Pode lavar o nariz com soro fisiológico gelado?

Perguntado por: oguterres . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Não. A lavagem nasal tem que ser realizada com o soro na temperatura ambiente. Quando a gente vai fazer a lavagem com alto volume é bem importante que a água esteja morna, para não incomodar… água gelada ou o soro gelado não pode de maneira nenhuma.

O soro fisiológico deve ser armazenado em temperatura ambiente (15ºC a 30ºC) e o prazo de validade é determinado pelo fabricante de acordo com a data de fabricação. Em geral, os fabricantes determinam 24 meses de validade para esse tipo de produto antes de ser aberto.

Lavagem nasal: procedimento incorreto pode levar a infecções e inflamações, especialmente em crianças - Hospital Paulista - Ouvido, Nariz e Garganta.

Quando realizada a lavagem nasal, nem sempre a secreção sairá pelo outro lado, pois depende de como a técnica foi realizada e também pode acontecer de a pessoa engolir, por exemplo - e não há problema nisso.

Tenha em mente que o soro fisiológico oferece muitos benefícios, mas quando é manejado da forma correta. Após aberto, deixá-lo armazenado em temperatura ambiente, irá causar contaminação microbiológica, que muitas vezes são imperceptíveis a olho nu.

Para bebês e crianças, utilize 5 ml de soro em cada narina; já os adultos necessitam de 20 ml. Pode se fazer a lavagem até três vezes ao dia; Durante a lavagem, mantenha a boca aberta, não deixe a criança inspirar o líquido e nem permita que ele desça até a garganta.

Para finalizar a lavagem nasal, deve- se assoar o nariz após o procedimento, para retirar o máximo de secreção possível.

Não há contaminação do soro fisiológico mesmo quando ficar aberto em ar ambiente por até 28 dias, desde que se mantenha condições assépticas no seu uso.

Inicialmente deve-se aquecer o soro fisiológico ou similar até a temperatura corporal; para tanto, pode-se friccionar o frasco entre as mãos ou colocá-lo na axila durante certo tempo. Quando aquecer em banho-maria ou em forno de micro-ondas, avaliar antes a temperatura do soro no dorso da mão.

A inalação pode ajudar quando a passagem do ar não está obstruída (nariz entupido). Do contrário, não terá o efeito esperado, porque o usuário vai respirar pela boca. O processo de inalação pode ser muito útil em casos de chiado no peito. Para desobstrução nasal, a lavagem ainda é o melhor caminho.

É necessário tentar respirar pela boca durante o procedimento; Coloque a seringa na entrada de uma das narinas e pressione até que o soro saia pela outra narina; Repita a técnica pelo menos 2 vezes por dia para uma limpeza eficaz.

Não, a Lavagem Nasal é segura! Não há risco do soro ir para o pulmão, se o paciente não possui nenhum problema neurológico de incoordenação da respiração e deglutição. Temos o reflexo da tosse justamente para isso!

A lavagem nasal com soro fisiológico é uma técnica que pode ser útil no tratamento da sinusite, pois ajuda a eliminar as secreções e impurezas que se acumulam nos seios da face.

O que faz o efeito de lavar a secreção é justamente a quantidade de soro e o jato aplicado, por isso, não tenha medo ou receio. É normal que isso provoque a tosse após.

Vale ressaltar que a inflamação que constitui a otite se deve ao acúmulo de secreção no ouvido, assim como acontece no nariz quando há gripe ou resfriado. Quando a lavagem nasal é feita corretamente não há efeitos colaterais como dor de ouvido e otites.

O ideal é que seja feita com soro fisiológico. Isso porque o soro é uma solução isotônica e irá realizar apenas a limpeza, sem agredir a mucosa. Além disso, o uso de água pode causar ardor.