Pode lavar os pontos com soro fisiológico?

Perguntado por: ohilario . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
3.9 / 5 16 votos

Lave a lesão com soro fisiológico 0,9% morno ou em temperatura ambiente ou com outro líquido específico para limpeza de feridas (como os com PHMB), aplicando-o em jatos. Faça também a limpeza manual da pele ao redor da ferida com gaze umedecida com soro fisiológico. Não seque o leito da ferida.

Limpeza – Uma dica é realizar a troca do curativo após o banho, assim, você poderá lavar bem a ferida com água e sabão. Você também pode optar por utilizar solução salina, ou uma solução de limpeza com phmb e realizar a limpeza com uma gaze estéril.

Antes de mexer na ferida, lave-as bem, entre os dedos, esfregando ao menos 30 segundos cada uma delas. Secá-las depois é tão importante quanto lavá-las. Procure limpar a região do corte com soro fisiológico, água com um pouco de sabão ou antisséptico à base de iodo, sempre com uma gaze.

A sensação de coceira na região afetada é um dos sinais de que a lesão está evoluindo positivamente. Outros fatores que indicam a cicatrização da ferida são: diminuição da dor, redução do tamanho da lesão e surgimento do tecido de granulação (tecido mais firme e avermelhado que se forma sobre a área exposta da lesão).

6 tipos de tratamentos e condutas para aceleração da cicatrização

  1. Terapia por pressão negativa. ...
  2. Laserterapia. ...
  3. Ozonioterapia. ...
  4. Oxigenoterapia hiperbárica. ...
  5. Curativos especiais. ...
  6. Suplementação nutricional.

2 – Evite molhar o local da ferida durante as 2 primeiras semanas para diminuir o risco de infecções. Para tomar banho, proteja o local do corte com material impermeável (como filme plástico).

As instruções para cuidar de pontos recém-costurados são universais: manter as suturas limpas e secas, evitar molhá-las por pelo menos 48 horas. A ideia é reduzir acentuadamente o índice de infecção e melhorar a cicatrização.

E um detalhe importante: não passe nada no corte, como álcool, desinfetante ou pomada. Se estiver sujo, lave só com água e sabão. E nunca assopre, porque você vai jogar as bactérias que estão na sua boca diretamente dentro do corte.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

Segundo as médicas, o tempo é fundamental para a cicatrização e é importante respeitá-lo – quando ocorre um corte na pele, por exemplo, a camada mais superficial e fina demora de 7 a 10 dias para fechar. Depois, a epiderme leva até 28 dias para se refazer e a derme, camada mais profunda da pele, pode levar até 6 meses.

Limpar ferimentos
O soro fisiológico é utilizado junto a outras soluções antissépticas, mantendo a higiene e hidratação do local.

Caso o curativo seja feito durante o banho, lave a ferida com especial cuidado com água e sabão. Se não lavar durante a higiene pessoal, use solução salina e aplique sabão com a ajuda de uma gaze estéril.

Soro Fisiológico O soro fisiológico é usado para introdução na veia quando há diminuição de líquidos ou sal no organismo, garantindo a reidratação de pacientes. Conhecido como cloreto de sódio 0,9%, essa solução fisiológica também serve para higienização de feridas, olhos, nariz e lentes de contato.

O soro vai auxiliar o mecanismo de limpeza da nasofaringe (onde fica a adenóide), removendo as crostas que se formam no pós-operatório e melhorando a umidade da mucosa nasal. Geralmente, o retorno ao trabalho ocorre após a primeira semana de cirurgia.

Para que serve o Soro Fisiológico? O cloreto de sódio a 0,9%, também conhecido popularmente por soro fisiológico, é uma solução salina utilizada para diversas finalidades como a limpeza dos olhos e nariz, queimaduras ou feridas e também para fazer nebulizações.

Se você identificar vermelhidão, calor e inchaço no local da cirurgia, saída de secreção vermelho viva ou purulenta, tiver febre ou dor forte no local da cirurgia, que não melhora com os medicamentos prescritos e por fim rompimento de algum ponto, comunique imediatamente seu médico.

O Proctoderme é o mais indicado para o pós-operatório das cirurgias orificiais. O seu PH mais neutro, apropriado para esse local, acalma a pele, dimiuindo a irritação e prurido. Em geral somente fazer higiene com água mesmo. Caso deseje pode usar sabonete neutro ou Proctoderm (R), mas não há necessidade.

É completamente normal sair secreção após a cirurgia quando a mesma possui um aspecto translúcido, levemente amarelado e inodoro, sendo chamado de seroma. Esse líquido faz parte do processo natural da cicatrização, podendo ser absorvido pelo próprio corpo ou drenado. É normal sim!

Assim, de modo a favorecer uma cicatrização de qualidade, é importante evitar o consumo dos seguintes alimentos:

  1. Abacate. ...
  2. Alimentos industrializados. ...
  3. Camarão. ...
  4. Carnes gordurosas e carne bovina. ...
  5. Embutidos. ...
  6. Fast food. ...
  7. Frituras. ...
  8. Soja.

Quais as possíveis causas de cicatrização lenta? As principais causas de cicatrização lenta são doenças que provocam a má circulação sanguínea (seja arterial ou venosa) e infecções na lesão. Pessoas idosas, fumantes e com maus hábitos físicos e alimentares são mais propensas a sofrer com esse tipo de problema.

Manter a área sempre limpa e seca é fundamental. A limpeza deve ser realizada duas vezes ao dia – ou seguindo recomendações de seu cirurgião – com água corrente e sabonete neutro.