Pode lavar ferida com água gelada?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

As feridas são frequentemente limpas para prevenir infecções. A solução de limpeza pode ser água da torneira, água destilada, água fervida refrigerada ou solução salina.

O ideal é passar gelo no lugar, para que os vasos sanguíneos dilatados se fechem e a lesão sare mais rapidamente. A baixa temperatura diminui o inchaço, a dor e o sangramento, se houver.

A limpeza de feridas deve ser feita apenas com água ou soro fisiológico. Caso queira usar um antisséptico, aqueles à base de iodopovidona e a clorexidina são os mais recomendados, pois atuam contra múltiplos microrganismos e não interferem no processo de cicatrização.

A melhor forma de tratar uma ferida é mantê-la coberta com um penso que forneça condições húmidas em todos os momentos da cicatrização. Porque é que usar um penso é melhor do que deixar a pele cicatrizar ao ar? Irá acelerar a reparação da pele. Irá impedir a formação de crostas.

Os tipos de curativos

  • Compressas. As compressas são muito comuns para tratar de uma ferida aberta, pois são protetivas contra choques mecânicos e absorvem muito bem os sangramentos. ...
  • Curativos adesivos. Os curativos adesivos, conhecidos popularmente como “bandeides”, são curativos prontos. ...
  • Ataduras. ...
  • Curativo líquido.

Não tenha medo de higienizar a ferida. 2. Tome banho com sabonete antisséptico, usando uma esponja macia ou toalhinha sobre a ferida, limpando-a bem. A higienização deve ser feita sempre que tomar banho, mesmo que seja duas vezes ao dia.

A limpeza da ferida pode ser feita aplicando uma a solução de cloreto de sódio 0,9% com uma gaze em toda região atingida pela infecção, após isso faça um curativo.

Se a gaze que colocou ficar grudada no machucado, jogue água oxigenada 10 volumes por cima da gaze até que ela se solte do machucado. Não há necessidade de utilizar antissépticos. No entanto, estes podem ser usados, após a limpeza com água e sabão que é o mais importante.

A compressa morna pode ser utilizada de 3 a 4 vezes ao dia, durante 15 a 20 minutos, mas deve sempre estar enrolada numa fralda de pano ou em outro tecido fino para que não queime a pele. No caso de pessoas com febre, as bolsas quentes não são recomendadas porque ajudam a elevar a temperatura do corpo.

Os principais sintomas de uma lesão infectada são: secreção amarelada ou com mau cheiro saindo da ferida; agravamento da dor, vermelhidão e inchaço local; mudanças no tamanho e na cor do ferimento e em alguns casos, febre.

Gelo deve ser utilizado quando há inflamação
Os sinais que indicam inflamação são: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da função (como amplitude de movimento ou força). O gelo nessa situação ajuda a reduzir o inchaço e a dor, além de limitar a extensão da lesão.

A principal complicação de uma ferida aberta é o risco de infecção. Chame seu médico imediatamente se você teve uma perfuração, laceração profunda ou acidente grave e você está mostrando sinais de sangramento significativo ou infecção.

A ferida deve ser sempre mantida fechada, com um curativo adequado que mantenha a umidade ideal necessária ao processo de cicatrização, dessa forma evitará a formação da crosta e o processo de cicatrização será efetivo.

O soro fisiológico é utilizado para remover sujidades e o álcool por ação antisséptica. A ferida deve manter –se com umidade natural para favorecer a cicatrização.

Quais as possíveis causas de cicatrização lenta? As principais causas de cicatrização lenta são doenças que provocam a má circulação sanguínea (seja arterial ou venosa) e infecções na lesão. Pessoas idosas, fumantes e com maus hábitos físicos e alimentares são mais propensas a sofrer com esse tipo de problema.

Tratar a ferida com curativo
Não é essencial, mas recomenda-se aplicar uma fina camada de pomada antibiótica para auxiliar no processo de cicatrização. Renovar a bandagem é uma boa ideia para evitar a contaminação da ferida aberta. Lembre-se sempre de consultar um médico para ferimentos mais graves.

Uma cicatriz de boa qualidade deve ser fina, plana, com coloração semelhante ao local em que está e bem posicionada, ou seja, ficando "escondida" ou quase imperceptível no convívio social.

Segundo uma revisão de estudos realizada pela Northwestern University School of Medicine, o gel de silicone é comprovadamente uma das melhores pomadas para cicatriz, apresentando um tratamento com resultados significativos.

Odor na ferida pode estar relacionado com colonização e/ou contaminação por bactérias. O curativo Membracel controla essa contaminação através da estimulação de migração de células brancas para o leito da ferida como os macrófagos, leucócitos e linfócitos.

A cicatrização normalmente leva entre 4 a 6 semanas para se completar. Ela pode não se iniciar imediatamente após a lesão devido aos fatores extrínsecos que citamos. Pacientes com diabetes, idade avançada e que fazem uso de algumas medicações podem retardar o processo de cura de feridas.