça.
  • Paetês e bordados.
  • Crochê e tricô
  • Renda.

Amaciante Downy Sensitive é hipoalergênico e dermatologicamente testado, podendo ser usado nas roupinhas dos bebês. Ele possui um perfume delicioso que mistura de baunilha com notas florais e pêssego.

Como lavar fralda de boca para bebê em poucos passos
Recorrer ao sabão ou detergente neutro, nesse caso, acaba sendo a melhor opção! Também é possível utilizar produtos específicos para peças delicadas. A Qualitá, por exemplo, tem uma linha de lava roupas líquido de bebê que é perfeita para essa tarefa.

DICAS DE LAVAGEM E SECAGEM DO PANO DE BOCA
Caso utilize a máquina de lavar roupa, recomenda-se colocar o pano de boca naqueles saquinhos para lavagem de peças delicadas. Utilize o mesmo sabão e amaciante usado para lavar as demais roupinhas de seu bebê, pois uma marca diferente pode causar alergias em seu bebê.

Veja a receita:

  1. Em um balde coloque uma boa quantidade de água quente;
  2. Adicione 2 colheres de detergente ou sabão líquido neutro;
  3. Mergulhe a fralda de boca na mistura;
  4. Deixe agir por 10 minutos;
  5. Remova o excesso de sabão com água antes de colocar para secar.

Evite deixar as roupas do bebê penduradas no varal por muito tempo ou do dia para noite. Isso porque é comum que pequenos insetos, como aranhas, por exemplo, passem pelas roupas e acabem contaminando as peças.

A cor da saída de maternidade
No Brasil existe uma forte tradição de que o bebê deve usar roupa amarela no dia do nascimento e vermelha na saída da maternidade. E a razão é simples, o significado da cor.

A exposição precoce às telas altera o processo natural de aprendizagem e desenvolvimento da criança, barrando processos neurais que influenciam em diversas capacidades, principalmente concentração e interação social, fatores essenciais para a evolução apropriada da fala e linguagem.

A mala da maternidade é um item indispensável e quanto antes ela for preparada melhor para a mamãe. É recomendável que tudo esteja pronto até a 32º semana de gestação, pois é um período em que há mais disposição da mamãe para montar tudo e também uma fase em que já é possível que o bebê nasça.

Siga o passo a passo e utilize os produtos corretos para ter um bom resultado.

  1. Deixe o enxoval de molho no amaciante neutro. ...
  2. Esfregue as manchas do tecido. ...
  3. Coloque o kit berço na máquina de lavar. ...
  4. Deixe secar na sombra. ...
  5. Utilize o ferro de passar roupa. ...
  6. Armazene da melhor forma.