Pode ir de mochila na ESA?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Não será permitido ao candidato adentrar ao local de prova portando armas, gorros, chapéus, bonés ou similares, bolsas, mochilas, livros, impressos, anotações, folhas avulsas de qualquer tipo e/ou anotações, bem como qualquer aparelho eletro-eletrônico, tais como máquinas fotográficas, calculadoras ou similares, “bips” ...

O que levar para a prova do Concurso ESA

  • Lápis;
  • Borracha;
  • Régua;
  • Prancheta; e.
  • Caneta azul ou preta.

do edital de abertura: "nos dias de realização das provas, todos os candidatos deverão apresentar-se adequadamente trajados, sendo vedado o uso de bermuda ou trajes sumários, sendo obrigatório, por ocasião das provas orais, o uso de terno e gravata pelos homens".

Não existe nada especificado no edital a respeito da vestimenta que o candidato pode ou não usar.

A maioria com um ar de otimismo e apostando em um grau de prova fácil, principalmente em comparação ao último ano. Isso mesmo, todos os concorrentes ouvidos por Folha Dirigida classificaram o exame de 2020 como fácil e com destaque para as disciplinas de Inglês, História, Geografia e, claro, a Redação.

Será permitido usar apenas os seguintes materiais: lápis (apenas para rascunho); borracha; régua; caneta esferográfica de material transparente (tinta preta ou azul).

Notas de Corte – Área Geral/Aviação
Ou seja, 294 e 73 redações.

A Força Aérea e o Exército informaram que só vetam tatuagens que sejam ofensivas ou violem valores democráticos.

Geralmente o aluno vai acordar às 5:30 da manhã, para arrumar a sua cama. Para quem não sabe, as camas precisam ser arrumadas em um padrão pré estabelecido pelos instrutores. A arrumação vai passar por uma avaliação e precisa estar dentro dos padrões estipulados pela Escola.

Além disso, o candidato poderá levar smartphone e notebook durante o curso da EsPCEx. Inclusive, o uso de computador próprio é desejável para algumas disciplinas. No entanto, estes tipos de aparelhos só poderão ser utilizados em horários e locais determinados.

O sargento é um gestor da capacitação técnica e tática dos subordinados. É responsável também pelo bem estar e moral da tropa que comanda, pelo material sob sua responsabilidade, pela aplicação da doutrina, pelo entusiasmo dos subordinados.

Sobre os Cursos de Formação
O curso da ESA tem duração de 2 dois anos, enquanto o da EsPCEx tem duração de 5 anos. Uma grade diferença dos cursos se dá no fato de que o ESA oferece uma formação mais aprofundada e especializada do que o do EsPECx, que tem o objetivo de oferecer uma formação mais geral ao oficial.

Quanto tempo dura a ESA? O curso de formação de Sargento do Exército Brasileiro após a aprovação é dividida em duas fases: O Período Base e o Período de Qualificação. O primeiro período tem duração de 1 (um) ano, já o segundo de 12 semanas, totalizando 2 (dois) anos de formação.

Exames odontológicos
Caso o candidato tenha menos do que 20 dentes naturais, ele estará inapto.

Art. 172. Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a quem não tenha direito – Pena: detenção, até 6 meses. Fica bem claro que o uso de fardamento militar é um crime e é passível de uma pena de detenção por alguns meses, então em hipótese alguma devemos usar o fardamento do exército brasileiro.

Doenças como imunodeficiência, chagas ou doenças sorológicas, deixam o candidato inapto. Problemas de varizes, pressão arterial e cicatrizes que podem ser afetadas pelo exercício militar, causando perturbação funcional ou possibilidade de úlcera, o candidato não entra.

“o candidato que possuir cicatriz (es) decorrente (s) de acidentes, ferimentos e/ou queimaduras, bem como de craniotomia e laminectomia, deverá apresentar laudo médico, histórico clínico e exames subsidiários e de imagens recentes no dia da realização dos Exames de Saúde, objetivando demonstrar que a (s) cicatriz (es) ...

Ou seja, enquanto a prova da EEAR conta com maior número de questões e menos matérias; no concurso da ESA mais disciplinas são cobradas com menos questões.

De modo geral, os professores e vestibulandos do Brasil inteiro concordam que as provas de vestibulares mais difíceis são as das universidades militares. Isso porque elas exigem habilidades e conteúdos muito além do que vemos no Ensino Médio comum.

Quais tópicos de matemática mais caem na prova da ESA?

  • Polinômios;
  • Funções;
  • Logaritmo; e.
  • Análise Combinatória.

TAF da ESA: ABDOMINAL SUPRA
30 repetições para os homens e 27 para as mulheres, 3 minutos para a realização do exercício. Ao começar o exercício o avaliador irá pisar no pé para melhorar o exercício e contará o número de repetições.