Pode jogar papel higiênico na fossa séptica?

Perguntado por: ilessa . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 2 votos

Assim, se houver o descarte de papel higiênico usado na fossa séptica diminuirá sua vida útil podendo causar um possível entupimento da fossa gerando um grande transtorno para desentupi-la e o efluente pode acabar retornando para a residência.

0Líder global em higiene e saúde, a Essity está lançando no Brasil, por meio de sua marca Tork®, o SmartOne Universal, papel higiênico com capacidade de se desintegrar rapidamente, que, além de não entupir a tubulação, reduz o consumo em até 40%.

Os produtos químicos do tipo Diabo Verde ou Soda Cáustica podem ajudar porque ajudam a dissolver o papel higiênico por reação. A dosagem destinada a desobstruir os vasos sanitários deverá ser indicada no rótulo.

Alguns produtos dos mais usados são:

  1. Fermento químico;
  2. Combinação de ingredientes como bicarbonato de sódio, vinagre e água;
  3. Produtos comercializados com a finalidade de “afastar o mau odor”.

Alguns produtos que geralmente utilizamos na limpeza do vaso sanitário podem matar as bactérias da fossa, fazendo com que ela pare de funcionar. Não pode usar: Água sanitária, produtos com cloro e desinfetantes com cheirinho.

Assim, se houver o descarte de papel higiênico usado na fossa séptica diminuirá sua vida útil podendo causar um possível entupimento da fossa gerando um grande transtorno para desentupi-la e o efluente pode acabar retornando para a residência.

Eles, sim, fazem muita diferença para o ambiente: enquanto o papel leva 4 meses pra se degradar, o saquinho leva cerca de 40 anos.

De acordo com vários sites e lugares (aqui e aqui), o ideal seria jogar no vaso quando se tem tratamento de esgoto, e no lixo comum se não tem tratamento de esgoto. O resumo é que o papel se dissolveria rápido suficiente pra não entupir o encanamento, vira matéria orgânica e vai ser tratado com o resto do esgoto.

Nos EUA, quem usa o banheiro percebe que não existe lixeira e o comum é você jogar o papel direto no vaso e dar descarga. Encanamentos americanos são próprios para receber papel higiênico e vai tudo literalmente por água abaixo mesmo!

O sal pode ser um grande aliado na limpeza por conter sódio, esse elemento é muito útil na limpeza e na esterilização de superfícies. Dessa forma, você não precisará mais se preocupar com os germes no seu vaso sanitário e o manterá sempre limpo!

Se a causa do entupimento tem relação com excrementos ou papel higiênico, um balde com água quente pode ajudar, visto que ela auxilia no derretimento do material. Para que a técnica dê certo, entretanto, após despejar o líquido é preciso aguardar 5 minutos antes de dar descarga.

Mas vale lembrar que apenas o papel pode ser jogado, pois contém propriedades biodegradáveis. Coisas como absorventes, bitucas e preservativos devem ser colocados no lixo.

Dilua um pouco de detergente em água fervente e jogue a mistura no vaso sanitário. Dê descarga em seguida, observando se o entupimento foi solucionado. Você pode repetir o processo até três vezes. Caso observe que não deu mesmo certo, é hora de chamar um profissional especializado em desentupir vaso sanitário.

Como a gordura não se decompõe no tanque, ela acaba se acumulando e enchendo a fossa mais rápido, o que diminui o tempo demandado entre uma manutenção e outra. Portanto, sempre que possível, não jogue gordura e outros tipos de alimentos no ralo. O objetivo é reduzir a quantidade de sólidos que entram no tanque.

Bicarbonato e vinagre ajudam contra o cheiro de esgoto
Despeje 100 gramas de bicarbonato de sódio na pia ou ralo. Em seguida, despeje 200 ml de vinagre branco. Assim que começar a efervescer, vede a abertura com um pano e deixe em repouso por 30 minutos. Passado esse tempo, despeje 300 ml de água morna.

Como acabar com cheiro de esgoto no banheiro? Coloque 3 colheres de bicarbonato de sódio no ralo do banheiro. Depois, coloque água e vinagre em uma panela e deixe ferver Despeje a mistura no ralo do banheiro. Fará uma espuma e assim que ela sumir aplique CIF Banheiro.

Os detritos que chegam lá são o alimento de tais bactérias que os decompõem e transformam para que não prejudiquem a natureza. Desse modo, a bactéria para fossa “quebra” os resíduos que estão nesse receptáculo, os transformando em gases e líquidos, ajudando a deixar a água mais limpa para voltar ao meio ambiente.

O fundo do buraco deve ser compactado, nivelado para colocação do fundo (tampa) ou pode fazer uma camada de concreto magro de 5cm de espesura. A fossa séptica circular com anel de concreto, é a que apresenta maior estabilidade, utiliza-se na entrada e na saída, Tês de PVC de 90 graus de diâmetro 100mm.

Produtos como soda cáustica ou com base em álcool apresentam potencial nocivo. O mesmo ocorre com qualquer desinfetante que atue para eliminar bactérias. Esses, tão comuns nas rotinas de limpeza, podem matar os microrganismos da fossa que são vitais para a degradação orgânica de seus resíduos.

Escoar a água das pias diretamente na fossa séptica pode fazer com que microrganismos importantes na decomposição de desejos sejam comprometidos por algum dos produtos de limpeza que usamos, como sabão, detergente e sabonetes.

Para prevenir danos à estrutura ou gerar riscos às pessoas, mantenha a área da fossa bem limpa, evitando colocar objetos pesados em cima da tampa. Isso inclui veículos estacionados, pois o peso pode romper a tampa. Além disso, nunca provoque chamas nas redondezas da fossa, pois o local pode emitir gases inflamáveis.