Pode lavar o arroz e depois guardar?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Precisa lavar o arroz? Quem lava o arroz antes de cozinhá-lo diz que esse processo retira as impurezas e o “pó branco” que se acumulam no alimento. Mas a verdade é que o hábito não é necessário, e até não recomendado por alguns especialistas.

Alguns alimentos NÃO devem ser levados ao freezer, como cream cheese, molhos de saladas, massa crua, ovos cozidos, café, maionese, arroz cru, cereais, maçã, melão, alface e batata.

Dicas para armazenar arroz. Quem quiser proteger os grãos de arroz de insetos ou de poeira, pode armazenar o arroz na geladeira mesmo quando cru. Coloque o arroz cru (branco, selvagem, Jasmine, Basmati ou integral) dentro de recipiente hermético na geladeira.

Segundo a publicação de Aline Tavares para UOL, em 06 de março de 2018, este alimento pode ser congelado durante um período de 3 meses. No entanto, se estiver apenas na geladeira o tempo vai para 7 dias.

A especialista explica que, com a lavagem do arroz, é possível uma pequena perda de compostos hidrossolúveis, como minerais (potássio, magnésio, ferro e fósforo) e algumas vitaminas (B1, B2, B3 e B6) que estejam na parte mais externa do grão.

7 horas

Quanto tempo o arroz pode ficar de molho? 7 horas Deixe o arroz de molho em água filtrada com limão ou vinagre por pelo menos 7 horas. Use sempre duas medidas de água para cada medida de grão, e aproximadamente uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água.

Já a água branca que sai do arroz branco não é perigosa, pois é o pó residual do próprio arroz após passar pelo polimento. Ainda, a lavagem do arroz branco pode retirar nutrientes solúveis em água, como tiamina, riboflavina e niacina, ferro, magnésio, zinco e potássio.

Boa fonte de amido, que fornece energia para as atividades corridas do dia a dia, o arroz branco tem baixo teor de gordura e é um alimento de fácil e rápida digestão. E o Arroz Camil é muito fácil de fazer, não precisa lavar e sempre fica branquinho e soltinho, pois é selecionado eletronicamente.

Congelamento do arroz
Espere o arroz esfriar totalmente antes de congelar, isso evita a formação de cristais de gelo que deixam o arroz aguado. Divida a quantidade de arroz em pequenas porções e distribua em potes ou sacos plásticos, sem encher completamente, pois a água presente nos alimentos expande ao congelar.

Lembre-se de manter o arroz em local fresco e seco, utilizar recipientes herméticos para armazená-lo, evitar a contaminação cruzada com outros alimentos e refrigerar rapidamente o arroz cozido. Se desejar conservar por um período ainda mais longo, o congelamento é uma excelente opção.

Segundo a chef, os grãos cozidos de arroz podem ser armazenados no freezer sem perder seu sabor e consistência por até três meses. Mas, atenção: o arroz que sobra não pode ser congelado, pois já foi mexido.

Manter o pote de arroz limpo é muito importante para evitar larvas nos grãos deste alimento. Uma boa dica é: antes de colocar o arroz no pote, lave-o com meio litro de água quente, 150ML de vinagre e um pouco de detergente. Com esses produtos fica fácil.

O arroz cozido pode ser contaminado rapidamente. Portanto, os especialistas recomendam mantê-lo na geladeira por apenas 1 a 3 dias. O arroz restante, se não for armazenado adequadamente, pode causar intoxicação alimentar. Aqui estão algumas dicas de como armazená-lo corretamente.

Especialistas dizem que você nunca deve deixar qualquer alimento fora da geladeira mais do que 4 horas após preparado. No caso do arroz, se ele não estiver contaminado com a bactéria, poderá ser consumido se armazenado de forma adequada. Um alimento sempre deve esfriar antes de ser guardado na geladeira.

Você pode identificar o arroz estragado por um odor desagradável ou uma textura viscosa. A descoloração do arroz também pode ser uma indicação de que o arroz foi infectado por bactérias e não deve mais ser consumido.

Alimentos como arroz, macarrão, feijão ou farináceos têm as suas vantagens. Eles podem ser mantidos tanto em suas embalagens originais quanto em potes de vidro, acrílico ou plástico. O que é importante nesse caso é que eles fiquem fechados, ou seja, sem entradas de ar e sem contato com umidade.