Pode jogar o sabão em pó direto na máquina?

Perguntado por: emata . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Se ainda está na dúvida entre escolher sabão em pó ou sabão líquido, saiba que as duas versões têm vantagens. Ambos podem ser utilizados tanto na máquina quanto para a lavagem à mão.

Ao usar a máquina de lavar, coloque o sabão em pó apenas no compartimento específico para esse fim. Além disso, não use uma quantidade maior do que a recomendada para cada nível de lavagem. Nesse sentido, sabão em pó demais gerará muita espuma e pode tornar o enxágue ineficaz, resultando em roupas manchadas.

Vantagens do sabão em pó para lava e seca: o sabão em pó funciona tão bem quanto o líquido em roupas sujas e geralmente é mais barato para utilizar diariamente. No entanto, pode fazer mais sujeira e não se dissolver por inteiro nos ciclos de água fria da sua lava e seca.

Você sabia que o excesso de sabão na máquina de lavar pode causar danos? A espuma, assim como o acúmulo de gordura, tanto dos resíduos da roupa quanto do sabão ou amaciante, também danifica o eletrodoméstico. Isso porque ela pode atingir as placas e rolamentos.

Saber como usar o amaciante é um passo essencial na hora de lavar as suas roupas. O amaciante só é lançado na última fase da lavagem, por isso mesmo, nunca deve ser misturado com o sabão. As máquinas de lavar roupa têm gavetas específicas para cada um desses produtos, o que agiliza essa tarefa.

Na hora de colocar a máquina de lavar para funcionar, tanto o sabão em pó quanto o sabão líquido servem para tirar a sujeira e as manchas das roupas. Estamos falando de produtos de limpeza práticos e que deixam um cheiro especial nas peças.

O sabão em pó é mais eficaz na remoção de manchas ou de sujeiras maiores do que o líquido, mas por outro lado o sabão líquido é mais eficiente no quesito de manter as cores do tecido.

O sabão líquido é mais econômico do que o em .
Como ele dilui mais facilmente e exige uma quantidade menor do produto, você acaba tendo uma maior economia.

Entende-se, porém, que o ideal é limitar o uso da máquina a uma vez por dia, duas, se muito necessário, sempre respeitando sua capacidade máxima. Além disso, para evitar o consumo desnecessário, é recomendável que você tenha um cronograma de limpeza, é super simples de fazer e nós ensinamos aqui nesse post.

Use água fria, sabão e amaciante
Encha o recipiente — balde, bacia ou tanque — com água, de preferência fria, e acrescente o sabão na quantidade indicada na embalagem para lavagem manual. Entre o sabão em pó e o líquido, o segundo costuma ser mais eficaz, já que penetra no tecido sem deixar resíduos.

Se sua máquina não tiver o compartimento para amaciante, você deve esperar o momento do enxágue das roupas (aquele que, depois de lavar com o sabão em pó, dispensa água e começa a encher de novo para enxaguar), pois é nesse momento, com a máquina cheia, que você deve colocar o amaciante.

Para as lavanderias profissionais, a melhor escolha é, sem dúvidas, a linha OMO Lavanderia Perfect White, pois tanto o sabão para lavanderia comercial nas versões em pó de 3,5 kg e 4,0 kg, quanto o lava roupas líquido de 7 litros, conferem melhor rendimento, eficiência na remoção de sujidades e produtividade por quilos ...

A máquina de lavar é um exemplo de lugar onde você não deve utilizar o detergente, pois você pode manchar suas roupas!

O sabão em pó é muito eficiente na higiene das roupas, mas deve ser usado da maneira correta, para evitar problemas desagradáveis. Caso pretenda usar o sabão em pó para lavar as suas roupas na máquina de lavar, basta colocar a quantidade de produto recomendada pelo fabricante no local indicado na sua máquina.

Confira 6 coisas que você precisa parar de fazer com a máquina de lavar roupas

  1. Esquecer-se de esvaziar os bolsos das roupas. ...
  2. Ignorar as etiquetas das peças. ...
  3. Colocar sabão demais. ...
  4. Colocar roupas demais. ...
  5. Negligenciar a limpeza da máquina. ...
  6. Deixar a máquina desnivelada.

Em modelos que não possuem trava da tampa e também não travam bruscamente o tambor ao ser interrompida a centrifugação, podemos sim abrir a tampa durante o funcionamento sem prejuízo ao equipamento.

Como atesta o gerente da Copel, nos aparelhos que continuam a funcionar mesmo com a porta ou tampa aberta, não é indicado colocar a mão ou o braço na água depois de ligado o sistema, pois pode ser fatal. “O agravante é a presença da água. É como o chuveiro elétrico.

Em um borrifador, junte 350 ml de água e 1 tampa de amaciante. Misture bem e, depois, é só borrifar algumas vezes na peça na hora de passar ou guardar, como comentamos. Mas não exagere na quantidade para não umedecer demais as peças, principalmente no momento de colocá-las nas gavetas ou no guarda-roupa.