Pode lavar feijão com detergente?

Perguntado por: umartins . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Os alimentos devem ser lavados apenas com água da torneira fria, asseguram os especialistas. Lavar com detergente pode ser perigoso, dado que os vegetais e frutas são permeáveis e absorvem esses químicos.

Com base nisso, recomenda-se não lavar alimentos com detergente. O ideal é fazer a limpeza dos alimentos com solução de hipoclorito, feito com uma colher de café do produto granulado para cada 3 litros de água filtrada ou fervida.

Feijão e outras leguminosas
Alimentos como feijão, lentilha, grão de bico e ervilha passam por um processo diferente de produção e precisam ser lavados para tirar a poeira própria dos grãos. Depois disso, indica-se deixá-los de molho em água – que pode ser morna – por, no mínimo, 10 horas.

Qualquer outro produtos de limpeza como limpa vidros, detergentes e outros não devem ser misturados à água sanitária. A reação química destas substâncias provoca a produção de gases tóxicos. Expostos a eles, irritações respiratórias e na visão podem acontecer.

Detergente, sabão e afins podem ser uma ótima opção para louças no geral, mas esses produtos costumam deixar o cheiro e afetar o sabor da fruta, principalmente se você for utilizar a casca como ingrediente para alguma receita.

Lavar o alimento em água corrente, Escovar para retirar as impurezas superficiais. Adicionar a uma vasilha a proporção de 1 litro de água para 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe agir por 30 minutos e, após esse tempo, enxágue o alimento em água corrente, seque e armazene sob refrigeração.

Texto que circula tem conteúdo falso. Um texto que se espalhou pelo WhatsApp afirma que colocar o feijão de molho em água com vinagre antes de cozinhá-lo mata uma bactéria vinda das plantações, que, segundo a mensagem, “nem os antibióticos estão resolvendo”. É #FAKE.

Antes de cozinhar o feijão, jogue bastante água fervendo em cima. Cubra todo o feijão e espere uns 10 minutos. A água quente neutraliza uma das enzimas que fermentam o feijão no intestino.

A TAL ESPUMA DO FEIJÃO
Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos. Por esse motivo, a água precisa ser trocada de tempos em tempos, e não usada no cozimento do feijão, como muita gente faz.

De qualquer modo, há como prevenir a maior formação de gases. O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas. Troque a água também antes de cozinhá-lo bem.

Pote de vidro
Essa técnica deve ser utilizada para armazenar uma quantidade menor de feijão. Depois de abrir a embalagem, transfira os grãos para um pote de vidro. Antes de fechar, corte um pedaço pequeno de pão francês e empurre até meio do recipiente. Isso evita a presença de insetos.

Lavar ou não os alimentos pode acarretar na perda de nutrientes, como proteínas e vitaminas.

A especialista ainda explica que o tempo ideal de remolho é de 24 horas, porém 8 horas já são suficientes para retirar grande parte dos agentes. “Ao longo do tempo será formada na superfície da água uma espuminha, que são os antinutrientes desgrudando dos grãos”.

Ela dificulta a absorção de nutrientes no organismo e o processo digestivo. Dessa forma, tanto os efeitos físicos a curto prazo quanto a longo prazo são agravados quando não é feito o remolho das leguminosas de maneira adequada.

O detergente possui outros compostos para melhorar o seu poder de limpeza, como os agentes sequestrantes e quelantes, que também causam impactos ao meio ambiente. Para o produto ter atratividade e resistir longos períodos na prateleira do supermercado, também são adicionados conservantes, corantes e fragrâncias.