Pode laminar papel-adesivo?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Que materiais eu posso laminar? Qualquer material impresso em qualquer papel por qualquer processo, desde sulfite até papéis com ou sem brilho mais grossos.

Com as atuais impressoras jato de tinta é possível imprimir em vinil adesivo com alta resolução de imagem, nitidez e ampla variedade de tonalidades.

A diferença entre os dois processos é que a plastificação é aplicada sob calor e pressão, já a laminação utiliza adesivos junto ao calor e a pressão. A tecnologia de aplicação da laminação é capaz de diminuir gastos com rapidez, além de ser ecologicamente correta.

Basicamente o processo de laminação à frio trata-se de colocar uma película adesiva transparente por cima de outra. Normalmente utilizada sobre uma impressão, com o intuito de aumentar a durabilidade das cores e dar mais proteção.

Que materiais eu posso laminar? Qualquer material impresso em qualquer papel por qualquer processo, desde sulfite até papéis com ou sem brilho mais grossos.

Em termos de produção, no geral o adesivo vinil é indicado para tiragens menores. Seja com adesivo BOPP, seja com adesivo vinil, o importante é investir em um rótulo personalizado para o seu produto.

Bônus: vinil
Esse material mescla derivados do petróleo – em forma de resina – e cloro. Aqui na Printi, direcionamos o uso do vinil apenas para adesivos de comunicação visual, já que, como possui semelhanças com o BOPP, adesivos menores produzidos em BOPP apresentam o mesmo efeito que o vinil oferece.

Um desses acabamentos é a laminação BOPP (sigla de polipropileno biorientado), que é um filme plástico e resistente aplicado geralmente em capas de livros, catálogos e revistas, embalagens e rótulos. Processo feito a quente, a laminação BOPP pode ser fosca ou brilhante.

O Polaseal é ideal para proteger documentos pois é a prova d'água e também possui proteção UV. Ideal para trabalhos como: comunicados, Placas de Identificação, cardápios, certidões, fotos, cartões e qualquer Documento até o tamanho A4.

A laminação a frio é produzida a partir do BOPP, sigla de polipropileno bi-orientado, que é uma resina de polipropileno que passa por dupla orientação durante o processo de extrusão, muito utilizado como componente de estrutura laminadas.

Ponha nas velocidades mais baixas para plastificar cartazes mais grossos como os feitos de cartolina ou de papel cartão. Os papéis finos, como folhas de ofício ou de caderno escolar, podem ser plastificados nas velocidades mais rápidas.

Carregue uma impressora a jato de tinta com papel adesivo vinil de 8 x 11 polegadas (20.3 x 27.9 cm). Carregue o papel na bandeja para que o lado da impressão (o lado não-adesivo) fique na parte da frente. Faça um teste na impressora se você não tiver certeza de qual é o lado que vai ser impresso.

Os adesivos de papel são mais recomendados para aplicações internas e em pequenos itens como fotoprodutos, presentes ou lembrancinhas. Já o adesivo de vinil possui maior resistência e flexibilidade pois é feito de um tipo de plástico. Disponível em diversas cores e texturas, ele pode ou não ser impresso.

Impressoras para papel fotográfico adesivo
Existem diversos tipos e marcas de impressoras e multifuncionais que podem ser utilizadas para imprimir com o papel fotográfico adesivo. Entre as melhores, no entanto, estão as seguintes: Impressora Canon Pixma MG 3010. Impressora Epson XP441.

Outro ponto positivo dos papéis de parede adesivo é que eles costumam durar bastante, sem necessitar que sejam feitos retoques com o passar do tempo. Para se ter uma ideia, em cômodos como a sala de estar ou escritório, ele pode durar mais de dez anos!

Esse adesivo permite a colocação e a reposição da imagem sobre a superfície, desde que não seja pressionado. Quando espatulado, a pressão ativa o adesivo. Ele “molha a superfície” e começa funcionar. Uma vez que se adesiva, é considerado permanente.

A durabilidade média de um adesivo é de cerca de 3 anos. Para garantir isso, o cuidado deve começar na escolha do material e na instalação. Eles devem ser aplicados em superfícies planas, lisas e bem limpas para que fixem por igual. A limpeza deve ser feita de maneira adequada.

O que eu não posso plastificar
Olha, as leis estaduais e federais proíbem plastificar alguns documentos como Carteirinha de Vacinação, Passaporte, Carteira de Trabalho, Registro Geral, o RG, Certidão de Nascimento, Certidão de Casamento e Carteira Nacional de Habilitação, a CNH, tá?

Laminação, é o processo de acabamento gráfico que consiste em unir duas ou mais folhas. Ou seja, laminar um papel é submetê-lo a uma camada de material plástico bem fino e transparente.

- Acrescentar efeitos especiais à superfície do papel; - Aumentar o brilho de papéis que já possuem, como o couché; - Proteger e evitar o desgaste da impressão por manuseio, como no caso de agendas e cadernos; - Proteger de desbotamento e desgaste causado pelo ambiente.