Pode lavar o olho do bebê com leite materno?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.3 / 5 3 votos

Mito. Apesar do leite materno ter grandes propriedades para o sistema imunológico, não é recomendada a aplicação nos olhos do bebê.

O mais indicado é que a mãe limpe diariamente os olhos da criança com água filtrada e faça leves massagens no canto interno dos olhos, com movimentos de dentro para fora. Essa higienização pode acontecer na hora do banho com uma gaze molinha ou algodão.

Como fazer a higiene dos olhos do bebê corretamente
A forma de limpar é com água morna no rosto do bebê sem nenhum tipo de sabonete, também pode ser usado soro fisiológico ou água morna (depois de fervida).

Utilize uma compressa esterilizada com soro fisiológico, uma para cada olho, fazendo um movimento único no sentido de dentro para fora (do canto nasal para a orelha). Outra dica é limpar os olhos do bebê durante o banho, com um chumaço de algodão para cada olho, umedecido em água morna filtrada.

Quando os olhos do bebê estão lacrimejando demais, produzindo muita remela, amarelada e mais espessa que o normal, pode ser sinal de doença. Nesse caso é muito importante levar o bebê ao oftalmopediatra para ele avaliar o motivo.

O olho remelando do bebê acontece principalmente devido à conjuntivite, no entanto pode acontecer também devido à gripe, resfriado ou obstrução do canal lacrimal, e é caracterizado pela presença de uma secreção amarela, que pode ser líquida ou seca, como umas pequenas pedrinhas na parte interna do olho.

Causada por bactérias, esse tipo de inflamação na conjuntiva acarreta secreções amarelas com pus nos olhos. Esse amontoado de fluidos pode dificultar a abertura dos olhos da criança, além de formar um acúmulo de remela. A conjuntivite bacteriana é a mais comum .

A inflamação nos olhos contém secreção amarela e espessa, sendo causada por vírus ou bactéria. O bebê pode ficar com a região inchada, pálpebras grudadas e cheias de secreção.

Para reduzir o inchaço induzido pela alergia, tente colírios ou enxague com solução salina para lavar os alérgenos dos olhos. Para a pele irritada, as pomadas lubrificantes não apenas atuam como uma barreira entre a pele e os alérgenos, mas também podem acalmar e aliviar a vermelhidão.

O nitrato de prata é um composto químico usado em uma solução a 1% em forma de colírio, com propriedades antissépticas. A aplicação dessa substância nos olhos dos recém-nascidos se tornou obrigatória no Brasil em 1977, por causa de um surto de cegueira em bebês que ocorreu na época.

Embora sejam de causas distintas, os sintomas da conjuntivite em crianças são, na maioria das vezes, os mesmos: irritação e vermelhidão nos olhos, lacrimejamento e secreção excessivos — a remela pode ser branca, amarelada ou espessa —, coceira, inchaço das pálpebras e da região dos olhos, hipersensibilidade à luz, ...

Para a conjuntivite causada por Neisseria gonorrhoeae, recém-nascidos são hospitalizadas e recebem o antibiótico ceftriaxona ou cefotaxima na veia ou por injeção. Para a conjuntivite causada por outras bactérias, são aplicadas pomadas contendo polimixina mais bacitracina, eritromicina ou tetraciclina.

O muco amarelo, é geralmente causado pelo terçol, um problema ocular que causa o entupimento e a infecção das glândulas palpebrais. Além disso, o terçol causa muita sensibilidade à luz, vermelhidão nas pálpebras e surgimento de algum nódulo no centro do terçol, que acumulará pus.

É importante ficar de olho na cor e textura do catarro. Quando a secreção é mais espessa, com a coloração amarelada ou esverdeada, é sinal de alerta de infecção.

Se os olhos começam a produzir lágrimas e remelas de forma excessiva e isso é seguido de outros sintomas, incluindo vista embaçada e pálpebras inchadas, é o momento de procurar ajuda médica.

Nos bebés e crianças, é normal que os olhos estejam mais sujos do que nos adultos. Se a secreção for sempre clara e fluida, não há motivos para se preocupar. É normal.

No bebê recém-nascido é normal que os olhos estejam sempre mais sujos que nos adultos e por isso, se o recém-nascido apresentar muita secreção nos olhos, mas ela for sempre de cor clara e fluida, não há motivo para preocupação, pois é normal.

Embora o soro fisiológico seja um produto seguro e eficiente em muitas situações, como para limpar feridas e lavar as narinas, ele não é indicado para ser aplicado diretamente nos olhos. A composição do soro fisiológico possui uma alta concentração de sódio, o que pode irritar ainda mais os olhos e causar desconforto.

Para limpar os olhos do bebê, deve-se utilizar gaze ou pano limpo, molhado em água filtrada e fervida. Realize movimentos delicados sem apertar os olhos.

Na grande maioria dos casos, a OCVL desaparece antes do primeiro ano de vida da criança. “Recomendamos a realização de massagens, compressas com água morna, limpeza dos olhos com soro fisiológico ou colírios de lágrima artificial”, afirma Maria Carrari.