Pode ir para a escola de chinelo?

Perguntado por: lgalvao . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

O uso de tênis completa o uniforme escolar. Chinelos, sandálias, chuteiras com cravo ou outros tipos de calçados não são adequados, pois podem comprometer a segurança do(a) aluno(a).

O aluno deverá apresentar-se na escola devidamente uniformizado com a camiseta, calça comprida, bermuda ou saia. Não é permitido short e saia curta. Não é permitido transitar pelas dependências da escola sem calçados.

É preciso, então, esclarecer que a escola não é local de comércio. Se houver insistência, todo cidadão pode recorrer ao Conselho Escolar, à secretaria de Educação ou ao Ministério Público a fim de reverter o quadro.

Quando o docente cria uma série de barreiras para entregar o dispositivo móvel ao aluno, ele arrisca estar cometendo o crime de apropriação indébita. Além disso, está agindo com abuso de autoridade.

Princípio da dignidade humana artigo 1º, inciso III:
Além de ferir o princípio constitucional de ir e vir, fere também o da dignidade humana quando o aluno, criança, adolescente ou mesmo adulto, urina nas calças em função de ter sido impedido de sair da sala de aula para se dirigir ao banheiro.

Na parte em que descreve as regras de uso do uniforme escolar, a rede estabelece a obrigatoriedade do uso das roupas de acordo com o gênero dos alunos e a ocasião de uso. Além da camiseta de manga curta, enquanto os meninos têm a opção de escolher entre bermuda ou calça, as meninas a partir do 6º ano devem.

Embora o namoro seja considerado pelos psicólogos uma prática saudável para os adolescentes, a maioria das escolas – tanto públicas quanto particulares – não permite o mínimo contato físico: nem beijos selinhos, nem andar de mãos dadas.

Outro questionamento, por vezes objeto de dúvida dos alunos, é a licitude da gravação de imagem ou voz do professor para fins de acompanhamento didático, ou seja, gravar conteúdo das aulas para assistir em casa depois. Também nestes casos, o aluno não pode registrar a imagem ou voz do professor sem sua autorização.

Pela Lei de Diretrizes e Bases (LDB – Lei 9.394, de 1996), um aluno não pode ser aprovado caso apresente uma quantidade de faltas superior a 25% das horas-aula dadas no ano letivo. A LDB determina que o ano escolar deve ter 200 dias letivos.

Tanto quem vende o trabalho acadêmico, como quem compra está cometendo crime de falsidade ideológica, conforme estabelece o art. 299 do Código Penal.

Leve os seus livros até um sebo. Essas lojas costumam comprar livros usados por um valor abaixo do preço de capa, mas a venda normalmente compensa. O valor individual dos livros é baixo, mas se você tiver uma coleção grande, pode render uma graninha. Normalmente, o sebo oferece duas opções: crédito na loja ou dinheiro.

"A imagem e a privacidade do aluno devem ser preservadas, o que é impossível quando mochilas e bolsos passam por fiscalização", afirma Murillo José Digiácomo, membro do Centro de Apoio Operacional das Promotorias da Criança e do Adolescente do Estado do Paraná. A revista também não aumenta a segurança.

Segundo a agência de notícias Associated Press, os alunos podem levar seus telefones móveis para a escola. No entanto, no horário das aulas e também durante o recreio os celulares devem ser desligados.

Art. 2º Fica vedado o uso de aparelhos portáteis sem fins educacionais, tais como celulares, jogos eletrônicos e tocadores de MP3, nas salas de aula ou em quaisquer outros locais em que estejam sendo desenvolvidas atividades educacionais nos níveis de ensino fundamental, médio e superior nas escolas públicas no País.

São vedadas, em sala de aula, a prática de doutrinação política e ideológica bem como a veiculação de conteúdos ou a realização de atividades que possam estar em conflito com as convicções religiosas ou morais dos pais ou responsáveis pelos estudantes.

  • 1 – Tratar mal seus alunos. ...
  • 2 – Obrigar os seus alunos a participarem ativamente da aula. ...
  • 3 – Não se atualizar. ...
  • 4 – Não mostrar a importância do conteúdo. ...
  • 5 – Não estabelecer objetivos.

A escola não pode impedir o aluno de sair sozinho ou até mesmo antecipar sua saída, se assim for necessario, desde que autorizado por escrito pelos pais. A escola não pode estar acima da Constituição, que garante o direito de ir e vir.

Confira 3 Dicas de Qual Roupa Usar Para Ir à Escola

  • Calça jeans. Básica, versátil e fácil de combinar, a calça jeans é com toda a certeza a melhor escolha na hora de saber qual roupa usar para ir à escola. ...
  • Moletons. ...
  • Calça Skinny para os meninos e meninas.

Na verdade, o Edital do Enem não traz nenhuma restrição e/ou proibição quanto à vestimenta.