Pode ir pra academia com conjuntivite?

Perguntado por: ivilela8 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 18 votos

Pedir o afastamento escola ou trabalho por, pelo menos, uma semana (quando contagiosa). O oftalmologista poderá fornecer um atestado médico. Evitar a pratica excessiva de exercícios físicos. Repouso é fundamental.

Em casos de conjuntivite infecciosa, os materiais pessoais da pessoa acometida precisam ser separados e ele deve lavar as mãos frequentemente. Na alérgica é preciso identificar o agente que piora o quadro, como perfumes, ácaros, produtos de limpeza e pelos de animais.

Conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular (o branco dos olhos) e o interior das pálpebras. Em geral, ataca os dois olhos, pode durar de uma semana a 15 dias e não costuma deixar seqüelas.

“Quem está com conjuntivite deve lavar as mãos constantemente com água e sabão, separar toalhas para uso individual e limpar com álcool tudo o que outras pessoas puderem tocar, como computador e telefone”, ensina a oftalmologista.

Estando com o nariz entupido, tosse, espirros e fôlego curto, preservar o corpo com o repouso pode ser o mais indicado. Se estiver sem febre e os demais sintomas da gripe estiverem em intensidade leve, a prática esportiva pode ser realizada sem grande risco.

Conjuntivite é quase um sinônimo de afastamento de 7 dias, mas esse não é um número exato. De acordo com os especialistas, a necessidade de repouso varia de acordo com o caso. “Em casos mais graves é preciso um afastamento de até 15 dias”, explica Sibinelli.

A única coisa que você pode fazer antes é lavar o olho com soro fisiológico gelado para diminuir os sintomas e buscar um oftalmologista ou um pronto-atendimento.

Com a conjuntivite viral, os sintomas geralmente são piores de três a cinco dias após o início da infecção ocular. É possível que você precise de colírios que contenham anti inflamatórios ou anti histamínicos para reduzir a irritação e o inchaço, às vezes por uma ou duas semanas.

A conjuntivite causada por vírus ou bactérias pode ser contagiosa por um período que pode variar de dias a semanas desde o aparecimento dos primeiros sintomas (olhos vermelhos, lacrimejamento, coceira e possivelmente secreção).

Tecnicamente alergia é uma forma de conjuntivite, quando ela é alérgica o olho piora muito rápido, coça bastante, a conjuntiva incha e tem muito lacrimejamento. Já a conjuntivite costuma ser mais lenta, 2 a 5 dias, também incham e podem ter lacrimejamento e secreções.

Os primeiros sintomas da conjuntivite costumam ser ardência, lacrimejamento, sensação de areia nos olhos e “colamento” das pálpebras ao acordar. Em pouco tempo, os olhos tornam-se vermelhos e uma secreção purulenta pode surgir (excesso de remela), principalmente na forma bacteriana.

Mas há diferenças:

  1. A conjuntivite bacteriana provoca o aparecimento de muco e pus, que pode ser amarelo escuro ou ter cor esverdeada. Também pode provocar dor e lacrimejo;
  2. A conjuntivite viral tem uma sintomatologia mais ligeira. O olho não fica tão vermelho e o pus é mais claro e menos abundante.

Usar óculos escuros ajuda a evitar o contágio e alivia os sintomas? Os óculos escuros diminuem o incômodo à luz, que pode acontecer. Mas eles não impedem a transmissão da doença. Como tratar uma criança com conjuntivite?

Na conjuntivite, os sintomas iniciais mais frequentes são o prurido, lacrimejo ou olhos lacrimejantes (lágrimas abundantes) e a fotofobia (sensibilidade à luz). O sinal mais evidente é a vermelhidão na parte branca do olho (olhos vermelhos).

Primeiramente ao suspeitar de conjuntivite deve-se sempre procurar um médico, de preferência um oftalmologista que é o especialista na região ocular, pois existem as infecções bacterianas e virais as que necessitam de repouso, medicamento, colírio, e também, alguns casos por ser infeccioso, ter o risco de contaminar ...

Se os sintomas estão só relacionados a via aérea superior, como coriza leve, os treinos estão liberados, porém em menor intensidade. — São recomendados aqueles exercícios em que mantemos a frequência cardíaca e respiratória mais baixas, como um treino muscular, de mobilidade e alongamento.

Não vale a pena treinar gripado, diz médica
"Então, o ideal é o paciente ficar em repouso para ele conseguir direcionar as energias para o combate a infecção.

Tem como curar a conjuntivite em 1 dia? Não, não há maneira de curar a conjuntivite em apenas 1 dia, visto que elas podem durar até 15 dias mesmo seguindo orientações médicas.

Entre os mais comuns, destacam-se os de carmelose sódica e hialuronato de sódio. Tais colírios aliviam os sintomas da doença, como: coceira, vermelhidão e sensação de areia nos olhos. Evite colírios com nafazolina e derivados, os famosos colírios “para deixar o olho branco”.

Tratamento da conjuntivite
Lave os olhos e faça compressas com água gelada, que deve ser filtrada e fervida, ou com soro fisiológico. Para a conjuntivite viral não existem medicamentos específicos. Cuidados especiais com a higiene ajudam a controlar o contágio e a evolução da doença. Acima de tudo, não se automedique.