Pode ir de preto em casamento?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

É verdade que há uma certa polêmica ao associar a cor preta à roupa das convidadas de um casamento, e existem algumas regrinhas sobre o tema, mas o tom não está proibido (a não ser que seja uma imposição do casal), e pode ser trabalhado para que o conjunto seja adequado e, claro, um charme.

Geralmente, não existe nenhum problema em usar preto nos casamentos - sempre e quando se trate de uma peça elegante e pouco excêntrica. No entanto, podem existir noivos que não se sentem cómodos com a ideia, pelo que é sempre recomendável perguntar ao casal se esta cor lhes importuna.

Mas você também deve mostrar sensibilidade e fazer a escolha certa com nuances coloridas. Você deve evitar cores extremamente brilhantes como rosa, limão ou amarelo neon, por exemplo, porque chamam muita atenção (regra: nunca roube o show da noiva!)

O preto pode ser muitas vezes “mal visto” num casamento, mas inegavelmente traz um toque elegante e é uma cor muito especial pois absorve calor e energia. Existem muitas formas inteligentes de usar isso a seu favor.

Os vestidos das convidadas podem ser curtos e bem sofisticados, com bordados e muito brilho, midis ou longos. É a hora dos decotes e dos acessórios mais chamativos! Cores: Evite cores muito claras e jamais - JAMAIS - use branco. Fora isso, todas as cores são liberadas.

Para casamentos de dia a convidada deve evitar brilho, cores muito escuras como preto, por exemplo, e longos muito justos”, é a opinião de Juliana. O longo é permitido desde que seja fluído, de tecidos leves em tons pastel, estampados ou coloridos. O importante é criar um visual leve e adequado para o dia.

Se o casamento é realizado no fim da tarde ou de noite, o vestido de festa longo é a melhor opção, embora os modelos até tornozelo, macacões ou conjuntos de calças também sejam aceitos. Nessa ocasião é permitido usar pedrarias e brilho.

A paleta de cores para um casamento diurno, geralmente com cores mais alegres, como amarelo e laranja. Além do rosa, para as noivas mais românticas e verde para transmitir frescor e contato com a natureza. Todas elas com tons mais claros e combinados com cores neutras que sempre fazem parte de qualquer casamento.

Se o casamento for no final da tarde, o pretinho básico, embora não seja a escolha ideal, pode sim entrar em cena, desde que você não seja madrinha e que o modelo e o tecido sejam adequados. Para casamentos na parte da manhã, evite o preto, pois acaba pesando.

Comparecer a um casamento não necessariamente implica no uso de um vestido. Por isso, ao ser convidada para o evento, considere um look composto por calças. Longe de ser uma extravagância ou exceção, o uso da peça é uma tendência consolidada há anos, por trazer conforto.

O que vestir
De forma geral, por ser um evento formal, mas que começa durante a tarde, procure por tecidos sofisticados, mas que tenham certa leveza. Dessa forma, seda, rendas e cetim são ótimas escolhas. Se você for madrinha ou íntima dos noivos, um vestido longo é o mais recomendado.

Evite tons escuros como o vestido preto para casamento de dia (melhor evitar esse tom em casamentos). Importante: é preciso ter muito cuidado para não escolher cores que possam parecer ao branco (ao vivo ou em fotos).

Como usar tubinho preto em casamento
É possível sim usar um tubinho preto em casamento, batizado ou qualquer confraternização familiar ou mais formal. Para isso você deve investir em complementos clássicos para ficar elegante, como chapéus, clutches, colares finos, anéis delicados e semi joias charmosas no geral.

O vestido curto para casamento pode ser uma escolha perfeita para algumas convidadas também em casamentos durante a noite. Basta ter tato para alguns detalhes, evitar exageros e apostar nos modelos de vestidos que favoreçam o seu corpo.

Dizem que o vestido preto era um sinal de luto (não como dizem de brincadeira, que casou morreu, não, rs). É que na Idade Média, durante o Feudalismo, os trabalhadores eram conhecidos como Vassalos, que trabalhavam em um regime escravo. Sendo assim, as noivas vestiam-se de preto em sinônimo de protesto.

Continuar lendo Porque o preto é preto?