Pode jogar calcário direto na planta?

Perguntado por: rramires . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.3 / 5 7 votos

A calagem pode ser realizada a qualquer momento, diretamente na superfície da terra. No entanto, a forma de adubação e os insumos a serem utilizados devem considerar a fase de desenvolvimento das plantas, a exemplo de plantio, formação e produção.

Antes de mostrar como calcular, precisamos salientar que uma recomendação de calcário, por exemplo, de 4 t/ha significa a quantidade de 4.000 kg por 10.000 m². Como a recomendação é feita para uma camada de 20 cm ou 0,20 m, teremos num hectare um volume de solo: 10.000 m² x 0,20 m = 2.000 m³ = 2.000.000 dm³.

Normalmente o calcário altera o pH do solo. Altera muito mais quando amontoado em determinada área da lavoura. A elevação do pH a níveis muito altos aumenta ou diminui a disponibilidade dos nutrientes.

A substância demora 90 dias para começar a ser absorvida pelo solo e corrigir a acidez, os efeitos mais amplos são sentidos em cerca de um ano e meio após a aplicação. A substância tem uma reação de solubilidade lenta.

Mas, preste atenção na expressão entre parênteses na afirmação: "não podem ser misturados". Isso significa que não se pode misturar calcário e superfosfato simples, antes da aplicação no solo.

Na melhor das situações, um bom calcário tem seus efeitos sobre a solução dos solos três meses depois da aplicação, tempo em que reagiu apenas cerca de 30% do total aplicado e em que nesse período tenha o solo água suficiente para as reações esperadas.

A aplicação de calcário deve ser feita, de preferência, 60 dias antes do plantio, para que haja tempo de ele reagir quimicamente com o solo. Como o plantio é feito no inicio das chuvas, em Outubro- Novembro, o calcário deve ser aplicado em Agosto-Setembro.

Calagem em plantio direto de sistemas já implantados
Com o sistema já instalado, é feita a aplicação da calagem na superfície em sistema plantio direto. Além disso, é recomendado realizar a amostragem de solo na camada de 0-10 cm, 10-20 cm e 20-40cm, diferentemente do método tradicional de 0-20cm e 20-40cm.

O calcário, por meio da alta quantidade de Cálcio (Ca), também atua como estimulante para o desenvolvimento e crescimento radicular. Isso significa que, com o aumento do desenvolvimento radicular, o Ca contribui aumentar a eficiência da absorção de água e de outros nutrientes essenciais.

Caso o solo de seu terreno seja ácido (com pH abaixo de 4,0 ou 5,0), a correção do pH do solo será imprescindível antes da adubação e plantio da grama. O calcário dolomítico e calcítico são os mais usados para a correção da acidez do solo.

Mas, como saber se preciso de calagem? Para responder essa pergunta é necessário realizar análise de solo. A análise de solo identifica qual é a fertilidade do solo, ou seja, quais os nutrientes estão em falta para a cultura, se precisa de calagem e gessagem.

Facilita o arejamento e a circulação de água no solo aumentando o volume de raízes e possibilitando uma maior absorção de nutrientes, proporcionando também uma maior resistência à seca.

O vinagre é um item muito poderoso na limpeza doméstica. Se você não deseja utilizar produto químico. Aqueça um litro de água junto com vinagre branco – essa solução irá auxiliar na eliminação do calcário.

Lenvando-se em consideração a dose de 150 gramas por metro quadrado (a dose recomendada geralmente varia entre 100 a 300 gramas por metro quadrado de terreno).

Incorporação de calcário em abertura de área e em profundidade incrementam a produtividade. O aumento da produtividade das culturas está relacionado com a qualidade do solo e do manejo das plantas. Para isso, é necessário que o calcário seja incorporado profundamente (20-30cm) para a correção do perfil de solo.

Quando as covas estiverem abertas, deve-se aplicar mais uma pequena quantidade de calcário (100 a 200 g/cova), dependendo da análise química do solo e do volume de terra da cova, no momento em que se vai fazer a adubação de plantio.

Outro benefício importante é que a calagem tem efeito residual de 5 anos, dependendo da dose aplicada, podendo chegar a até 20 anos.

Apesar de uma prática comum adotada por alguns produtores, ela pode causar problemas durante a aplicação, como este na foto onde a mistura foi feita alguns dias antes de ser utilizada, e acabou afetando na qualidade física e química dos dois produtos.