Pode jogar água quente na soda cáustica?

Perguntado por: dbaptista . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 12 votos

Ao misturar a soda com água quente, os dois elementos entram em uma reação que pode ser pra lá de perigosa. Nós explicamos para você. Acontece que tal solução começa a borbulhar e, se quem estiver a manuseando, não estiver devidamente preparado e equipado, pode sofrer queimaduras na pele.

Como Desentupir Vaso com Soda Caustica Passo a Passo

  1. Compre 250 g de soda caustica.
  2. Ferva uma panela de água e reserve.
  3. Despeje a soda caustica no vaso sanitário entupido.
  4. Despeje a água fervente no vaso sanitário entupido.
  5. Deixe agir por uma hora.

Como falamos, a soda é um material corrosivo. Enquanto a soda não é suficiente para corroer os canos, ela é capaz de amolecer o material e danificar toda a sua estrutura. Pode até ser que você seja capaz de desobstruir o cano, porém, pode acabar danificando o PVC e prejudicando sua estrutura.

Para potencializar a limpeza e desobstrução dos canos, a dica é depois de colocar a soda nas tubulações, aguardar alguns minutos e colocar água quente. Lembramos que esse tipo de ação pode ser perigoso, já que a soda aquece naturalmente em contato com a água em temperatura ambiente.

É extremamente vital que você faça isso à noite, pois o soda cáustica precisa de pelo menos 12 horas para mostrar seus efeitos.

É comum ter esse problema, mas é o mais fácil de ser resolvido: nesse caso, a solução é que se esvazie a pia ou o ponto de onde passa a água no encanamento, e colocar a soda cáustica novamente, sempre com cuidado.

Soda cáustica + água
A soda cáustica é, por si só, um produto perigoso, porém, quando misturada com água, pode produzir vapores tóxicos e uma grande quantidade de calor. A mesma reação acontece ao se usar produtos muito alcalinos.

Quando se dissolveu a soda cáustica na água, tivemos uma liberação de energia na forma de calor, por isso o recipiente ficou um pouco aquecido, ou seja, era uma reação exotérmica. A soda cáustica é uma base (hidróxido de sódio – NaOH), portanto, o meio está alcalino.

Misture com uma espátula de cabo longo de plástico ou madeira. Após dissolver totalmente, despeje devagar no vaso sanitário. Aguarde por cerca de 12 horas para dar descarga. Limpe o vaso sanitário e dê descarga por 5 vezes antes de voltar a utilizá-lo.

O que é melhor, Diabo Verde ou soda cáustica? Ao falar em desentupimento, muitas pessoas acabam ficando em dúvida de qual produto é mais eficiente, se é a soda cáustica ou o Diabo Verde. No entanto, não existe muita diferença, pois os dois são produtos altamente corrosivos.

Vale dizer que o ideal é jogar água quente e não fervendo. Isso porque a água fervente pode danificar o material do vaso sanitário.

É extremamente vital que você faça isso à noite, pois o soda cáustica precisa de pelo menos 12 horas para mostrar seus efeitos. No dia seguinte, despeje com cuidado alguns baldes de água quente para dentro do vaso, até atingir sua metade, permitindo que seja lavado com muito mais facilidade e rapidez.

Utilize bicarbonato de sódio e vinagre
Uma combinação que não apresenta riscos na hora de avaliar como desentupir cano de esgoto é a formada pelo bicarbonato e pelo vinagre. Essa mistura tem grande potencial efervescente, favorecendo que as placas de gordura se soltem dos canos.

Esse sabão é tão forte que pode agravar o processo de entupimento, pois caso ele endureça e petrifique no interior dos canos vai obstruir mais e ocasionar possíveis danos como pequenas rachaduras, onde será necessário quebrar o local do trinque e fazer a troca de toda a tubulação.

O fenômeno de “derretimento” decorre da. absorção da umidade presente no ar atmosférico. fusão do hidróxido pela troca de calor com o ambiente. reação das impurezas do produto com o oxigênio do ar.