Pode lavar rastafári?

Perguntado por: lmedeiros . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.6 / 5 2 votos

Opte por lavar os cabelos pela manhã. Assim, os dreads terão o resto do dia para secar naturalmente e não ficarão abafados no momento de deitar a cabeça no travesseiro.

Na hora de lavar, basta usar o shampoo apenas no couro cabeludo, massageando suavemente com a ponta dos dedos. E você só precisa fazer isso uma ou duas vezes na semana. Também não é preciso usar condicionador, o que facilita bastante na lavagem.

"Não precisa usar condicionador e, para secar, o ideal é deixar secar ao natural, evitando o calor do secador", alerta, lembrando que o ideal é lavar uma vez por semana ou até de 15 em 15 dias, pois quanto menos contato com as tranças, mais elas duram.

A higienização dos dreads deve ser feita de uma a duas vezes por semana, com água morna ou fria, utilizando um shampoo que tenha uma boa propriedade de limpeza, mas que não estimule o ressecamento do couro cabeludo. O shampoo não deve ser aplicado diretamente nos dreadlocks.

Cuidados com as tranças rastafari
Lave as madeixas ao menos uma vez por semana. – Use apenas shampoo na higienização. – Nunca aplique condicionador no cabelo com trança. – Seque muito bem suas tranças depois da lavá-las.

Você pode, sim, lavar suas tranças diretamente no chuveiro, mas um método para ajudar na durabilidade é lavar somente a raiz e não usar condicionador nem nada que possa deixar resíduo. Nós indicamos que a cliente dilua o shampoo na água e, com um borrifador, passe na raiz na hora da lavagem”, explica.

Querer dar um mergulho é normal e não há nada que te impeça de fazer isso. No entanto, se você molhar seu cabelo e estiver sem tempo suficiente para deixar os fios secarem naturalmente, tenha um secador em mãos para acelerar o processo. A dica é usar a temperatura morna para evitar danos ao couro cabeludo.

Como lavar as tranças em casa em 4 passos

  1. 1 – Lave com shampoo diluído. Para lavar as tranças e o couro cabeludo a expert recomenda um shampoo diluído em água. ...
  2. 2 – Enxágue. Na sequência, enxágue a cabeça embaixo do chuveiro com bastante água. ...
  3. 3 – Aplique um tônico. ...
  4. 4 – Seque bem.

A trança espinha de peixe costuma ser a que dura mais tempo, além de uma ótima opção para deixar o visual mais estiloso.

8 semanas

A durabilidade da trança raiz depende muito das características do cabelo e da forma como são feitas. Mas, de forma geral, elas costumam durar cerca de 3 a 8 semanas.

A higienização do couro cabeludo deve ser realizada 1 vez na semana ou 2 vezes se você tiver a raiz muito oleosa. Já as tranças podem ser lavadas 1 vez ao mês ou, para as mais ansiosas, de 20 em 20 dias.

Dentre os cosméticos próprios para box braids em prateleiras, a expert classifica como principais: o xampu e o mousse (xampu a seco). “Os dois agem para limpar os fios e o couro cabeludo”, destaca.

Shampoo Detox

O melhor produto para lavar as tranças box braids é o Shampoo Detox, que é específico para a higienização do couro cabeludo e, como o próprio nome sugere, vem para desintoxicar a região. Só é necessário prestar atenção na frequência das lavagens!

Não dispense a hidratação enquanto estiver com as box braids
Uma boa dica para evitar o produto no couro cabeludo é fazer uma misturinha com água, máscara hidratante e óleo e colocar tudo em um borrifador para aplicar na região.

Assim, se você está pensando em fazer cabelo rastafári, pode se preparar para gastar, pelo menos, 650 reais, mas os valores podem variar bastante, para cima ou para baixo, a depender dos fatores que apontamos acima.

Quanto custa para fazer o cabelo rastafári? Depende da região que você vive. Em geral, os dreads custam entre R$ 80 e R$ 300 — esse preço também inclui o trabalho do profissional e o valor do material usado. No caso de dreads feitos com o seu próprio cabelo, o procedimento pode sair mais barato.

É importante lavar e aplicar condicionador no cabelo primeiro, para deixá-lo o mais macio possível. Use um pente de metal para separar os fios e achatá-los de volta para o estado natural. Com um pouco de paciência, seu cabelo vai ficar como novo.

Não é necessário molhar seus dreads todos os dias, mas se você praticar esportes ou suar muito, pode ser necessário lavá-los com mais frequência. Se você decidir molhá-los, certifique-se de secá-los completamente, para evitar o acúmulo de umidade e a proliferação de fungos.

Os Rastafáris não cortam os seus dreads, pois os atribuem como adoração ao seu Deus, além de representar a natureza e a força de cada indivíduo.

Movimento rastafari popularizou o dread
Os rastafári começaram a usar o penteado por volta dos anos 1930, como oferenda e voto de fé. De lá para cá surgiram novos materiais e técnicas e o penteado deixou de ter somente ligação espiritual para passar a ter status de estilo pessoal.

A resposta é simples: sim, dormir com os cabelos presos faz mal. Prender os fios bem apertados contribui para a quebra dos fios.