Pode lavar o cabelo depois de uma cesárea?

Perguntado por: itrindade . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.7 / 5 20 votos

Manter a higiene pessoal em dia é importante para a cicatrização. Logo que puder ficar de pé, a mãe já pode tomar um banho completo, inclusive lavar o cabelo.

“Durante o banho, lave bem a região com água e sabonete com ph mais neutro. Procure manter a região bem seca para prevenir infecções”, diz Mariana Halla. Caso seja necessário, pode até utilizar o secador no morno para secar os pontos. Evite utilizar calcinhas que ficam com o elástico bem nos pontos da cesárea.

– É permitido lavar os cabelos 3 dias após a cirurgia, preferencialmente em salão de beleza. Não lave os cabelos debruçando-se para a frente, pois isto pode propiciar sangramento.

Logo nas primeiras semanas, a família deve se atentar para complicações que remetam a infecções como dor, mal-estar e calafrios. "Há ainda sintomas menos frequentes como os cardiorrespiratórios, que envolvem risco de trombose, como falta de ar, batedeira ou dores em membros”, diz Roseli.

“A mulher, chamada tecnicamente de puérpera no período pós-parto, sai do Centro Obstétrico com sangramento. Nos primeiros dias, o fluxo é mais intenso e vai progressivamente diminuindo, podendo persistir por até 40 dias. O normal é se estender entre 15 a 20 dias”, diz o médico.

É difícil dar uma resposta clara porque a resposta depende de vários fatores. A primeira menstruação após o parto é irregular. Costuma aparecer entre 4 e 8 semanas após o parto.

11. Em quanto tempo o útero volta ao normal? De modo geral, 6 semanas é tempo suficiente para que o útero volte ao tamanho e peso normais. No primeiro dia pós-parto ele já se encontra na cicatriz umbilical e após 10 dias ele está na sínfise púbica ( ao nível do osso púbico, logo acima dos pelos pubianos).

Durma em uma posição confortável
Para algumas seria de lado, para outras com a barriga para cima. Nenhuma é proibida e você pode dormir até mesmo de bruços, se não sentir dor.

No caso da cesárea, lavar a cicatriz com água e sabão neutro já é suficiente. Vale lembrar que deixar a área arejada também pode ajudar. Além dos cuidados de limpeza, é preciso ficar atento a possíveis sangramentos, aberturas e saída de secreções. Se isso acontecer, procure ajuda médica o mais rápido possível.

Após o parto é prudente que se evitem os alimentos frios, pois podem produzir uma inversão do fluxo sangüíneo, que poderá subir para a cabeça, causando insanidade mental e dores de cabeça. Usando a mesma lógica, outro cuidado valorizado é a não exposição à friagem.

Não deixe cair água com xampu sobre a ferida, pois pode causar infecção.

Não faça depilação nos dias que antecedem a cirurgia (1 semana).

Também é recomendado que não esteja utilizando esmalte nas unhas das mãos, pois este pode interferir na medição da saturação de oxigênio através de um aparelho de monitorização que utiliza ondas infra-vermelho que é colocado na ponta dos dedos durante a cirurgia.

Desse modo, evite: pizza, bacon, salgadinhos, doces, refrigerantes, sucos prontos, sorvete, chocolate, biscoitos, salame, linguiça, salsicha, presunto ou lombo, por exemplo.

Durante o puerpério, a mãe deve evitar o uso de drogas ilícitas, tabaco e álcool. Além disso, o uso de qualquer medicamento deve ser previamente autorizado pelo seu médico, já que algumas substâncias impossibilitam a amamentação.

É preciso tomar cuidado para não utilizar cintas muito apertadas, que possam prejudicar a circulação sanguínea e, em caso de cesárea, não é recomendado utilizá-las o tempo todo para não comprometer a ventilação do local.

O Ministério da Saúde recomenda que a mulher aguarde cerca de 40 dias para ter a primeira relação sexual após o parto, tempo necessário para o organismo se recuperar. Independentemente do tipo de parto, é comum a vagina ficar menos lubrificada após o nascimento do bebê.

Muitas mulheres ficam grávidas algumas semanas após o parto ou até mesmo no resguardo, por isso conhecemos famílias com filhos que possuem quase a mesma idade. Portanto, é possível ter uma gravidez após parto, mesmo que o ciclo menstrual ainda não tenha retornado.

O sangramento pós-parto pode ser bastante parecido com a menstruação, principalmente durante os primeiros dias ao apresentar uma cor mais vermelha e com mais sangue.

Geralmente os mais indicados são exercícios de baixo impacto como: a hidroginástica, o pilates, caminhada e natação, praticar um deles vai ajudar muito a perder a barriga pós-parto.

A recomendação médica é aguardar até por volta de 40 dias do nascimento do bebê, independentemente de o parto ter sido normal ou cesáreo.