Pode lavar o cabelo no dia da cirurgia?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.1 / 5 7 votos

Com relação a higiene, o paciente pode tomar banho normalmente e, inclusive, lavar os cabelos.

Antes da cirurgia, evite estresse e atividades que podem causar muitas emoções. Após o procedimento, siga todas as orientações do médico. Faça repouso e evite se programar para compromissos e eventos que possam impactar em sua recuperação.

Posso lavar os cabelos após a aplicação? Não há contraindicação em lavar os cabelos antes ou após o tratamento.

Não raspe ou depile os pêlos do corpo antes da cirurgia, pois podem ocorrer machucados que funcionam como “porta de entrada” para bactérias, aumentando o risco de infecção. Nem toda cirurgia precisa de tricotomia, mas quando for necessária, ela deve ser feita pelo próprio cirurgião momentos antes do procedimento.

A recomendação é que os pacientes devem ser submetidos a banho pré-operatório na noite anterior ou no dia da realização do procedimento cirúrgico com solução antisséptica ou sabonete, pois o banho pré-operatório reduz a microbiota transitória e residente da pele, o que pode reduzir o risco de acometimento por ISC.

Higiene: Escove os dentes e passe fio dental 1 hora antes do procedimento.

Não passar NENHUMA maquiagem no dia da cirurgia. Retirar esmalte e base, dentaduras, aliança, anéis, brincos, piercing, pulseiras ou outros adornos. Trazer produtos de higiene pessoal para internação: escova de dente, toalha, chinelos, shampoo.

Se suas unhas estiverem esmaltadas, a leitura feita pelo equipamento pode ser comprometida e, consequentemente, os médicos não terão um monitoramento correto do estado de saúde do paciente. Portanto é essencial seguir as recomendações médicas antes da internação.

· Não pode estar com as unhas pintadas, cílios artificiais, nem passar cremes no corpo ou maquiagem.

Evitem utilizar cremes e perfume no dia internação. Desodorantes neutros podem ser utilizados. Mantenha unhas aparadas e limpas.

– É permitido lavar os cabelos 3 dias após a cirurgia, preferencialmente em salão de beleza. Não lave os cabelos debruçando-se para a frente, pois isto pode propiciar sangramento. Não deixe shampoo ou sabonete acumular por baixo do curativo (Aquaplast).

Queda de cabelos e estresse
Situações estressantes induzem a produção de hormônios e outras substâncias que interferem na produção dos cabelos. A consequência mais comum é o eflúvio telógeno, sendo a queda dos fios geralmente observada por volta de 1 a 3 meses após a cirurgia.

A queda de cabelo costuma acontecer logo após a cirurgia e pode demorar até quatro meses para ser normalizada. “O cabelo volta a crescer sem fazer nada, mas demora mais se a pessoa não tomar nenhum suplemento”, comenta o especialista.

Olá! Sim. Durante a cirurgia é utilizado um aparelho chamado oxímetro que monitora a oxigenação da paciente. Unhas de gel ou esmaltes muito escuros atrapalham a passagem da luz do aparelho, impedindo o anestesista de ver como está a real oxigenação da paciente.

ANTES DA CIRURGIA
Autorização da internação previamente liberada pelo seu plano de saúde; Trazer todos os exames solicitados pelo cirurgião e/ou anestesista. Estes são indispensáveis para a realização da cirurgia. CONSENTIMENTO CIRÚRGICO e CONSENTIMENTO ANESTÉSICO: preenchido e assinado pelo Médico e Paciente.

Cuidados comuns com o curativo e cicatrizes após a cirurgia:
As fitas adesivas que cobrem as incisões podem ser molhadas durante o banho de chuveiro ou ducha após 24 hs da cirurgia. Secar com toalha e secador a região dos curativos.

A maioria dos cirurgiões recomendam não comer ou beber oito a 12 horas antes da cirurgia. Em alguns casos você pode beber líquidos claros como água, suco de maçã, ou caldo de galinha, mas deve parar de beber com mais ou menos quatro horas de antecedência.

O ideal é aguardar no mínimo 15 dias após a retirada da faixa (mínimo de 30 dias após a cirurgia).

Principais exames pré-operatórios

  • Hemograma. ...
  • Coagulograma. ...
  • Glicemia. ...
  • Ureia e creatinina. ...
  • Exames de imagem. ...
  • Eletrocardiograma.

Conheça alguns:

  • Mesa cirúrgica e acessórios.
  • Aparelho de anestesia.
  • Mesas auxiliares para instrumentos cirúrgicos.
  • Foco cirúrgico.
  • Aparelhos monitores.
  • Estrado.
  • Aspirador de secreções.
  • Bisturi elétrico.

A não ser que exista uma orientação específica para permanecer na cama, levante-se, com auxílio, eleve a cabeceira da cama, utilize os braços e levante-se de lado (evite se levantar de frente para não forçar a parede abdominal), sente-se, caminhe tão logo seja capaz.