Pode lavar o cabelo com shampoo normal para fazer progressiva?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

Não é indicado o uso frequente de shampoo anti resíduo para quem faz escova progressiva, porque diminui a duração do alisamento mais rápido. Em contrapartida, ele pode ser usado antes do procedimento para abrir a cutícula e a química penetrar com mais facilidade.

Sim! Como já explicamos, a oleosidade natural do cabelo atua, nesse caso, como uma barreira de proteção para impedir que a química da progressiva, tão nociva aos fios, provoque até mesmo irritações no seu couro cabeludo. Logo, podemos dizer que, sim, para fazer progressiva o cabelo tem que estar sujo.

Exceto quando for fazer a aplicação do botox, nas demais lavagens, é recomendado não usar shampoos de limpeza profunda, para evitar que o efeito do produto seja perdido em pouco tempo.

Para que os seus cabelos fiquem mais fortes e possam receber a química sem ficar danificados, é necessário repor massa - ou seja, proteína - na fibra capilar. Para isso, é importante recorrer a tratamentos reconstrutores no dia antes do procedimento, como a cauterização ou plástica capilar.

Evite o uso de shampoo agressivo aos fios
O uso de shampoo antirresíduo deve ser evitado ao máximo por quem fez progressiva, assim como os shampoos que possuem sulfatos. Isso porque eles retiram a progressiva dos fios com mais facilidade, além de também mandarem embora a proteção do couro cabeludo.

Dependendo do fabricante do produto, é preciso ficar um, dois ou três dias sem lavar os fios. Também têm aquelas que exigem que fique três dias antes e três dias depois sem lavar para que o produto tenha uma ação melhor.

Cabelo com progressiva pode secar naturalmente? Pode, sim. Você pode deixar o cabelo alisado secar naturalmente, ele vai permanecer liso justamente por causa da progressiva, ou então secar com a ajuda de um secador.

Para a aplicação do creme alisante, o recomendado é não lavar os fios antes. Isso porque os fios sujos ajudam a fixar melhor o produto.

Para que o efeito dure mais evite as hidratações profundas
A hidratação profunda deve ser realizada entre dez a quinze dias antes de fazer o procedimento da escova progressiva. Dessa maneira, os cabelos ficam bem protegidos e impermeabilizados.

Muita gente faz a progressiva, justamente, para poder viajar sem perder tempo demais para arrumar o cabelo. Mas é preciso saber que, quanto mais contato com o cloro ou com o ozônio, maior o desgaste da progressiva. O mesmo acontece com a água do mar e isso não tem a ver com o fato de ela ser salgada.

Cabelos com progressiva precisa muito de hidratação, podem caprichar. Quem usa progressiva, deve usar shampoo neutro, ou shampoo para cabelos quimicamente tratados.

O vinagre é um ótimo anti-resíduos porque é menos ácido que um shampoo feito para isso e mais ácido que seu shampoo comum, então ele vai tirar toda a oleosidade e restos de produtos, sem agredir os fios. Ele também pode ajudar no balanceamento do pH do couro cabeludo e é um ótimo antibacteriano e anti-inflamatório.

fazer mesmo dia porque incomoda é um incómodo que ficar um pouquinho de 20 minutinhos e passar mas quem ela conhece quem é bastante alérgica aos dois produtos vai lembrar de tudo não vai conseguir fazer esse procedimento. então gente não é que não possa. fazer. tá é melhor evitar fazer os dois procedimentos.

Antes de aplicar qualquer química nos fios, é importante realizar o teste da mecha, já que desta forma será possível saber se o cabelo está forte o suficiente para suportar a agressão causada pelo procedimento.

Escolha shampoos e condicionadores que tenham a fórmula de tratamento mais hidratante para não correr o risco de perder o efeito da selagem antes do tempo. Outra dica importante é não lavar os cabelos todos os dias, e sim em dias alternados.

Faça uma reconstrução capilar. Antes de decidir por fazer uma escova progressiva é importante ressaltar que os seus fios capilares precisam estar saudáveis — até para resistirem ao procedimento ao qual serão submetidos. Caso contrário, efeitos como ressecamento e quebras podem aparecer com certa frequência.