Pode ir treinar em jejum?

Perguntado por: ealmeida . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 5 votos

Sim, existem alguns benefícios em treinar em jejum, mas não é algo que serve pra todo mundo, inclusive tendo diversas contraindicações. Pessoas com hipoglicemia e pressão baixa, por exemplo, devem evitar essa prática. E em todos os casos, o ideal é fazer uma avaliação médica antes de começar a treinar.

Se o tempo considerado para o jejum for de 24h e 48h, é possível encontrar mais estudos e comprovações sobre os resultados percebidos e a quantidade de gordura e energia gastas corretamente.

Estudos recentes comprovam que fazer exercícios de estômago vazio aumenta a queima de gordura. Segundo pesquisadores da Universidade de Bath, na Inglaterra, treinar em jejum pode queimar até o dobro de gordura quando comparada com a atividade após a alimentação.

5 ideias de café da manhã antes do treino para começar bem o dia

  1. Aveia para um despertar delicioso. ...
  2. Smoothie para um início de dia tranquilo (e gostoso) ...
  3. Iogurte e granola. ...
  4. Whey protein para ajudar na sua rotina matinal. ...
  5. Torrada integral com geleia e pasta de amendoim.

Se você faz exercício duas ou três horas após essa refeição e sente que falta combustível para malhar, consuma uma fonte de energia rápida de uma hora a 30 minutos antes da atividade física: pode ser uma banana, um suco de laranja ou frutas secas, por exemplo.

Entre as 17 e as 20h, a temperatura corporal e o nível de diversos hormônios estão no auge — momento ideal para treinar e perder mais calorias. Pesquisas indicam que é mais fácil ganhar resistência e massa muscular se exercitando no fim do dia. O período também seria menos propício a lesões.

Se você quer perder gordura abdominal, terá que se movimentar e isso significa fazer uma atividade aeróbica, como correr, andar de bicicleta, nadar ou caminhar. É a única maneira de acelerar o metabolismo. Também experimente o pilates e a ioga.

Ou seja, segundo a ciência, não comer antes de treinar não faz diferença na perda de gordura, mas faz no treino em si, como mostra uma outra pesquisa publicada no Journal of Applied Physiology. Segundo este e outros vários estudos, comer antes de treinar faz com que você tenha um desempenho melhor nos exercícios.

O ideal é que o treino em jejum seja praticado por quem já é habituado aos exercícios físicos. Pessoas sedentárias ou com alguma patologia devem passar por avaliação médica ou nutricional antes de experimentar um treino como esse.

O que comer no café da manhã pré-treino

  • Tapioca. A tapioca é um substituto menos calórico do pão, por ser um carboidrato que também pode ser recheado com presunto, queijo, requeijão, geleias, pasta de amendoim, entre outros. ...
  • Iogurte com frutas. ...
  • Shake com whey protein. ...
  • Barra de cereal proteica. ...
  • Torrada integral com ovos.

O treino em jejum pode até ser mais eficiente para eliminar gordura corporal. No entanto, a intensidade do exercício pode cair. Dessa forma, a estratégia, talvez, não seja a mais indicada para você. O resultado vai depender se o seu nível é iniciante, intermediário ou avançado.

Banana concede energia para o treino
Fonte importante de potássio, a banana é importante para o funcionamento dos músculos e ajuda a prevenir cãibras. Por isso, uma boa dica é incluí-la na alimentação pré-treino.

Antes do treino, pode-se associar a ingestão de proteínas, mas a prioridade deve ser consumir carboidratos, que são alimentos energéticos, como frutas e cereais integrais.

“Pessoas que precisam perder peso, por exemplo, e se adaptam a uma reeducação alimentar com exercícios físicos e dieta balanceada, após 10 ou 15 dias, já conseguem ver resultados positivos, como a diminuição do inchaço e do cansaço”.

Café pré treino é uma ótima opção para quem quer ter mais energia durante a musculação ou diferentes práticas esportivas. De acordo com Carolina, a cafeína ajuda a melhorar a produção de energia no organismo em pouco tempo e garante disposição durante o exercício físico.

Uma banana de tamanho médio consumida cerca de 45 minutos a uma hora antes do treino é geralmente suficiente para mantê-lo em sua rotina de treino.

Cansaço constante: apesar de o cansaço estar relacionado com vários fatores, a falta de alimentação depois do treino pode gerar fadiga; Dificuldade para definir os músculos: assim como o pré-treino, o pós-treino é fundamental para ganhar massa muscular.