Pode jogar soro fisiológico no olho do bebê?

Perguntado por: ldamasio8 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

A forma de limpar é com água morna no rosto do bebê sem nenhum tipo de sabonete, também pode ser usado soro fisiológico ou água morna (depois de fervida).

Para limpar os olhos do bebê, deve-se utilizar gaze ou pano limpo, molhado em água filtrada e fervida. Realize movimentos delicados sem apertar os olhos. Por que? Os olhos do bebê são protegidos pelas pálpebras e cílios.

Pois bem, é uma solução indicada para limpar e hidratar os olhos caso uma pessoa sofra de condições infecciosas como conjuntivite ou alergias graves. No caso de um conjuntivite É comum a pessoa acordar com reumatismo nos olhos. Por esta razão, é aconselhável usar soro fisiológico para limpar a área.

Nessa fase bastante sensível, os olhos dos bebês costumam reagir mais do que o normal diante do contato com vírus ou bactérias, formando as remelas. Assim, se o seu bebê apresenta muita secreção nos olhos, mas ela for sempre de cor clara e fluida, não há motivo para preocupação.

O quadro clássico de obstrução congênita de vias lacrimais é lacrimejamento ocular de um ou dos dois olhos. Não incomum, ter secreção que parece muco. É importante ressaltar, nas crianças com o canal lacrimal obstruído (“entupido”), geralmente os olhos estão saudáveis, sem sinais de inflamação ou infecção.

Geralmente os olhos do nenê somente ficam vermelhos, mas pode vir acompanhada de leve secreção. Este tipo de conjuntivite costuma desaparecer espontaneamente em 24 a 36 hs. O tratamento consta de higiene local das pálpebras.

Mito. Apesar do leite materno ter grandes propriedades para o sistema imunológico, não é recomendada a aplicação nos olhos do bebê. A melhor atitude é procurar um médico oftalmologista e seguir o tratamento indicado para seu bebê.

Sintomas da conjuntivite em bebê

  1. Irritação e vermelhidão nos olhos;
  2. Borrada ou turva;
  3. Coceira nos olhos;
  4. Secreções;
  5. Lacrimejamento;
  6. Inchaço nas pálpebras.

A resposta é não. O soro fisiológico embora possa ser um grande aliado em alguns momentos - para limpar feridas, lavar as narinas, tratar a desidratação - ele não é recomendável para ser aplicado nos olhos e nem nas lentes de contato. Em sua composição carrega muito sódio e pode irritar ainda mais os olhos.

Assim como a higiene bucal ou do corpo, esse processo deve ser repetido diariamente e corretamente.

Evite água boricada e soro fisiológico
O soro fisiológico, apesar de se parecer mais com a lágrima, contém sal (sódio), podendo ser uma fator irritativo aos olhos já inflamados. O ideal é usar água mineral ou filtrada, além dos colírios lubrificantes.

soro fisiológico

O soro fisiológico é a solução hospitalar mais famosa. Também conhecido como cloreto de sódio a 0,9%, é muito usado para introduções na veia quando há diminuição de líquidos ou de sal no organismo. Além disso, pode ser utilizado para limpeza dos olhos e do nariz, em nebulizações e em feridas, como queimaduras.

Se houver alguma secreção, ela pode ser removida com uma gaze macia dobrada ao meio. Assim como o algodão, a gaze deve ser substituída ao limpar o outro olho. Para enxugar os olhos, embrulhe o seu dedo indicador em uma toalha limpa e macia. Pressione levemente contra a pálpebra, sem esfregar.

Um pouco de remela nos olhos ao acordar é normal, mas a secreção ocular excessiva, especialmente se for de cor verde ou amarela e acompanhada de visão embaçada, sensibilidade à luz ou dor nos olhos, pode indicar uma infecção ocular grave ou doença ocular e deve ser examinada imediatamente por seu oftalmologista.

Para a conjuntivite causada por Neisseria gonorrhoeae, recém-nascidos são hospitalizadas e recebem o antibiótico ceftriaxona ou cefotaxima na veia ou por injeção. Para a conjuntivite causada por outras bactérias, são aplicadas pomadas contendo polimixina mais bacitracina, eritromicina ou tetraciclina.

Noventa por cento das crianças com obstrução do canal lacrimal apresentam cura espontânea nos primeiros meses de vida, não necessitando de tratamento específico. Recomenda-se o início das massagens no canto nasal do olho acometido ( onde está o saco lacrimal ) o mais precoce possível.

Recomendamos a realização de massagens, compressas com água morna, limpeza dos olhos com soro fisiológico ou colírios de lágrima artificial”, afirma Maria Carrari. As massagens no saco lacrimal e no trajeto do ducto nasolacrimal são a opção de tratamento mais efetiva.