Pode jogar CD no lixo comum?

Perguntado por: amagalhaes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.9 / 5 7 votos

Os metais podem representar perigo ambiental, por isso é importante não fazer o descarte de CDs ou o DVDs no lixo comum. Sua decomposição em locais como lixões e aterros pode liberar metais no solo e no lençol freático.

Enrole o CD em algumas camadas de plástico de cozinha, plástico bolha ou até mesmo em pedaços velhos de panos. Com cuidado, dobre então a sua mídia física. O CD vai ficar danificado e recuperar os dados do disco será tarefa bastante complicada a xeretas de plantão.

Mas existem outras alternativas do que fazer com um CD velho e/ou sem uso e listo elas abaixo: Doar para escolas, acervos públicos e instituições de caridade. Doar ou vender para sebos ou colecionadores.

A prefeitura e a vigilância sanitária de sua cidade podem dar uma mãozinha, assim como algumas instituições que recebem artigos de informática,como o Cedir, em São Paulo.

O sebo Augusta Discos chega a adquirir até 1.000 por semana e, nos últimos dez anos, viu dobrar o número de clientes que vão à loja para se desfazer de itens. “A oferta, sem dúvida, aumentou”, afirma o proprietário Marcelo Magalhães, no ramo desde a década de 80. O valor pago por título usado varia de 2 a 10 reais.

450 anos

Esses objetos levam cerca de 450 anos para se degradarem na natureza e precisam ser desmagnetizados, pois são compostos por diversos componentes, como policarbonato (um tipo de plástico), alumínio, prata e ouro, que precisam ser reciclados separadamente.

Plástico de CD vai proteger eletrônicos contra interferências.

A maneira mais adequada de se fazer a destruição de mídias é através de uma fragmentadora, pois só assim os arquivos confidenciais, que são muito comuns em grandes empresas, podem ser eliminados com segurança.

A USP tem um ponto de coleta chamado CEDIR (Centro de Descarte e Reuso de Resíduos de Informática), que fica na Cidade Universitária mesmo, no Butantã. O endereço é Av. Professor Lúcio Martins Rodrigues, Travessa 4, n° 399.

policarbonato

O disco compacto (CD) e o disco de vídeo digital (DVD) são artefatos obtidos de um polímero termoplástico, o policarbonato, metalizado.

Na escola, podemos utilizar os CDs em vários projetos. Podemos fazer mandalas, animais, objetos de decoração, relógios, luminárias, enfeites natalinos, etc. Ao trabalhar com o CD podemos juntar o EVA, papelão, tecidos, tintas, colas, miçangas, linhas e outros materiais.

Mantenha sua coleção longe da umidade e incidência direta de raios solares ou luz artificial, dois dos principais fatores que contribuem para a degradação de quaisquer coleções. A umidade pode provocar o surgimento do mofo, que danifica não só o CD, mas sua embalagem.

O preço médio de um CD para o consumidor está estabilizado em torno de R$ 17 há três anos, informa a ABDP (Associação Brasileira dos Produtores de Discos).

Entre os nomes nacionais mais caros do momento, estão Charlie Brown Jr., CPM 22 e RPM, com CDs que podem custar quase mil reais. Na maioria dos casos, são álbuns que a gravadora parou de fabricar, singles de divulgação e gravações independentes de início de carreira.

Continuar lendo Pode jogar sal no lixo?