Pode ir no banheiro com guia?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

Você pode usá-la para comer, beber, dormir, ir ao banheiro, tomar banho, etc.

Nas rodas dianteiras, os cuidados devem ser ainda maiores porque, além dos problemas anteriores, o mau hábito de encostar a roda na guia poderá gerar problemas indesejados na suspensão, perda do alinhamento ou até mesmo causar folga no braço axial da direção.

Por uma questão de conforto e segurança é melhor tirar sua guia para dormir. Deixe-a a seu lado e recoloque no dia ...

Antes de serem usadas as guias são lavadas e defumadas com ervas especificas de cada Entidade ou Guia Espiritual.

Quando estou em eventos sociais com amigos devo usar a guia? Se for a guia de trabalho (caso de médiuns), não deve ser usada nestes locais. Por outro lado, para as guias de proteção, poderá ser utilizada como de costume. Não é aconselhável entregar a guia para outra pessoa cuidar enquanto faz alguma atividade.

Você pode usar suas guias em qualquer ocasião: trabalho, para dormir, enquanto bebe, enquanto transa, não importa. Uma guia tem um propósito: proteger o corpo de energias negativas é o mais comum. Há uma superstição de você não deve beber ou transar com uma guia, mas discordo.

Você pode usá-la para comer, beber, dormir, ir ao banheiro, tomar banho, etc. Sem problema algum, pois ela estará exercendo o papel de te ajudar, te proteger e te irradiar.

Na Umbanda as guias são confeccionadas após o pedido de alguma entidade ou até mesmo o sacerdote, que irá dar a orientação correta sobre suas características e finalidade – contra quais influências – ela precisa trabalhar. Pode acontecer também, da pessoa intuir ou sentir a necessidade de montar uma guia.

A guia é um colar feito de contas coloridas que representam os orixás e entidades espirituais venerados na umbanda. Ao realizar o cruzar guia, os praticantes estão estabelecendo uma conexão energética entre si, fortalecendo seus laços espirituais e buscando a proteção e orientação dessas entidades divinas.

Médiuns todos são, embora alguns em grau mais suave. Mas ninguém pode se "candidatar" a médium de terreiro em algum momento da vida. Estas pessoas são escolhidas como instrumentos de trabalho antes de seu nascimento, sua encarnação nesta terra.

Como o Orixá escolhe a pessoa? O sacerdote escolhe alguém para ser o padrinho de Oruncó, que é a pessoa que vai ouvir o nome do orixá. No caso de um ogã ou uma equede, o orixá que te suspendeu dirá o nome do seu orixá e escolherá o padrinho.

A entidade trabalha com ou sem fumo ou alguma bebida. Quem sabe trabalhar espiritualmente, a entidade descarrega com um copo de água, com uma vela, com uma erva ou apenas com um passe magnético. Entidades não carregam vícios.

Logo, o uso de guias e colares, braceletes, pulseiras, tiaras (proteção à cabeça ou coroa), etc. tem fundamento mágico. Assim, devem ser entendidos e aceitos por todos os umbandistas como um dos fundamentos mágicos da nossa religião.

Os cuidados que você precisa ter...
Lembre-se de não coçar os olhos, o nariz ou levar as mãos à boca até poder higienizá-las bem. Encoste no menor número de objetos possível. Não fique manuseando produtos sem necessidade e evite pegar frutas e verduras nas mãos para escolher, por exemplo.

Um fio de contas, brajá, guia, colar de santo ou cordão de santo é um colar usado pelos adeptos das religiões de matriz africana. Geralmente, é feito de miçangas coloridas, sendo que a cor do colar indica o orixá, inquice ou vodum do seu usuário.

Sequência de 7 miçangas de cada cor. Sempre use o mesmo tamanho da miçanga das 3 cores para confeccionar a guia. Intercala-se 3 brancas e 3 pretas sucessivamente.

As guias brancas induzem às coisas puras, além de terem caráter refletor. As vermelhas são úteis para repulsar cargas negativas. As amarelas para refutar o mau-olhado. As verdes limpam o pensamento atraindo a cura.

Para fazer a sua guia de proteção, você vai usar um cordão de náilon ou barbante no qual possa colocar contas da cor pedida pelo seu Orixá (podem ser compradas em lojas de artigos místicos). Dê um nó na ponta, deixando um pedaço a mais sem contas e vá colocando-as até ficar de um tamanho que você goste.

O Zé Pilintra é um dos guias mais únicos dentro das religiões afro descendentes. Dentro das suas características, ele tem várias facetas e pode ser interpretado de diferentes maneiras e nomes. É uma das únicas entidades capaz de incorporar em qualquer culto afro-brasileiro.

Caso você queira saber realmente qual é o seu Orixá, é preciso conversar com um Pai ou Mãe de Santo. Através do jogo de Búzios eles irão encontrar o seu Orixá de cabeça. Procure um terreiro de sua confiança, participe da comunidade e desenvolva seu caminho espiritual.