Pode juntar turmas na educação infantil?

Perguntado por: raparicio . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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Na Educação Infantil, misturar turmas de idades diferentes ajuda a construir conhecimento. Veja como planejar os momentos de interação. Compartilhe esse conteúdo: A troca de experiências em sala é uma rica fonte de aprendizado.

Para a educação infantil, o governo federal tem investido na ampliação do número de creches, firmando parcerias com as prefeituras e utilizando metodologias inovadoras, como os modelos pré-moldados. No ensino fundamental, o governo federal ampliou o número de escolas em tempo integral.

A Educação Infantil compreende o G1 (Maternal I), G2 (Maternal II), G3 (Maternal III), G4 (Pré I) e G5 (Pré II), com turmas nos períodos da manhã e da tarde. Nesse nível, a escola oferece um ambiente seguro, acolhedor e lúdico.

Lei nº 14.407, de 12 de julho de 2022
Esta lei altera a LDB 9.394/1996 para estabelecer o compromisso da educação básica com a formação do leitor e o estímulo à leitura. De acordo com o texto desta lei, esta alteração visa estabelecer o compromisso da educação básica com a formação do leitor e o estímulo à leitura .

Artigo 2º - O número de alunos das salas de aula do ensino privado fundamental e médio que têm matriculado 1 (um) ou 2 (dois) alunos com necessidades especiais fica limitado a 20 (vinte) matrículas.

A melhor forma de deixar a sala acolhedora e adequada à faixa etária é a organização em cantos, dividindo o espaço com estantes baixas e os materiais de uso das crianças organizados e acessíveis a elas.

Mais do que dividir conhecimento, os agrupamentos produtivos são uma importante metodologia para estimular a participação e engajamento dos alunos. Para eles, é mais interessante uma troca horizontal (aluno com aluno) do que vertical (professor com aluno).

Entre os principais fatores que devem ser levados em consideração na organização de uma sala de aula infantil, Samantha lista: a autonomia, o brincar, o interagir, e a possibilidade de participar e explorar. “Para as crianças participarem, pense sempre na eliminação de barreiras físicas, sociais e culturais.

Na creche, por exemplo, a proporção deve ser de um educador para cada dez alunos, no máximo. Por isso, o Ministério da Educação tem intensificado as ações de formação de docentes para atuar nessa etapa da educação básica.

De acordo com a proposta, cada sala de aula poderá receber até 20 matrículas, desde que tenha apenas um único aluno com deficiência. Caso haja dois ou três, o número de matrículas será limitado a 15, com a possibilidade de receber um professor auxiliar.

As propostas pedagógicas de Educação Infantil devem respeitar os seguintes princípios: I – Éticos: da autonomia, da responsabilidade, da solidariedade e do respeito ao bem comum, ao meio ambiente e às diferentes culturas, identidades e singularidades.

As classes multietárias – onde crianças de mais de uma idade são agrupadas, são uma das formas de tornar a educação de fato inclusiva.

Como é feita a organização das turmas na escola? Em algumas escolas, os critérios para formação de turmas são por desempenho acadêmico, ou seja, os alunos com as melhores notas ficam em uma turma e os alunos com baixo desempenho em outra.

O aluno pode ser remanejado de uma classe para outra desde que haja vaga disponível. Por exemplo: da 1ª série A para a 1ª série B. Este tipo de troca está disponível para os perfis de comportamento escola e Diretoria de Ensino/Prefeitura Municipal.